domingo, 27 de novembro de 2011

Pense diferente e mantenha o bom humor. O mau humor te torna mais incapaz de raciocinar.



Pense diferente, inove, descubra novas formas de ser feliz. Mantenha o bom humor




Por Regis Mesquita


Tem dias, horas ou minutos em que é muito difícil manter o bom humor.

São momentos nos quais reagimos negativamente a eventos externos ou a costumes internos.

Sempre que identificar o mau humor, favor mudar o pensamento.

O dilema é que normalmente a mudança de pensamento "não resolve o problema", por isso as ideias diferentes são desqualificadas.

A função das ideias diferentes, que geram o bom humor, é produzir uma descompressão momentânea na mente e assim abrir espaço para novas cadeias de pensamentos.

Portanto, a função do bom humor não é resolver problemas. A função é produzir um alívio na pressão mental (diminuir o stress).

Cada vez que estiver preocupado (pré-ocupado) lembre que buscar o bom humor é uma dos mais importantes aprendizados do ser humano ao longo da vida.

Sob tensão a mente tende a se fixar em um foco de atenção. Você certamente se lembra de uma vez em que ficou tão nervoso que o pensamento ficou preso em sua mente, repetindo sem parar.

Manter o foco e tentar encontrar soluções é um ato sensato. Ficar excessivamente fixado é exagero. "Ele ficou tão cego de raiva que não conseguiu encontrar o caminho de casa", diz o ditado. Ou seja, a inteligência da pessoa diminuiu e ela não foi capaz de realizar atos simples como ir para casa.


Clique Aqui


Nesta hora é que entra o bom humor. O bom humor deve ser cultivado no dia-a-dia. Desta forma, quando for realmente necessário, você poderá ativá-lo para gerar o relaxamento. Assim, o bom humor vira um hábito.

No trânsito, um carro te dá uma fechada. A tensão aumenta, a raiva aparece. Nesta hora, o bom humor te faz prestar atenção em outra coisa. A fechada é passado e o bom humor dificulta que você fique remoendo o passado. O foco muda, pois a pessoa que cultiva o bom humor está acostumada a se dar um presente: cultivar o que lhe faz feliz.

Funciona assim: a pessoa pode (após levar a fechada) ficar horas com esta situação na cabeça, sendo menos feliz e mais irritada. Esta situação não combina com um sorriso na face, nem com o bem estar. A pessoa que cultiva o bom humor está acostumada a ter o que é bom: sentimentos agradáveis.

Ninguém larga uma comida gostosa para comer um alimento estragado. Mas, você provavelmente larga um sentimento nobre para ficar remoendo sentimentos negativos. A pessoa que cultiva o bom humor tem mais dificuldade em se prender/fixar nos sentimentos negativos.

Quando a tensão aparece e pode despertar os sentimentos negativos, a pessoa de bom humor tem mais dificuldade de abandonar o sentimento gostoso para viver o que é ruim.

Vale a pena treinar para ter e manter o bom humor. Ele não resolve nenhum problema, mas torna a vida mais leve e mais simpática.

Ele é um estado de espírito que pode te ajudar a ter muitas ideias. Talvez você aproveite alguma. Mesmo se não aproveitar a ideia, irá aproveitar de sentimentos de melhor qualidade.


Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/mesquitaregis



Curta agora a página do site Psicologia Racional no Facebook.

Clique em "Curtir Página"



Atenção: 



receba todos os novos textos do site Psicologia Racional no seu email. Na coluna da direita existe lugar para digitar seu email (será mandado um email de confirmação, clique no link deste email para efetivar a inscrição). Outra opção é você se tornar seguidor do site. 



É simples! É rápido! É fácil!




coração grato e face alegre são poderosos ingredientes para a evolução do espírito




Leia também:














Para você que está conhecendo o site PSICOLOGIA RACIONAL: este site se propõe a ter textos originais que discutam assuntos do cotidiano. São textos que podem servir para reflexão sobre a vida que cada um leva. Com isto espero contribuir um pouco com você.

Para manter contato sugiro que você coloque este site entre seus favoritos. No final da página tem um lugar para digitar seu email, para receber as novas postagens no seu email. Você também pode se tornar seguidor.

Sinta-se em casa para comentar ou mandar email.

Uma dica legal é pesquisar usando os temas dos marcadores, na faixa a esquerda do site. Através deles você terá acesso a muitos textos (hoje são mais de 350).

Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional: siga as instruções





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...