segunda-feira, 30 de maio de 2011

É melhor ser ovelha negra ou ser ovelha branca? Ser diferente dos outros ao desenvolver suas qualidades









"Escolas produzem ovelhas brancas em massa, todas iguais. O que interessa em qualquer área de trabalho é a ousadia e criatividade das negras". 
Rita Lee



Amigos do site Psicologia Racional,


A cantora e poeta Rita Lee descreve lindamente um tipo de educação que elimina as diferenças (todas iguais).  E com isto mata a criatividade e a espontaneidade.

Todavia ninguém precisa ser ovelha negra para ter ousadia e criatividade.

Basta que a pessoa se aceite e procure se aprimorar. As pessoas devem ser o que são e viver o melhor a partir do que são.

A criança deve ter flexibilidade, deve estar preparada para copiar e criar, imitar e inventar, liderar e ser liderado, respeitar a autoridade e exigir da autoridade, etc.

Ou seja, ela não deve ser nem negra e nem branca.



sexta-feira, 27 de maio de 2011

A compaixão como forma de autoproteção psíquica




A compaixão é autodefesa. A serenidade é carinho consigo mesmo.




Os sentimentos nobres são fundamentais para a autodeterminação das pessoas. Autodeterminação significa a capacidade de ser ela própria, sem copiar modelos externos.

Estes modelos externos podem ser roupa, modo de falar ou se comportar, sentimentos, pensamentos, etc.

Ou seja, quem não prioriza os sentimentos nobres tende a copiar modelos externos.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Encontrando Bianca - vídeo do MEC sobre homossexuais. Assista e dê sua opinião.








“A presidenta entendeu que esse material, na opinião dela, não combate a homofobia. Ela entende que ele não foi desenhado de maneira apropriada para promover aquilo que ele pretende que é o combate à violência, a humilhação e a evasão desse público da escola”, afirmou o ministro. (Fonte)


O que você acha do vídeo destinado a adolescentes?


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Transtorno da falta de contato com a natureza. Ficar longe da natureza pode levar as pessoas a sofrerem de problemas mentais.




Nos sentimos bem em meio à natureza porque ela não nos julga. Friedrich Nietzsche





Transtorno da falta de contato com a Natureza (Nature Deficit Disorder), é um termo criado pelo escritor e jornalista norte-americano Richard Louv em seu livro de 2005, Last Child in the Woods (Tradução: A Última Criança nas Florestas). Refere-se à alegada tendência de as crianças terem cada vez menos contato com a natureza, resultando em uma ampla gama de problemas de comportamento. Esta doença não é ainda reconhecida em qualquer um dos manuais de medicina de transtornos mentais, como o CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) ...


As leis, o bom senso e os homossexuais. Entenda de modo simples o porquê o casamento gay é algo bom para a sociedade.




Casamento gay e homossexualidade saiba como ter bom senso nesta questão






Amigos do site Psicologia Racional:

A realidade de uma sociedade muda com o tempo. Situações que antes não existiam começam a se tornar cada vez mais comuns. As leis devem mudar para acompanhar a realidade.

Quarenta anos atrás não existia o problema de spans e de emails com vírus. Hoje existe e é uma situação que requer leis específicas regulando e punindo abusos.

O mesmo acontece com homossexuais que constroem a vida juntos por muitos anos. Veja história real abaixo:


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Coisas idiotas que eu já fiz por amor



Coisas idiotas que já fiz por amor






Amar é por definição fazer coisas idiotas, pois o amor te liberta dos limites e de boa parte das restrições sociais.

Amar é se mover e realizar coisas com mais intensidade.

Amar é sair do morno e se permitir ousar.

Amar é assumir riscos para estar juntos e criar algo melhor.

Amar é prestar atenção no outro, valorizar o outro e ter prazer com o prazer do outro.

Amar faz as pessoas fazerem coisas que não teriam motivação se não fosse este sentimento divino.

Por amor já assisti filmes idiotas, fui a palestras idiotas, escutei conversas idiotas.

Rubens Barrichello, o que leva muitos brasileiros a sentirem prazer em ridicularizar um vencedor




Rubens Barrichelolo merece ser respeitado e valorizado





Por Regis Mesquita



A forma como muitos brasileiros tratam o piloto Rubens Barrichello é um exemplo do negativismo e destrutividade da sociedade brasileira.

A grande maioria dos homens brasileiros sonha em chegar perto de um carro de fórmula 1.

Pilotar um destes carros é um sonho impossível.



sábado, 21 de maio de 2011

Armas Silenciosas - estratégias para criar crianças e adolescentes medíocres e sem força



quem oferece companhia, segurança e orientação é quem controla a cabeça da criança





Por Regis Mesquita 


Amigos do site Psicologia Racional,

Eu compartilho com vocês partes de um texto do pensador Noam Chomsky.

O texto descreve de 10 estratégias de manipulação da mente. Reproduzo três destas estratégias. Sugiro que após ler este texto, vocês leiam o meu texto anterior: O futuro e a educação dos seus filhos

Observem como existe um esforço de imbecilização da sociedade. Este processo gera sérios problemas na educação de crianças e adolescentes; e reflete nas escolhas de adultos. Após os trechos, eu comento.


"7 – Manter o público na ignorância e na mediocridade.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Adolescente desatento, televisão e computador ligado - A epidemia de adultos sem futuro




O segredo do seu futuro está escondido em sua rotina diária. Filho lutador, adulto acima da média




Constantemente recebo pais em meu consultório reclamando da desatenção dos filhos. Uma das minhas obrigações é saber a rotina diária dos filhos.

Desde criança ficam durante horas na frente da TV. Esta é a característica mais marcante. São adolescentes e crianças que conseguem manter atenção em algumas coisas que os atraem muito, mas não conseguem manter se não há a atração suficiente.

Parte desta dificuldade está ligada a questão da intolerância à frustração.

Outra parte está ligada ao de estímulo que chega ao cérebro com a Tv. Neste caso o menos importante é o conteúdo e o mais importante a rapidez de mudanças dos estímulos que chegam da televisão.

sábado, 14 de maio de 2011

Déficit de atenção - TDAH - diagnósticos errados, excesso de medicação - futuros comprometidos








Será que o uso de medicação para déficit de atenção está exagerado?


Uma pesquisa que será divulgada na íntegra no fim do mês na Alemanha por ocasião do próximo Congresso Mundial de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) revela que quase 75% das crianças e adolescentes brasileiros que tomam remédios para déficit de atenção não cumprem os critérios diagnósticos para essa condição clínica. Resultados parciais do estudo foram divulgados nesta semana pelo jornal Folha de São Paulo.



A pesquisa envolveu quase seis mil crianças e adolescentes de 16 Estados do Brasil e Distrito Federal com idades entre4 a18 anos. Os pais e professores das crianças responderam a um questionário baseado nos critérios diagnósticos para o TDAH do DSM IV (manual americano de diagnóstico de transtornos mentais). Apenas 23,7% das 459 crianças que haviam sido diagnosticadas com déficit de atenção realmente tinham o transtorno, segundo os critérios do manual. Das 128 que tomavam remédios para tratá-lo, apenas 27,3% cumpriam os critérios diagnósticos para TDAH.


A dificuldade diagnóstica do TDAH não é um problema restrito ao Brasil. Já no ano de 1993, uma pesquisa já apontava que mais de 70% das crianças encaminhadas para uma clínica especializada em TDAH nos EUA não apresentavam esse diagnóstico.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

As leis que incentivam o aprimoramento humano. Tornando-se melhor ao cumprir as leis e superar positivamente os obstáculos








Grande parte dos seres humanos precisa de metas e punição. Se não for assim, eles próprios serão vítimas de suas más tendências: preguiças, incapacidades, inação, comodismo, etc.

A principal função das leis é incentivar as pessoas a tomarem determinadas atitudes. Observe, por exemplo, a lei que pune o estupro - para quem ela serve? Não serve para as pessoas que tem a capacidade de controlar seus impulsos. Portanto, serve para aqueles que tem dificuldade de controlar seus impulsos sexuais e/ou agressivos. Milhares de estupros deixam de acontecer todos os anos porque os potenciais estupradores tem medo da prisão. Por medo, eles se controlam, e (talves) até aprendam a usar adequadamente os seus instintos sexuais/agressivos.

A lei que obriga as pessoas a usarem o cinto de segurança só "pegou" quando um político populista começou a multar os motoristas. Só assim as pessoas saíram da comodidade e da preguiça, e passaram a respeitar a lei (e dar menos custo para o sistema de saúde pública).


terça-feira, 10 de maio de 2011

Entenda porque as pessoas estão tendo mais doenças mentais (depressão, ansiedade, pânico, stress, etc)








Amigos do site Psicologia Racional,



O texto abaixo é uma interessante constatação de como o estilo de vida influencia no aparecimento de doenças.  Após o texto, comento como alguns comportamentos e valores podem gerar este adoecimento.


