segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Criança solitária na frente da televisão. Solidão e carência de bons estímulos geram sérias consequências para o futuro desta criança.


Criança solitária na frente da televisão fica carente e insatisfeita




Amigos do site Psicologia Racional,

Leiam o texto abaixo, depois vem meu comentário.

“Televisão é companhia de criança e, ao contrário do que pensa, ela gostaria, sim, de ter um adulto por perto. A Fundação Telefônica divulgou os dados de uma grande pesquisa sobre o uso seguro das tecnologias feita com mais de 25 mil estudantes entre 6 e 18 anos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela em parceria com a Universidade de Navarra, na Espanha. Um dos números mais surpreendentes foi a declaração de 50% das crianças entre 6 e 18 anos de que se sentem sozinhas ao assistir à televisão, e dizem mais: elas sacrificariam o seu programa de TV preferido pela companhia de um parente ou amigo.”

“Ou seja, trocariam um desenho por uma novela, caso esta fosse a condição para estar ao lado da mãe. "A televisão assume o papel de companhia. Por isso, as crianças passam a realizar todas as tarefas em frente ao aparelho: fazem refeições, estudam, dormem, leem e até navegam na internet", afirma Chacro Sábado, professora da Faculdade de Comunicação de Navarra. Mesmo com o avanço da tecnologia, a TV ainda é a maior fonte de informação presente na vida dos brasileiros. Cerca de 98,2% dos lares possuem, no mínimo, um aparelho em casa."



“A facilidade de acesso acaba acomodando os pais que realizam outras tarefas enquanto os filhos estão entretidos com a mídia. "Os responsáveis precisam entender que a televisão deve ser apenas uma fonte de aprendizagem e entretenimento entre tantas outras possíveis", diz o psicólogo Duarte de Oliveira, de São Paulo, que acompanhou uma das escolas que participou da pesquisa. Simples atividades, como fazer um piquenique ao ar livre, dar uma volta de bicicleta, jogar dominó e até mesmo colocar o papo em dia estão perdendo o valor atualmente.”

Texto de Bruna Menegueço


Comentário do site Psicologia Racional:

Clique aqui
Lembre-se: quanto mais a criança estiver solitária, mais carente ela estará e, portanto, mais facilmente ela aprenderá a confiar, copiar e obedecer aos valores, estética e padrão de comportamento que é divulgado na televisão.

Depois os pais se questionam: eu criei meu filho com tanto carinho e amor, porque eles não me escutam?

Entre outros motivos, porque eles aprenderam durante dezenas de MILHARES de horas em frente da TV que as informações que vem dos pais devem ser vistas com desconfiança. É só você assistir aos programas para adolescentes, onde os pais são SEMPRE idiotas, que você entenderá o que lhes aviso.

LEIA TAMBÉM: Mente Neutra, a mente que abraça o amor

Um dos "Seis sintomas de que você está criando seu filho para ser egoísta e frustrado" é este: Na sua casa tudo é solitário e nada é compartilhado.
Leia mais: https://www.psicologiaracional.com.br/2016/02/filhos-egoistas.html


Contato: Regis Mesquita - regismesquita@hotmail.com 


SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS




Quem dá atenção para a criança é quem a influencia mais



Reflita:

A televisão, por exemplo, acaba sendo um maior transmissor de maus hábitos alimentares do que o peso , raça e renda dos pais, e gênero e etnia da criança, tudo junto - de acordo com um estudo realizado por Harrison e sua equipe.

A televisão faz a criança ser alvo da comercialização de alimentos, combinado com um estilo de vida sedentário, em que a criança come enquanto assiste.

Um estudo publicado no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, em 2006, estimou que para cada hora de televisão diária, as crianças consomem um adicional de 167 calorias.




Leia também:











Curta a página do site Psicologia Racional no Facebook: através dela você poderá ter acesso aos novos textos do site Psicologia Racional, além de outras dicas de textos interessante: 




Você é o que você faz repetidamente. Aristóteles   Hábitos



Tenha acesso a dezenas de imagens com belas mensagens (como esta acima) para compartilhar com seus familiares e amigos: clique aqui

Um comentário: