quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A vida simples e eficiente: viva com menos stress e menos tensão. Aprecie a vida com mais sabedoria






Uma mulher sábia conversava com várias amigas embaixo de uma árvore. Enquanto conversavam as formigas realizam o fabuloso trabalho de ir até os galhos e descer a árvore com volumosos pedaços de folhas em suas costas.

Em dado momento uma pessoa lhe perguntou sobre como Deus ajuda o humano. A mulher sábia olhou para cima e apontou as formigas.

Ela disse: - “elas estão presas em si mesmas, estão prisioneiras. Só podem contar com sua força, disciplina e perseverança. Os humanos que estão distantes de Deus são assim. Colocam-se sozinhos ao escolherem seguir suas fantasias e sua percepção limitada do mundo, portanto demoram muito para aprender. Quantas gerações de formigas serão necessárias para elas aprenderem a usar a lei da gravidade a favor delas? Elas poderiam deixar as folhas caírem e pegá-las no chão. Deus lhes deu este benefício, mas elas desprezam este benefício e criam uma dificuldade a mais. Assim é a vida dos humanos que se distanciam de Deus”.


As mulheres ficaram um tempo observando as formigas. Aquelas que entenderam a importância do ensinamento se animaram a aprender a se aproximarem de Deus.

As outras, voltaram a viver suas vidas semiconscientes.


Comentando:

Nos últimos 25 anos, após a prática da meditação, algumas estórias emergiram em minha mente. Desde então tenho anotado-as, pacientemente. Uma destas centenas de estórias é esta que compartilho com vocês.

O que aconteceria se as formigas aproveitassem a gravidade para facilitar o transporte das folhas? Fariam o mesmo trabalho, com menor esforço, em menos tempo.

Produzindo mais em menos tempo, sobraria tempo para as formigas fazerem o que?

Se elas lotarem suas mentes de desejos, vontades e ganância, a consequência será que rapidamente voltariam a ficar novamente sobrecarregadas. Esta é a vida da maior parte das pessoas. Compram máquinas (exemplo: máquinas de lavar roupa) para simplificar a vida. Mas, a ganância, os desejos e o individualismo tornam suas vidas tão complexas e desgastantes que elas reclamam do excesso de stress e falta de tempo.

Compram comida semipronta, mas estão cada vez com menos tempo para se alisarem, se olharem e gastarem tempo criando momentos de paz, tranquilidade, caridade e amor (dica para você criar momentos de paz).


OUTROS TEXTOS DE REGIS MESQUITA:





Se as formigas aproveitassem a lei da gravidade talvez fizessem outras escolhas. Algumas pessoas também podem fazer outras escolhas: muita paz e muito beijo e pouca compra. Muito carinho e pouca bebida. Muita gratidão e pouco desejo. Muito tesão e pouca inveja. Muito perdão e pouca raiva. Muito tempo para sorrir e pouco tempo na TV. Muito livro e pouca ansiedade. Tudo mais lento e tudo mais profundo.

Mais lento e mais profundo. 





Boa parte da arte de "escutar Deus" está em se permitir cultivar a lentidão, a observação e as delícias dos sentimentos e pensamentos nobres. Além, é claro, de cultivar a profundidade/intensidade.

(Observação: se você é ateu, não se preocupe com o termo Deus. Use o termo, por exemplo, "escutar a intuição". Qualquer termo serve, já que este fenômeno não depende de crer em nada.)


Pessoas que agem no automatismo, como se fossem formigas. Supere este problema e liberte sua mente







Clique Aqui
Os melhores resultados acontecem quando cria-se intimidade/profundidade. Ou seja, quando a prática e a dedicação torna o ato de realizar algo extremamente eficiente e suave. É quando o conhecimento profundo permite um relaxamento da mente. Esta situação é muito propícia para a emersão de conteúdos do inconsciente: intuições, sensações, sensibilidades, memórias, insights, etc.

Aproveitar os ensinamentos espirituais deve ter uma única função: tornar a vida mais simples, eficiente e suave. A finalidade é se dedicar ao que realmente interessa: amor, proximidade, sentimentos nobres, contato corporal, arte, criação. Esta é a rotina mais adequada para uma vida plena e saudável.

CURSO GRATUITO: Descobrindo como a mente realmente funciona (VÍDEO 1)

Lembre-se que o foco da mente relaxada deve ser manter dentro de si mesmo todos os sentimentos nobres vibrando. Se você tiver que chegar em um lugar e o trânsito estiver lento, sua tarefa menor é chegar no horário. Sua tarefa maior é manter-se sintonizado com a paz, o amor, o respeito, o carinho. Este é sempre o GRANDE OBJETIVO de cada momento da vida (APRENDA mais com este livro, clique aqui). 

Sua vida deve ser eficiente, suave e repleta de sentimentos nobres. Esta é a verdadeira vida boa, repleta de ajuda ao próximo, carinho por si mesmo, ternura e paz interior.

A grande luta que você deve fazer é preencher seu vazio interior com sentimentos e pensamentos simples e nobres. Controle fortemente seu interesse por desejos e pelo individualismo.


Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com



SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS




CONHEÇA E LEIA, CLIQUE AQUI




Acompanhe a página "A Espiritualidade no Dia a Dia" no Facebook

Clique em "Curtir Página"










Leia também:



Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.





Quer ter acesso a centenas de outras imagens como 
esta acima para você escolher?

Clique aqui (Facebook) ou aqui (Pinterest)





Nenhum comentário:

Postar um comentário