terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vídeo: propaganda dirigida para crianças, dominando a mente delas e gerando um estilo de vida







Amigos do site Psicologia Racional,


assisti um vídeo muito bom sobre a influência da propaganda sobre a mente das crianças e a criação de um estilo de vida mais pobre.

Acho que todos os pais devem assistir este documentário. E aproveitar as informações para refletir sobre a vida que levam e os valores que transmitem para seus filhos através dos SEUS ATOS.

https://youtu.be/ur9lIf4RaZ4



Abaixo coloco alguns pensamentos retirados do documentário (o que estiver entre parênteses é comentário meu) "Criança, a alma do negócio":


O estímulo desenfreado ao desejo acaba colocando os pais como os vilões. (nos programas de tv os adultos são retratados como bobões)





Brinquedos: ganham um e pedem outro, porque não é o que realmente precisam. (patologia do vínculo, é o começo deste problema. Se você se preocupa com os adolescentes que beijam 15 em uma festa, saiba que o início deste comportamento está aí. Não é apenas falta de valores, é o desejo de consumir por consumir. O cérebro responde segundo ele é treinado. Por exemplo, a mãe sai com a filha e sempre compra uma coisinha para ela, é o desejo de consumo imediato para recompensa imediata. Por isto eu digo: frustem seus filhos - privação voluntária.)

Os pais conversam com as crianças à noite e no final de semana. A propaganda conversa com a criança todos os dias, durante horas. (Além disso prometem a felicidade para quem não tem capacidade de avaliação. Suas mensagens ficam gravadas no inconsciente das crianças.)

A propaganda diz: você vai virar o herói. (Assim a criança aprende a seguir o marketing e não os pais. Porque a propaganda vende a recompensa imediata e os pais são quem atrapalham trazendo a realidade. É o começo da formação do futuro drogado, do desequilibrado, do seguidor e do perdedor.)

Criança coloca sandalinha de salto e, por isto, tem que parar de correr. Mudam as brincadeiras, fica mais parada (quer ficar bonitinha, acaba ficando barrigudinha...)

Clique Aqui
Consumindo você será marcado como membro de um grupo. A propaganda diz o que você deve seguir para ser aceito em um grupo. (São seguidores, apenas isto.)

Antigamente a boneca era a maternagem: cuidar, manter, abraçar, beijar. Agora a boneca é menos maternagem e mais sexualidade, modelo de vaidade, consumo. Menina brinca com a Barbie de ir às compras, por exemplo.

Bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciar a mente de uma criança.

80% da influência de compra dentro de uma casa vem de uma criança.

Suécia proíbe propaganda dirigida à criança na televisão antes das 21 horas.

Alemanha proíbe que programas infantis sejam interrompidos para propaganda.

Vários outros países também possuem legislação que limitam a propaganda para crianças.

Espero que todos assistam este documentário e também que façam a gentileza de divulgá-lo.





Acompanhe o site Psicologia Racional no Facebook


Clique em "Curtir Página"








Eu agradeço muito se você recomendar esta postagem no G+, curtir no Facebook, retuitar ou mandar o link para seus amigos.





Leia também:


Dezenas de textos sobre adolescentes


A verdade é a melhor forma de ser delicado

Sou o tipo de pessoa que vê felicidade nas coisas mais simples e alegria nas coisas mais bobas

Propaganda enganosa constante: covardia com sua mente

Propagandas que propagam o que te prejudica

A medicalização da vida não para de crescer. Saiba como se defender.

Celulite educativa de Britney Spears contra a manipulação maldosa da verdade






Fique atento: receba no seu email os novos textos do site Psicologia Racional.

Na coluna da direita existe um lugar para você digitar seu email. Depois você receberá um email de confirmação: clique no link e pronto. Todas as novas postagens serão mandadas para você.

É simples, fácil e útil.










Salve este site nos seus favoritos, ele é sempre atualizado.




2 comentários:

  1. Hj tenho 17 anos e quando eu era mais novo era bombardeado pela propaganda de programas infantis, todos os dias, e acreditava nesse "estilo de vida" pobre de espírito e de conteúdo.
    Graças a Deus, comecei a estudar e perceber q isso era tudo uma mentira, tudo isso criado pelo capitalismo feroz e pela classe dominante para ganhar mais dinheiro e nos manter sob controle. Uma pena q meus amigos não tenham percebido isso e continuam seguindo modas q a mídia impõe, gastam seu dinheiro em futilidade, mas vivem reclamando da vida, sou feliz e nem tenho celular, diferente de algum de meus amigos que tem Iphone, é infeliz e tem a mente fraca e dominada.

    ResponderExcluir
  2. Ops, corrigir o link para o novo endereço:
    http://biblioteca.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca2.aspx?v=8&pid=40

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...