domingo, 26 de junho de 2011

Estresse estimula regiões do cérebro associadas à depressão, ansiedade e esquizofrenia




Menos stress com a mente neutra e vibrações nobres






Pesquisa mostra que o estresse estimula regiões do cérebro associadas à depressão, ansiedade e esquizofrenia em habitantes de centros urbanos. Próximo passo é estudar componentes específicos da cidade para descobrir o que causa esse comportamento cerebral.


Por: Sofia Moutinho (Ciência Hoje)

Um estudo publicado na revista Nature mostra pela primeira vez que o ambiente urbano afeta o modo como nosso cérebro lida com o estresse e sugere que a vida nas cidades pode desencadear distúrbios como a ansiedade, a depressão e a esquizofrenia.

Conduzida por cientistas alemães, canadenses e ingleses, a pesquisa revela que, em situações de estresse, as pessoas que vivem ou foram criadas em grandes cidades apresentam um nível alto de atividade em duas regiões do cérebro que regulam as emoções, a amígdala e o córtex cingulado anterior.


Para chegar à descoberta, os pesquisadores submeteram um grupo de adultos alemães sem histórico de doenças mentais a um teste de estresse. ...

Os participantes que moravam em grandes cidades apresentaram alta atividade na amígdala, muito superior à observada nos voluntários moradores do campo e de cidades do interior. Já as pessoas que cresceram em grandes centros urbanos tiveram forte atividade no córtex cingulado anterior.










“Alterações na atividade da amígdala são associadas a transtornos de ansiedade, depressão e violência, enquanto que mudanças no córtex cingulado anterior já foram observadas em pacientes com esquizofrenia”, aponta um dos autores do estudo, o psiquiatra Andreas Meyer-Lindenberg da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Ligações a esclarecer

Clique Aqui
O pesquisador não sabe ainda o que exatamente causa essa diferença na reação ao estresse entre os moradores da cidade e do campo e afirma que, em princípio, qualquer um dos  fatores relacionados à vida urbana – como a poluição, as aglomerações, o barulho e o ritmo de vida acelerado – poderia estar associado a ela.

Independentemente dessas incertezas, estudos anteriores já haviam mostrado que moradores de cidades têm 21% mais de probabilidade de desenvolver ansiedade e 39% mais chance de desenvolver distúrbios de humor, como a depressão. Já a esquizofrenia seria duas vezes mais comum entre indivíduos criados em centros urbanos.

O texto completo está aqui


Aprenda um pouco sobre a neutralidade da mente lendo este texto http://caminhonobre.com.br/2014/04/30/cinco-motivos-para-voce-aprender-a-parar-seus-pensamentos/


Curta agora a página do site Psicologia Racional no Facebook. 



Clique em "Curtir Página"






Aprenda a cultivar o desapego com o Blog Caminho Nobre




Para você refletir:


Pensamentos em sequência conduzem ao negativismo, que despertam desejos sucessivos, que geram alta dose de ansiedade. Se uma pessoa está satisfeita com o celular que possui, ela fica em paz e tranquila e foca evoluir no que é essencial. Se ela começar a agregar desejos, ela torna-se insatisfeita e ansiosa. O desejo e o negativismo estimulam a busca compulsiva; ela precisa mudar, variar, descobrir, saber as novidades. Gasta tempo e esforço com o que não é essencial, tudo gerando tensão, simulações mentais e desgaste inútil. O desejo ajuda a manter a insatisfação, que ajuda a manter a mente sempre soterrada em pensamentos sequenciais e sentimentos de ansiogênicos.

Regis Mesquita
Blog Caminho Nobre




Leia também:

A importância da autoprivação para a evolução espiritual

Anticâncer: como o sistema imunológico reage aos sentimentos e pensamentos

Tentar ser o que não se é gera neurose, depressão e aumenta a baixa autoestima

Frases para esquecer e não acreditar (para não diminuir seu prazer)

Vários textos explicativos sobre a forma do ego gerar felicidade ou infelicidade





Atenção: 

receba todos os novos textos do site Psicologia Racional no seu email. Na coluna da direita existe um lugar para digitar seu email (será mandado um email de confirmação, clique no link deste email para efetivar a inscrição). Outra opção é você se tornar seguidor do site.

É simples! É rápido! É fácil!




Clique Aqui









5 comentários:

  1. sofro de ansiedade......mto bom o blog estou seguindo bjs

    ResponderExcluir
  2. Te sigo no twitter, e só hoje me dediquei a ler teu blog.Muito bom! Gostei!
    Sofro de ansiedade e vivo em SP, as vezes parece que vamos mesmo enlouquecer aqui.

    ResponderExcluir
  3. Eu sofro de estresse,sou intolerante ,e anciosa.
    Comer chocolates me acalma,mas me engorda .O que posso fazer para melhorar ?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite sofro desse mal tenho depressão ,me auto mutilo desde 11 anos hoje tenho 34 anos ...

    ResponderExcluir
  5. Como sofro deste mal faz uns 10 anos e decidi hoje criar um blog onde podem conhecer meu passado com a doença e ver os meus planos de como combater tudo isto :) Se quiserem acompanhar, passar lá, e deixar comentário com dúvidas ou sugestões, estão à vontade! Força!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...