segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Genghis Khan e o falcão. Mesmo quando um amigo faz algo de que você não gosta, ele continua sendo seu amigo







Certa manhã, o guerreiro mongol Gengis Khan e sua corte saíram para caçar. Enquanto seus companheiros levavam flechas e arcos,Gengis Khan carregava seu falcão favorito no braço - que era melhor e mais preciso que qualquer flecha, porque podia subir aos céus e ver tudo aquilo que o ser humano não consegue ver.

Entretanto, apesar de todo o entusiasmo do grupo, não conseguiram encontrar nada. Decepcionado, Gengis Khan voltou para seu acampamento - mas para não descarregar sua frustação em seus companheiros, separou-se da comitiva e resolveu caminhar sozinho.


Tinham permanecido na floresta mais tempo que o esperado, e Khan estava morto de cansaço e de sede. Por causa do calor do verão, os riachos estavam secos, não conseguia encontrar nada para beber até que - milagre! - viu um fio de água descendo de um rochedo à sua frente.

Na mesma hora, retirou o falcão do seu braço, pegou o pequeno cálice de prata que sempre carregava consigo, demorou um longo tempo para enchê-lo e, quando estava prestes a levá-la aos lábios, o falcão levantou vôo e arrancou o copo de suas mãos, atirando-o longe.

Gengis Khan ficou furioso, mas era seu animal favorito, talvez estivesse também com sede. Apanhou o cálice, limpou a poeira, e tornou a enchê-lo. Com o copo pela metade, o falcão de novo atacou-o, derramando o líquido.

Gengis Khan adorava seu animal, mas sabia que não podia deixar-se desrespeitar em nenhuma circustantância, já que alguém podia estar assistindo à cena de longe e, mais tarde, contar aos seus guerreiros que o grande conquistar era incapaz de domar uma simples ave.

Desta vez, tirou a espada da cintura, pegou o cálice, recomeçou a enchê-lo - mantendo um olho na fonte e outro no falcão. Assim que viu ter água suficiente e estava pronto para beber, o falcão de novo levantou vôo, e veio em sua direção. Khan, em um golpe certeiro, atravessou o seu peito.

Mas o fio de água havia secado. Decidido a beber de qualquer maneira, subiu o rochedo em busca da fonte. Para sua surpresa, havia realmente uma poça d'água e, no meio dela, morta uma das serpentes mais venenosas da região. Se tivesse bebido a água, já não estaria mais no mundo dos vivos.

Khan voltou ao acampamento com o falcão morto em seus braços. Mandou fazer uma reprodução em ouro da ave, e gravou em uma das suas asas:

"Mesmo quando um amigo faz algo de que você não gosta, ele continua sendo seu amigo".

Na outra asa, mandou escrever:

"Qualquer ação motivada pela fúria é uma ação condenada ao fracasso".

FONTE: Paulo Coelho, Ser como o rio que flui..., pág. 35-37.



Mais estórias para você ler: clique aqui.



Comentário:

1) quando um amigo toma uma atitude é importante que se dê crédito a ele. Isto se chama confiança e diálogo. No caso descrito, a prioridade de conduta do líder guerreiro deveria ser obter a seguinte informação: porque este falcão que é tão fiel não quer que eu tome desta água?

2) Genghis Khan matou seu amigo porque se entregou a fantasias. Ao invés de focar a realidade, ele se entregou a fantasias (..."já que alguém podia estar assistindo à cena de longe...") . Isto é típico de pessoas que priorizam defender o próprio orgulho. Esta história é a  prova de como a defesa de um orgulho faz as pessoas tomarem PÉSSIMAS iniciativas.

A realidade jamais é apreendida em sua totalidade por uma pessoa. Amigos e outras pessoas te apresentarão partes da realidade que você ainda não percebeu. Este padrão chama-se complementariedade. Por isto é tão importante você ter pessoas ao seu lado que te respeitam tanto que serão capazes de te mostrar a realidade sob o ponto de vista deles.


Se você procura apenas pessoas que falam o que você quer ouvir, terá uma vida com mais erros. Aprenda a observar as pessoas que sabem fazer bem feito e dê liberdade para as pessoas expressarem seu próprio ponto de vista.



Recomende esta postagem no G+, curtindo no Facebook, retuitando ou mandando o link deste texto por email.



Dica: 

Na Clique em "Curtir Página" para curtir nossa página no Facebook.





















Belas imagens com mensagens para você ler, admirar e compartilhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...