"Com mudanças no estilo de vida dos brasileiros, os transtornos mentais passaram a ocupar lugar de destaque entre os problemas de saúde pública do país.

De acordo com dados citados em uma série de estudos sobre o Brasil, publicada ontem no periódico médico "Lancet", as doenças mentais são as responsáveis pela maior parte de anos de vida perdidos no país devido a doenças crônicas.

O marketing subconsciente a favor das drogas. Cuidado com o que você acredita, não transforme-se no seu pior inimigo.







Amigos do site Psicologia Racional,

Selecionei o texto abaixo porque ele é revelador da forma de funcionamento do marketing para incentivar o consumo de drogas legais e ilegais (se considerá-lo complexo, leia primeiro meus comentários). Quem acredita neste marketing desenvolve comportamento autodestrutivo, portanto tome cuidado!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O stress e o copo d'água







Recebido por email (sem o nome do autor):



"Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:   -"Qual o peso deste copo d'água? "

As respostas variaram de 250g a 700g.

O palestrante, então, disse:   - "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."

"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu o mantenho levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."  



quarta-feira, 4 de maio de 2011

A explicação para o autoboicote de uma mulher. O que você faz sem ninguém ver é o que te coloca em evidência para todo mundo ver.




Autoboicote e autossabotagem.





A história abaixo foi contada por um pastor (depois vem nossos comentários):


"Quando a pessoa faz algo errado, manda uma mensagem para o diabo vir visitá-lo. O diabo quando chega analisa quem o convidou para saber qual é o melhor caminho para destruir a pessoa e, assim, torná-la cada vez pior.


A mulher em questão tinha uma empregada doméstica. Ela prometeu o salário e mais o pagamento do INSS. Orientada por vizinhas, ela decidiu que não pagaria o INSS. Segundo as vizinhas, nenhuma empregada pede o recibo do INSS, por isto pagar era jogar dinheiro fora.


Ela cedeu ao egoísmo e começou a pagar somente o salário da empregada. "Economizava" todos os meses o dinheiro do INSS.



Terrorismo: com bombas e guerras por todo lado, milhares de Bin Laden vão surgir no presente e no futuro



Violência gera violência e perversão. Muitos Bin Laden vão surgir





Por Regis Mesquita



A cada bomba que os EUA jogam, mais jovens sem esperanças partem para o radicalismo.

As dezenas de ditadores corruptos, que contam com o apoio dos EUA, massacram a esperança dos jovens. Todos os dias, milhares deles são doutrinados pelos grupos islâmicos radicais.

Países que fazem as vezes de "amigos" dos EUA, como a Arábia Saudita, são os primeiros a financiar com BILHÕES de dólares grupos islâmicos radicais. Foi de um destes grupos radicais que surgiu o primeiro, mas não único, Bin Laden.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Mulheres casadas, sem sexo e muito felizes




Mulheres casadas, sem sexo e muito felizes





Existe uma "ditadura" do sexo. Por esta "ditadura" todos devem estar repletos de desejos sexuais, vivendo o paraíso do orgasmo.

Acontece que as personalidades e as necessidades dos indivíduos mudam muito. Existem pessoas que possuem uma libido muito alta, enquanto para outros a libido é menor. Algumas pessoas possuem uma fase de libido alta e outras de libido (desejo) baixa. É normal no ser humano a oscilação. 



Mudanças sociais que parecem ser negativas, mas são muito positivas. Menos pensamentos negativos na hora de analisar as transformações da sociedade



Mudanças sociais que estão sendo apresentadas como negativas, mas que são positivas. Pensamento positivo




Por Regis Mesquita



Estamos em uma época de extremos. Os extremos são próprios da liberdade: liberdade para cada um TENTAR SER o que está buscando.

Existe, atualmente, muito mais liberdade para as pessoas serem elas mesmas, se mostrarem como são ou como gostariam de ser.

Como sempre acontece, alguns aproveitam bem a liberdade para se conhecerem melhor e cultivarem o que há de melhor em si.

Outros, seguem o caminho inverso. Usam a liberdade para expressar livremente o que há de errado ou pouco evoluído.