segunda-feira, 18 de julho de 2011

Propagandas que propagam o que te prejudica









Por Regis Mesquita




Amigos do site Psicologia Racional,


no texto anterior divulguei a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos e escrevi um pouco sobre a necesidade de controle e limites rígidos para a propaganda e marketing.

Existe um outro grave problema com algumas propagandas: incentivar posturas que criam ou aumentam distúrbios psíquicos.

Em um outro texto já havia tratado do tema. Abaixo transcrevo parte do texto:

"Tem uma propaganda que reflete bem esta política do medo (você fica com o medo e alguém ganha dinheiro e/ou poder). É a propaganda de um sabonete que diz que mata os germes e reduz em ATÉ 75% as doenças das crianças. No anúncio aparece uma mãe que ama seus filhos simulando a compra do sabonete.


Entendeu o negativismo para incutir o medo?

Uma pesquisa dando sustentação "científica" para negativizar a realidade e gerar medo e insegurança nas mães. A mãe é chamada para defender seu filho, se o amar. A forma de amá-lo: comprando o sabonete.

Existe algo mais manipulador do que isto?

Esta mãe deveria economizar no sabonete, comprar livros para o filho e brincar com ele, ter diálogo, ser amiga dele. Te garanto que a vida ficará mais legal, mais sadia e haverá MUITO MENOS SOFRIMENTO.

Comprar o tal sabonete é comprar sofrimento. Amor não é sabonete. Os germes não são inimigos, tanto é que você, seu pai, seu avô, seu bisavô, etc. conviveram com eles. E você não precisa ter medo de nada.

O único medo que você deve ter é de perder o BOM SENSO.






sacanagem da propaganda está em dizer que diminui ATÉ 75%... Ou seja, se você comprar o sabonete e não ajudar nada, o empresa não está mentindo.


Entrei no site da empresa, procurei a tal pesquisa. É uma pesquisa feita na África do Sul com grupos de pessoas miseráveis que vivem em meio a sujeira (esgoto escorrendo na rua, falta de água potável em casa, etc). Foram ensinados regras de higiene mínimas para esta população carente.

A pesquisa mostra que nesta situação, seguir regras mínimas de higiene previne o aparecimento de doenças. É o tal bom senso.

Foi um sucesso ensinar regras de higiene para esta população miserável que vive em ambientes sujos e poluídos. As doenças diminuíram muito.


Os dois grandes problemas da propaganda

1) a propaganda é dirigida para quem paga Tv a cabo e não tem os mesmos problemas de higiene, tem acesso a saneamento básico, educação, etc.

Clique Aqui
2) passa a impressão de que foi o sabonete deles que preveniu as doenças em até 75%. Não, não foi. Ensinaram muitas regras de higiene para as pessoas pesquisadas.

Se você for um dos poucos leitores da pesquisa de 28 páginas terá esta informação detalhada.

Em outras palavras: com jogo de palavras e imagens, a propaganda induz ao negativismo, ao medo, e tenta impregnar a mente das mães com um pensamento: se amo meu filho compro sabonete de nome tal que mata mais as bactérias.

Pensamentos e sentimentos são tijolos do corpo. Com estes tijolos induzidos pela propaganda, você criará um corpo sadio? Criará uma vida boa?

Ou estará apenas colocando mais produto químico na sua casa?


Pense bem! Reflita! Viva a vida!

Não deixe que o medo e a confusão tome conta da sua vida. Tenha uma vida simples: seja higiênica, sem exageros. Não amplie seus gastos, nem crie complicação.

Existem muitas pessoas querendo influenciar sua mente. Eles querem dinheiro e poder, você fica com os gastos, a complicação, a contaminação do corpo e o stress.


Se você quiser aumentar a higiene familiar, cultive a higiene mental. Pratique a paciência, o perdão, a gratidão, a aceitação, a privação voluntária, etc.


Recomendo a leitura deste texto: Mutualismo e humildade: 100 trilhões de bactérias vivendo no nosso corpo


Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/mesquitaregis





Dicas, pensamentos, orientações e novidades do site Psicologia Racional







Conheça e Leia





Leia também:





Fique atento: receba no seu email os novos textos do site Psicologia Racional.

Na coluna da direita existe um lugar para você digitar seu email. Depois você receberá um email de confirmação: clique no link e pronto. Todas as novas postagens serão mandadas para você.

É simples, fácil e útil.

Salve este site nos seus favoritos, ele é sempre atualizado.


Sinta-se em casa para comentar ou mandar email - suas contribuições são muito bem vindas.















Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...