segunda-feira, 30 de maio de 2011

É melhor ser ovelha negra ou ser ovelha branca? Ser diferente dos outros ao desenvolver suas qualidades








"Escolas produzem ovelhas brancas em massa, todas iguais. O que interessa em qualquer área de trabalho é a ousadia e criatividade das negras". 
Rita Lee



Amigos do site Psicologia Racional,


A cantora e poeta Rita Lee descreve lindamente um tipo de educação que elimina as diferenças (todas iguais).  E com isto mata a criatividade e a espontaneidade.

Todavia ninguém precisa ser ovelha negra para ter ousadia e criatividade.

Basta que a pessoa se aceite e procure se aprimorar. As pessoas devem ser o que são e viver o melhor a partir do que são.

A criança deve ter flexibilidade, deve estar preparada para copiar e criar, imitar e inventar, liderar e ser liderado, respeitar a autoridade e exigir da autoridade, etc.


Ela tem que aprender MUITO a matéria da escola (tirar nove, no mínimo - sempre que houver capacidade) e ser ela mesma, com suas particularidades e suas vocações.

A vida boa é um equilíbrio entre aproveitar as oportunidades que a vida nos dá (escola e trabalho, por exemplo) - posição de recepção - e seguir nossas qualidades e vocações internas - posição de oferta.

O ser humano desenvolveu a consciência através do ato de fazer. Ou seja, a capacidade de planejar na mente e testar na realidade. Fazer, agir, construir, desenvolver, organizar, etc.

Sempre que se planeja e parte para a ação, existe uma forte influência da individualidade.

Quando o sujeito abre mão do fazer, ele se despersonaliza. Ele vira um consumidor.  Sua individualidade fica amortecida, porque consumir é o mesmo que imitar alguém ou imitar um contexto. (Por favor, leia de novo este parágrafo.)


Clique Aqui


Quanto menos você cria, mais MORTA está a sua mente e a sua consciência. Mais prisioneiro você está do desejo de comprar algo para ocupar o VAZIO na mente. Este vazio surge do espaço deixado pela não criação, não realização. (leia mais em Geração Seguidora).

A liberdade está em permitir que as vocações, interesses, intuições (entre outros), que emanam do interior das pessoas, as tornem diferentes. Cada um deve construir seu mundo e eleger suas prioridades.

Concluindo: tenha a certeza de que você pode construir uma vida muito boa partindo do que você é. Use suas qualidades e potencialidades para crescer e melhorar. Você não precisa ser muito diferente do que você é. Você precisa é usar e aprimorar o que você tem de bom.

Não complique sua vida. Use o que existe de bom dentro de você. Aproveite o que existe de bom à sua volta.

Tenha força interior para aproveitar muito as oportunidades. Sonhe menos e faça mais. Aproveite hoje e construa agora o seu amanhã.


Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/mesquitaregis



Curta agora a página Psicologia Racional no Facebook 

Clique em "Curtir Página"


Eu agradeço muito se você recomendar esta postagem no G+, curtir no Facebook, retuitar ou mandar o link via email.










Para você que está conhecendo o site PSICOLOGIA RACIONAL: este site se propõe a ter textos originais que discutam assuntos do cotidiano. São textos que podem servir para reflexão sobre a vida que cada um leva. Com isto espero contribuir um pouco com você.


Para manter contato sugiro que você coloque este site entre seus favoritos. Na coluna da direita tem um lugar para digitar seu email, para receber as novas postagens do site Psicologia Racional no seu email. Você também pode se tornar seguidor.


Uma dica legal é pesquisar usando os temas dos marcadores, na faixa a esquerda do site. Através deles você terá acesso a muitos textos (hoje são mais de 350).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...