quarta-feira, 22 de junho de 2011

Os filhos do Bill Gates, os livros e a dificuldade de concentração. Aprenda a relaxar e combater a ansiedade lendo livros.



Bill Gates defende a leitura de livros para desenvolver a mente






"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a própria história".

Bill Gates



Além de conhecimento, os livros ajudam a aumentar a capacidade de concentração das pessoas. Dificuldade de manter a concentração se tornou um problema sério e que só aumenta.

A concentração deve ser desenvolvida e mantida ao longo da vida. Ela está diretamente relacionada ao aprendizado e à memória.

Esta pesquisa abaixo é bem interessante:

"A ciência comprovou recentemente o que parecia óbvio: literatura faz bem para o cérebro! Nos Estados Unidos, um grupo de teste foi convidado a ler um capítulo do romance Mansfield Park, de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto pesquisadores da universidade de Stanford analisavam os resultados neurológicos. Para o experimento, era preciso ler o capítulo de duas formas distintas: primeiramente, uma leitura descompromissada; depois, uma leitura para análise crítica da obra. A conclusão do estudo apontou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração. Logo, o estudo conclui que a forma de leitura afeta o cérebro e pode indicar formas de treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração." (Fonte)

LEIA TAMBÉM: Sou o tipo de pessoa que vê beleza nas coisas mais simples e felicidade nas coisas mais bobas

Ou seja, ao ler com atenção, áreas do cérebro são estimuladas, aumentando a quantidade de sangue que chega nestas áreas. Esta estimulação fortalece a capacidade de memorização e de aprendizado. Além do foco, é claro!

Dica de leitura para entender a relação entre o excesso de estímulo e o déficit de atenção:
O todo poderoso Reflexo de Orientação, o stress e o déficit de atenção




Concentração versus ansiedade


Grande parte da desatenção e dificuldade em se concentrar é pura reação de um corpo que recebe muitos estímulos, o tempo todo.

A mente com tantos estímulos fica inquieta. Sempre estimulada, sempre pulando de um pensamento para outro e de um desejo para outro. O resultado é que a ansiedade só tem aumentado na população.

Ler livros é uma forma de tornar os pensamentos mais lentos e assim diminuir a ansiedade.

Ler relaxa! Ler com atenção relaxa profundamente.

Ler livro é um processo muito mais lento do que ver tv, filme ou interagir na internet. Esta lentidão é compensada por uma maior riqueza de detalhes e maior facilidade de identificação com os personagens e situações.

Existe uma maior integração entre livro e leitor, porque o livro deve ser "reescrito" na imaginação do leitor (isto gera maior CRIATIVIDADE).

LEIA TAMBÉM: O menino que não sabe ser feliz

Esta maior integração permite não só maior concentração. Permite também que a pessoa esqueça seus problemas, possa se soltar e aquietar o "coração". Crianças e adolescentes, principalmente, precisam deste tempo de paz interior e de identificação com personagens.

Tranquilidade, esta é a primeira ideia que surge na cabeça das pessoas quando pensam em alguém lendo um livro. É a mais pura verdade.

Por todos estas características ler livros é uma das melhores formas de combater a ansiedade e o stress.






Ler livros muda vidas


Livros são mais do que informações. Ler livro exige identificação com o tema e os personagens. Por este motivo ensina muito.

Muitas pessoas dizem: tal livro me ensinou isso, aquele outro abriu meus olhos para aquilo. Aprendi muito com aquele livro.

Eu mesmo já escrevi um livro (veja aqui). As pessoas relatam que depois que leram o livro começaram a entender melhor a vida delas e tiveram mais força para mudar o que estava errado. Elas leram o livro - mas, o melhor foi que elas se envolveram com o livro e puderam gerar dentro de si algo bom.

Crianças são estimuladas para serem criativas e positivas em suas vidas. Adultos também são; muitas vezes o livro gera a motivação necessária para os adultos mudarem positivamente suas vidas.

LEIA TAMBÉM: A verdade, a realidade e o amor. A essência de uma comunicação realmente positiva

Observe que não é apenas a estória que pode servir como motivador. É a profunda interação do leitor com a estória (ele recria a estória em sua mente) que permite com que o livro toque muito mais profundamente quem o lê.

Menos ansiedade, mais relaxamento, mais concentração, mais conhecimento, mais interação, mais motivação - tudo isto é o resultado do hábito de ler livros.




Dica: Uma atitude sadia para crianças e adultos é ter algumas noites por semana sem ligar tv, rádio ou computador. Nestes momentos saudáveis o foco deve ser curtir juntos, brincar juntos, conversar e/ou ler.

A quietude e a troca afetiva são duas formas FABULOSAS de aquietar a mente e "recarregar as baterias".

Após um período de adaptação ao retorno da convivência conjunta, as pessoas reaprendem que a troca afetiva e o compartilhar é A PRINCIPAL FORMA DE SATISFAÇÃO que existe para o ser humano.

Esteja em grupo! Compartilhe em grupo! Trocas de afeto e confiança "desligam" o instinto de sobrevivência criando um poderoso efeito desestressante.

LEIA TAMBÉM: A inveja e o desejo de ser especial. Mentalização para romper com a inveja

Neste ambiente de quietude é mais fácil treinar a concentração. Neste ambiente de interação é mais fácil manter a concentração.

Os livros são o complemento ideal para estas noites na qual a vida "passará mais lenta" e com mais contato afetivo entre os membros da família.


Desde criança até a velhice mantenha o acostume de ler livros.


Autor: Regis Mesquita

Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com















Os filhos do Bill Gates, os livros e a dificuldade de concentração. Aprenda a relaxar e combater a ansiedade lendo livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário