terça-feira, 26 de abril de 2011

12% dos brasileiros acreditam em reencarnação. 84% acreditam em Deus ou em um ser superior.



12% dos brasileiros acreditam em reencarnação. Religiosidade no Brasil. Ateus





Regis Mesquita


No Brasil 12% da população acredita em reencarnação. Não é um número alto, para um país onde o tema circula abertamente e continuamente.

84% acreditam em Deus ou em um ser superior. Os outros 16% se dividem entre ateus (3%) e pessoas que não tem opinião ou sequer pensam no assunto.

Os que se dizem ateus são 39% na França e 36% na Suécia. Países mais ricos, mais equilibrados e com menos corrupção e menos violência tendem a ter mais ateus.

O que pensar destes números?


1) crença não é importante para o ser humano. Quem não acredita em Deus não vira um desajustado e nem quem crê em Deus fica melhor.

Saiba Mais
2) o que importa é a atitude e o caráter. A religião não é essencial para formar o caráter da pessoa.

3) apesar de uma parcela grande dos brasileiros se afastarem da religião, continuam a manter uma religiosidade. Isto acontece porque a religião ajuda a explicar o mundo e ajuda a dar sentido para a vida das pessoas.

4) a espiritualidade é diferente de religião. Existem pessoas espiritualizadas e não espiritualizadas em todas as religiões e, inclusive, entre os ateus. A espiritualidade faz parte da alma humana e não depende de crenças. A espiritualidade é uma experiência humana.

Não podemos dizer que na França haja menos espiritualidade que no Brasil. É absolutamente necessário as pessoas deixarem de confundir espiritualidade com religião.

A ESPIRITUALIDADE É UMA EXPERIÊNCIA HUMANA, QUE INDEPENDE DE RELIGIÃO, CRENÇA OU RITUAIS.

A espiritualidade permite a vivência do Fluxo de Deus, da Presença de Deus, do Espírito Santo ou de qualquer outro nome que queiram dar. Permite a emersão de conhecimentos, intuições e experiências. Permite a expansão da consciência e a evolução do ser.

(dados retirados do UOL)




Notícias do site Psicologia Racional no Facebook. Curta a página http://www.facebook.com/FilosofiaDoBomHumor





Atenção:

receba todos os novos textos do site Psicologia Racional no seu email. Na coluna da direita existe um lugar para digitar seu email (será mandado um email de confirmação, clique no link deste email para efetivar a inscrição). Outra opção é você se tornar seguidor do site.

É simples! É rápido! É fácil!








Os textos do site Psicologia Racional escritos por Regis Mesquita (autor do site) não podem ser adaptados ou alterados em qualquer forma. Você pode copiar, imprimir e distribuir gratuitamente estes textos sem alterações, desde que sejam preservadas as fontes (nome do autor e link com o nome e endereço do site colocados no início do texto).

Não é permitido vender ou obter qualquer outro benefício financeiro usando estes textos do site Psicologia Racional. O uso maciço dos textos do site (mais de 3 textos) necessita da autorização escrita do autor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...