sábado, 21 de maio de 2011

Armas Silenciosas - estratégias para criar crianças e adolescentes medíocres e sem força



quem oferece companhia, segurança e orientação é quem controla a cabeça da criança





Por Regis Mesquita 


Amigos do site Psicologia Racional,

Eu compartilho com vocês partes de um texto do pensador Noam Chomsky.

O texto descreve de 10 estratégias de manipulação da mente. Reproduzo três destas estratégias. Sugiro que após ler este texto, vocês leiam o meu texto anterior: O futuro e a educação dos seus filhos

Observem como existe um esforço de imbecilização da sociedade. Este processo gera sérios problemas na educação de crianças e adolescentes; e reflete nas escolhas de adultos. Após os trechos, eu comento.


"7 – Manter o público na ignorância e na mediocridade.

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância planejada entre as classes inferiores e as classes sociais superiores seja e permaneça impossível de ser alcançada para as classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranquilas’)”.


8 – Estimular o público a ser complacente com a mediocridade.


Promover a crença do público de que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.



9 – Reforçar a autoculpabilidade.

Fazer crer ao indivíduo que somente ele é culpado por sua própria desgraça devido à insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, em vez de se rebelar contra o sistema econômico, o indivíduo se menospreza e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição da ação do indivíduo. E sem ação não há revolução"!


MAIS TEXTOS DE PSICOLOGIA RACIONAL



Comentário de Regis Mesquita:

Meus filhos assistem televisão por pouquíssimo tempo: 20 minutos durante a semana, no máximo. Duas horas, em média, no final de semana inteiro. Eu ACOMPANHO os programas que eles assistem. Um deles chama-se "iCarly". Neste programa, os garotos são absolutamente autônomos, até porque TODOS os adultos são idiotas. Professores idiotas, uma mãe é alcoólatra ou ladra (ainda não entendi direito), outra é maluca e "desregulada", os outros moram fora e deixam a filha com o irmão mais velho - um idiota. O porteiro do prédio é idiota, e por aí vai. No meio de tantos adultos idiotas, os personagens centrais são autônomos e desprezam os adultos inconvenientes. (Os outros programas também vão nesta linha).


No intervalo entram as propagandas. Numa delas um menino acorda, ao invés de tomar café da manhã, ele toma o suco Tang. Sozinho, ele escolhe o que tomar e sai correndo pela rua ao som da música de Rocky, o lutador. Este menino é o herói da limpeza do mundo - é o esquadrão verde Tang. Todos os outros garotos e garotas vão seguindo-o, afinal ele tomou Tang no seu café da manhã - só Tang.

Esta propaganda ultrapassou o limite de uma simples fantasia. É mentira pura! Enganação! Os estrategistas da empresa querem induzir um comportamento negativo para aumentar as vendas e ganhar mais dinheiro (o maior concorrente do Tang é a alimentação saudável). Pior do que isto, a junção da propaganda mais o programa, influencia as crianças e adolescentes no sentido de NÃO confiarem nos pais e nos adultos (professores, etc).


Se eles não confiam nos pais, irão confiar em quem?

É assim que se forma uma geração de seguidores, sem força e alienados.

Para que sejam consumidores cegos ("os seguidores") tem que haver a alienação e a mediocridade. E ALIENAÇÃO e MEDIOCRIDADE começam quando se destrói o respeito, a amizade, a confiança. A estratégia é criar a desilusão: porque vou estudar se os professores são esses idiotas?  É importante criar a sensação de desproteção (a mesma que escuto de dezenas de adolescentes no meu consultório): se meus pais são idiotas, eu estou desprotegido.


VÍDEO do Canal Caminho Nobre no Youtube: 

Lavagem cerebral! Como a sua mente está sendo dominada




Se estou desprotegido, tenho que seguir alguém. Advinha quem ou o que eles seguem: como imitadores/seguidores, seguem o que vem até eles através dos exemplos divulgados por quem tem poucos vínculos afetivos (artistas ou personagens infantis, por exemplo).

Pense bem: como um adolescente escuta um adulto (na mente deles está gravado que adulto é igual a idiota, lembrem-se) falar sobre os perigos das drogas? Desperta até a vontade, pois se um idiota fala contra, é porque ele é um idiota.

A complacência com a mediocridade é a regra (nestes programas de tv). Fazer mais ou menos é a regra. Aprender mais ou menos é a regra. Não ter determinação, se cansar assim que começa, desistir. Ficar insatisfeito e cheio de desejos. Tudo isto virou regra. Coitadinhos!


Clique Aqui
A parte final é a culpa. A culpa é a companheira da impotência. Pense bem: o que surge de adolescentes que se sentem desprotegidos (estão rodeados por idiotas), pouco ativos, sem força e desiludidos com a própria mediocridade? Surge a impotência. Este é um dos motivos pelos quais está aumentando tanto a quantidade de deprimidos na sociedade. Impotência mais culpa igual a uma pressão mental brutal que leva ao stress, ansiedade e depressão.  

Somos os responsáveis por nós mesmos. Mas não podemos fazer tudo. Não somos só indivíduos, somos seres sociais. Temos que assumir nossa responsabilidade e exigir que os outros cumpram suas responsabilidades. Temos que pensar, refletir, temos que buscar soluções.

Uma boa parte das soluções para nossa vida depende de trabalho em grupo, parcerias e propostas para mudar a sociedade.

A primeira parceria é entre pais e filhos. CONFIANÇA gera força. Segurança mostra que ele pode ousar e arriscar ser melhor. Tudo isto reforça a capacidade de ter prazer, sair do egoísmo e compartilhar.

Uma das principais tarefas de todo o ser humano é superar a culpa e se aprimorar intelectualmente e afetivamente, para poder ofertar e distribuir o que é bom. O ser humano foi planejado para funcionar assim, ser feliz assim (se sentindo amado, seguro de que existe quem estará sempre ao seu lado, confiança no grupo familiar).

Se ele for medíocre e com suas referências positivas reais destruídas, será infeliz, pois sem trocas, o corpo e mente não aguentam.

Sendo infeliz, ele vai buscar compensações. Todo tipo de imitação. A mídia vai dar a este conjunto de compensações o nome de "qualidade de vida". Vão aproveitar para vender todo tipo de produtos e criar falsas necessidades.

Deus foi muito sábio quando organizou a natureza! Ele nos organizou para desenvolvermos qualidades e compartilhá-las. Esta é fórmula de viver bem.





texto de Noam Chomsky


Exercício mental: 

Vá à uma loja de produtos infantis. Observe os produtos que estão à venda e os personagens que ilustram estes produtos.

Camiseta do personagem x, bicicleta do personagem y, yogurte do personagem w, etc.

Reflita:

Depois de passar quatro horas diárias vendo estes personagens, as crianças passam a consumir produtos indicados (ilustrados) por estes personagens.

Agora imagine a IMPREGNAÇÃO MENTAL maciça: “o que vem da televisão é bom e me dá prazer”.

A criança toma banho com os produtos dos personagens, veste o pijama dos personagens, fica horas isolado com os personagens em frente da tv.

O prazer da vida dele é o que vem da televisão.

Porque estão MACIÇAMENTE expostos a estes estímulos aprendem a CONFIAR em quem lhes faz tanta companhia e lhe dá tanto prazer.

Os alimentos gostosos são aqueles que estão com os personagens, seu dia é junto destas pessoas/personagens.

A IMPREGNAÇÃO MENTAL está em curso com a estimulação maciça.

Abra os “olhos” da sua mente:

Deixe de considerar normal esta situação.

Ela é perigosa. Ela é destrutiva.

É uma forma moderna de “lavagem cerebral”, pura doutrinação.

Saia da ilusão da “brincadeirinha”. Não existe nada inocente.

Tome uma decisão:

1) Meu filho não será impregnado.

2) Oferecerei opções para que ele não use a televisão ou use-a no máximo uma hora por dia.

3) Não consumirei nenhum produto que tenha personagens ilustrando-os ou fazendo propaganda.

4) Explicarei para meus filhos que aqueles personagens não são amigos dele. São formas dele se divertir e o dono dos personagens ganharem muito dinheiro.

A TAREFA DOS PAIS É AFASTAR OS FILHOS DO EXCESSO DE INFORMAÇÃO, PRINCIPALMENTE AS INFORMAÇÕES QUE VEM DE MEIOS ELETRÔNICOS.

Lembre: não se acomode com informações que considera positivas. O grande problema é o excesso de informações, principalmente de meios eletrônicos (leia o texto: O todo poderoso Reflexo de Orientação, o stress e o déficit de atenção )

A VERDADE:

QUEM OFERECE COMPANHIA, ORIENTAÇÃO, SEGURANÇA E SATISFAÇÃO É QUEM “GANHA” A MENTE DAS CRIANÇAS.


Reflexão bônus: mais abaixo nesta mesma página você pode ler uma reflexão para aprofundar seu conhecimento. Aproveite e leia agora!


Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com



SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS





CONHEÇA E LEIA, CLIQUE AQUI






Aonde está a sua atenção? Prefiro fazer carinho em quem me ama. Não é o celular que tem minha atenção e dedicação. Filosofia Caminho Nobre



Caso real:

Pai estava educando o filho e, por isto, não comprou um brinquedo para ele. O filho acusa o pai de não dar brinquedos para ele, como o Mc Donalds dá.

Na cabeça da criança o Mc Donalds é tão legal que dá brinquedinhos para ele. Por isto, ele gosta e confia no Mc Donalds (ele sente segurança e prazer quando lembra da empresa).

O pai, corretamente, explicou que a empresa não dá nada para o filho. Aliás, o tratará muito mal se ele chegar sem dinheiro lá. A empresa quer dinheiro, não quer ser um amigo verdadeiro dele.

A criança fica indignada!

O pai leva o filho até a lanchonete e fala para ele ganhar um dos brinquedinhos.

O filho vai até o caixa e pede um. O caixa explica que o pai dele tem que pagar. O filho insiste e o caixa chama outro da fila e dá atenção à outra pessoa. O filho fica muito frustrado (esta frustração é uma ótima frustração; pois tornará esta criança mais forte e sábia).

O pai abraça o filho e explica a verdade. Quem está sempre ao lado dele é o pai e a mãe. Na hora da doença o Mc Donalds jamais cuidaria dele, não é esta a função da empresa. Ela quer ganhar dinheiro e para isto faz de conta que é amigo dele. Fazem propaganda falsa e enganadora.

A criança fica triste, mas entende que seu pai é o seu verdadeiro amigo. Desta descoberta surge mais amor e confiança entre pai e filho.

O desapontamento do filho é a condição dele ser forte e encarar a verdade. Afinal, está seguindo um péssimo caminho uma criança com a mente doutrinada para sentir segurança e satisfação com o Mc Donalds e desconfiar da amizade do pai.

Educar é o que este pai fez. Jamais tenha dó de mostrar a verdade para seus filhos.

Autor: Regis Mesquita

Leia mais sobre este caso: clique aqui




Leia também:















DIREITOS AUTORAIS

 

Os textos do Blog PSICOLOGIA RACIONAL, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS e PROTEGIDOS.

 

Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.




5 comentários: