segunda-feira, 18 de julho de 2011

Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos



Toda publicidade deve ser regulada para não promover comportamento negativo





Amigos do site Psicologia Racional,


todos nós sabemos que a propaganda visa aumentar a venda do produto anunciado. Uma das formas mais comuns de aumentar a venda é tentar mudar o comportamento das pessoas.

Ou seja, a propaganda quer influenciar sua forma de ser, pensar e agir.

É a força do dinheiro agindo com objetivos de gerar dinheiro, mesmo que seja prejudicial às pessoas e à comunidade.



Bebida alcoólica, por exemplo. A meta da indústria de bebidas é aumentar o consumo por parte das mulheres. A propaganda e o marketing incentivam as mulheres a beberem. E, estão CONSEGUINDO. O consumo de bebidas alcoólicas por mulheres aumentou bastante. O alcoolismo feminino também. Outro aumento foram dos problemas decorrentes da ingestão do álcool: acidentes, afastamento médico, beber na gestação, etc.

O lucro da venda de bebidas é da fábrica e dos revendedores. Quando anuncia o lucro é da TV, rádio e jornais.










E quando a pessoa se afasta do trabalho, de quem é o prejuízo? Seu, meu, de todo mundo. Sim, parte do seu salário, o imposto descontado, é usado para pagar este prejuízo.

O mesmo acontece com a indústria de alimentos; salgadinho, por exemplo. Com sal em excesso, ajudam a proliferar a hipertensão.

Ou seja, o lucro é sempre de um grupo privado e o prejuízo é da sociedade.

Há também o estímulo a atos nada saudáveis, incentivo ao desenvolvimento de neuroses, etc. Há as mentiras e enganações... Há de tudo, pois a meta é o dinheiro.

Nada mais natural que se crie uma regulação REAL da propaganda e do marketing. Não existe a regulação da sociedade através de leis. O que há é uma simulação de regulamentação chamada de autorregulamentação. Ou seja, os poderosos se reúnem e decidem entre eles o que pode ou não (uma espécie de feudalismo moderno).

Frente a esta situação nociva aos interesses da sociedade, um grupo de entidades se uniram e lançaram a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos.

O endereço é este: http://regulacaoalimentos.blogspot.com/

Clicando em "Quem somos" você verá todas as entidades que participam da frente. É uma iniciativa louvável.

Recomendo a quem tiver interesse que guarde o endereço desta entidade, já que a imprensa vai boicotar esta discussão.








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