sexta-feira, 6 de maio de 2011

O stress e o copo d'água







Recebido por email (sem o nome do autor):

"Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:   -"Qual o peso deste copo d'água? "

As respostas variaram de 250g a 700g.

O palestrante, então, disse:   - "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."

"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu o mantenho levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."  

E ele continuou:   - "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega a sua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."


As duas formas mais nobres de lidar com o stress são:

a) esvaziar a mente e focar o presente.

b) migre de uma mente reativa para uma mente clara.


Esvaziar a mente você pode treinar através de várias técnicas, como a meditação, mentalização, parar de julgar, etc. Uma boa fonte de informações sobre o tema é o blog Caminho Nobre. Estude os textos que encontrará lá para descansar e fortalecer a mente.

Focar o presente: é estar inteiro em tudo que faz. Desta forma evita-se simulações mentais, o desgaste por pensamentos e tensões inúteis ou fora de hora, e muitas outras posturas e sentimentos inúteis que cultivamos a cada momento.

Quando a mente é maciçamente ocupada por simulações, por desejos e sentimentos e pensamentos ineficientes, o resultado é sempre alta dose de stress e uma vida desvitalizada e cansada (e sem tempo).

Uma das mais importantes tarefas de todos os seres humanos é migrar de uma mente reativa para uma mente clara. É um processo que gera ótimos resultados em termo de bem estar, eficiência, autocontrole, capacidade de realização, etc. Para saber mais visite o blog Caminho Nobre.

@mesquitaregis









Leia também:

Stress, depressão, drogas e a solidão do tricampeão mundial de surf que desencarnou

Regras simples para diminuir o stress











Atenção: Você pode receber as novas postagens do site Psicologia Racional no seu email. Na coluna da direita, digite seu email em "receba no seu email...". Depois confirme a inscrição clicando no link da mensagem que receberá no seu email.

É fácil! É rápido! É útil!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...