segunda-feira, 25 de abril de 2011

A importância de se entregar para a Vida. Aceitação, envolvimento, intensificar a vida



Você sabe o que é a Mente Neutra?






Amigos do site Psicologia Racional,

apresento para vocês este belo texto do filósofo Osho. Após o texto estão os meus comentários.


"....À medida que seu ego se torna mais forte, você vai perdendo a si mesmo. Você pode estar lutando e saindo vitorioso, não sabendo absolutamente que não se trata de um ganho, mas de uma perda. Ensina-se a todas as crianças a lutarem, de diferentes maneiras. A competição é uma luta, ser o primeiro da classe é uma luta, ganhar um troféu num jogo é uma luta... Essas coisas são preparações para a sua vida. Depois luta-se numa eleição, luta-se por dinheiro luta-se por prestígio. Toda essa sociedade está baseada em lutas, competição, briga, na colocação de cada indivíduo contra o todo.

... 'Entrega' significa 'nenhuma competição, nenhuma briga, nenhuma luta'... simplesmente relaxar com a existência, aonde quer que ela conduza. Sem tentar controlar o seu futuro, sem tentar controlar as consequências, mas, permitindo-as acontecerem... sem nem pensar nelas. A entrega está no presente; as consequências estão no amanhã. E a entrega é uma experiência tão deleitosa... um total relaxamento, uma profunda sincronicidade com a existência.


A entrega é uma abordagem totalmente diferente. Seu primeiro passo é o abandono do ego, lembrando-se de que vocês não estão separados da existência: contra quem, então, estão lutando? Você não é separado das pessoas: contra quem, então, você está lutando? Contra si mesmo... e esta é a raiz causal da miséria. Seja contra quem for que você esteja lutando, você está lutando consigo mesmo - porque não há nenhum outro.



...A entrega é uma profunda compreensão do fenômeno de que nós somos parte de uma só existência. Nós não podemos produzir egos separados: somos um com o todo. E o todo é vasto, imenso. A sua compreensão ajudará você a seguir com o todo, aonde quer que ele vá. Você não possui uma meta separada do todo, e o todo não tem nenhuma meta. Ele não está indo a algum lugar. Ele está simplesmente acontecendo aqui.

LEIA: Aceitação: tempo para aprender com as situações da vida

A compreensão da "entrega" o ajuda a ficar simplesmente aqui, sem quaisquer metas, sem nenhuma ideia de alcançar, sem nenhum conflito, batalha, luta, sabendo que seria lutar contra si mesmo - que é simplesmente tolice. A entrega é uma profunda compreensão. Ela não é um ato que você deva praticar.

Qualquer ato faz parte do mundo da luta. Aquilo que você tem de fazer vai ser uma luta. A entrega é simplesmente compreensão.

E aí, então, vem um silencioso relaxamento, fluência com o rio, desinteressado do aonde ele está indo, despreocupado de que você possa ficar perdido... nenhuma ansiedade, nenhuma angústia... porque você não está separado da totalidade, sendo assim, seja o que for que vá acontecer, vai ser bom...

[Compreensão:] apenas deixe-a afundar dentro do seu coração, e você descobrirá uma nova dimensão desabrochando, na qual cada momento é uma alegria, na qual cada momento é uma eternidade em si mesmo".


Comentário de Regis Mesquita

CLIQUE AQUI
Este texto do Osho expressa uma postura frente a vida.
Focar o presente e tirar a tensão da mente. É um treinamento importante para viver com qualidade de vida e permitir o contato com a espiritualidade.

É importante ter meta, objetivo, planejamento - todavia, isto NÃO é o prioritário. Neste sentido é importante ter uma direção, mas mais importante é viver o presente. É no presente que estão todas as possibilidades a serem desenvolvidas. Sem pressão desnecessária a mente funciona melhor, a intuição aparece mais claramente, os recursos internos podem desabrochar, o corpo e a mente se cansam menos, os esforços inúteis não acontecem.

Viver o presente, sem acrescentar tensão é fundamental. É o oposto do que se costuma fazer. Se uma criança não está aprendendo na escola, os pais já ameaçam que ela não vai conseguir um bom emprego quando crescer. Colocam pressão, falando do futuro e pensam que isto vai resolver. Muitos pais pensam que sem pressão, nada funciona. Esta é uma boa forma de criar neuróticos e pessoas dissimuladas.

LEIA: Aceitar viver a vida intensamente

Temos que exigir muito, mas exigir baseado no presente, no que é real e nas possibilidades de cada pessoa. Se a criança não aprender, vai ter que estudar mais para aprender. Terá que se esforçar mais, para chegar ao mesmo lugar que poderia chegar se esforçando menos, se prestasse a atenção e tivesse o interesse de aprender.

A cobrança tem que ser no presente. O relaxamento mental no presente. O foco no presente. A capacidade de se organizar e fazer uma coisa de cada vez, com paz e suavidade, está no presente.

A luta é uma ilusão. Normalmente são mecanismos ideológicos que geram tensão inútil, trabalho simulado, dissimulação, rituais dispendiosos; além de raiva, rancor, inveja, desavença, distanciamento emocional, etc.

Por exemplo: não ensine seu filho a ser o melhor da classe. Ensine-o que ele deve aprender muito bem a matéria, deve tirar 9 ou 10. Sempre que ele tiver capacidade, deve aprender tudo ou praticamente tudo. Esta possibilidade é maior se ele estiver relaxado, cumprindo cada função com suavidade e objetividade.

Esta receita deve ser seguida por todos que acordam cansados, sem ânimo, com medo, fobias, estressados, etc.

LEIA: Seja bem-vindo! A regra especial do Caminho Nobre



Os pássaros e as crianças sorriem e brincam após a tempestade. Bons exemplos de superação rápida.


O caminho sem controle

Uma pessoa era bom funcionário. Uma outra empresa o convidou para trabalhar lá. Ou seja, ele pode controlar ser um bom funcionário e assim aumentar a chance de conseguir empregos que paguem mais. Porém, a pessoa não controla se isto irá acontecer.

Quanto mais vivemos intensamente, com amor e eficiência, mais oportunidades surgem. oportunidades boas, ruins ou apenas diferentes.

O controle somente aumenta quando a pessoa boicota seu crescimento e desperdiça as oportunidades.

Entenda melhor lendo: Eles preferem sofrer com o que é conhecido por terem medo do desconhecido




Leia também:

Ninguém controla tudo o que acontece na própria vida  

O cego que enxergava


Cinco regras para você aumentar a autoestima e ter muito mais prazer com a sua vida 




SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS 

Facebook: https://www.facebook.com/apsicologiaracional/ 


Twitter: https://twitter.com/mesquitaregis


Canal do YouTube recomendado: https://www.youtube.com/user/CaminhoNobre











Leia o livro "A Espiritualidade no Dia a Dia"
principalmente três capítulos:
1- Dominar ou caminhar a favor?
2 - Ser humano: ser cooperador
3 - Uma nova forma de o ser humano se perceber
https://www.amazon.com.br/dp/B01LXTRN1C















DESCUBRA PORQUE VOCÊ PRECISA SE ACOSTUMAR
 A LER LIVRO ELETRÔNICO







Um comentário:

  1. Obrigada por suas sábias palavras. Eu me cobro muito e não consigo sair do lugar. Estou trabalhando para melhorar isso.

    ResponderExcluir