domingo, 6 de agosto de 2017

Os delírios de quem vive de simular a realidade e não fazer nada. O perigo do autoengano na vida das pessoas.



Vida real ou simulada?






Um instituto ligado a um grande banco do Brasil fez uma pesquisa sobre hábitos de leitura. O resultado já era esperado. 96% consideram muito importante as crianças lerem. Porém, só 37% leem para crianças (entre os que tem filhos pequenos). Poucos têm o comportamento (ler) que consideram muito importante.

Traduzindo: a vida ineficiente e insatisfeita começa assim. Ao invés de fazer algo que é muito importante, a pessoa foca a sua vida em algo menos importante. A consequência: algo pior acontece na mente das pessoas, como explicarei a seguir.

A mente humana desenvolveu uma incrível habilidade de simular a realidade dentro dela. Ela consegue planejar atividades com dias de antecedência, por exemplo. Atletas olímpicos simulam mentalmente os movimentos que devem fazer, para ganharem mais habilidade.

Tudo o que é usado para o bem, também pode ser usado para o "mau". Um mau uso é não colocar em prática aquilo que pensa e sente. Por exemplo: concordar que é importante ler para as crianças, mas não fazer isto. Para ficar na não ação, a pessoa precisa criar alguma mentira mental (geralmente desculpas) para justificar a falta de compromisso com aquilo que acredita ser o melhor.

Observe: a pessoa decide o que é o melhor, não faz e inventa desculpa. O nome disto é autoboicote, o que cria uma vida desvitalizada.

Recebi a propaganda de um livro cujo nome é "Só o amor constrói". Algumas pessoas acharão este título lindo. Na realidade, é algo terrivelmente negativo. É um grande exemplo da fantasia substituindo a realidade.

A disciplina constrói, o conhecimento constrói, a alegria e a boa vontade também constroem, etc. Imagina seu pai indo fazer uma cirurgia cardíaca com um médico cheio de amor para dar e pouco preparo para a cirurgia.

Portanto, o título do livro só é "lindo" se ficar descolado da realidade. Na verdade, estas frases são muito usadas por pessoas que pouco realizam e usam o amor (que é importantíssimo) como desculpa.

A construção do bem, do eficiente e do belo depende de muitas qualidades e habilidades que se reforçam mutuamente. O amor potencializa todas estas qualidades e habilidades. Mas não é único e nem pode servir de desculpa para comportamentos pouco eficientes, preguiça, acomodação negativa, etc.

Quanto mais as pessoas ficam presas nas suas fantasias e na simulação mental, mais elas se distanciam da ação que permite a superação de barreiras e obstáculos. A base da evolução é a ação.

O que acontece dentro do cérebro de uma pessoa que veste uma roupa de grife falsificada? A mente dela sabe que é mentira, ao mesmo tempo ela precisa dar vazão à sua necessidade de vaidade e de busca de autoestima positiva. É lógico que o resultado não é bom. É muito difícil reforçar a autoestima com uma mentira/enganação. O resultado é cansaço mental, angústia, vazio existencial, etc. Ao mesmo tempo aparece o prazer derivado da vaidade - a vida falsa tem pelo menos a recompensa de sustentar a vaidade.

A simplicidade é muito importante por um motivo todo especial: facilita a ação. A simulação mental é quase sempre complicada e desgastante.

E o pior: é quase sempre contaminada pela mentira - autoengano e autoboicote.

A vida que poderia ser de realizações positivas e nobres, passa a ser de simulações mentais e pouca ação verdadeira e significativa.

Somente quem delira muito e faz pouco pode achar verdadeira a frase "só o amor constrói" (1). A vida deve ser baseada na ação. Por isto, tudo que é nobre constrói. Quando qualidades se juntam torna-se mais fácil construir (por exemplo: amor mais disciplina, mais boa vontade, mais conhecimento técnico torna mais fácil resolver um problema. Amor mais preguiça, mais despreparo, torna mais difícil resolver este mesmo problema). O nome desta junção de qualidades é completude (veja mais aqui e aqui). Lembre-se:  simulação mental sem ação é pura hipocrisia.


CLIQUE AQUI  E  ESCOLHA O TEXTO

Quando a alma "é pequena" a mente humana pode se satisfazer com simulações. Todavia, o sentido da evolução é a expansão da consciência e da vida. É o oposto da simulação. A evolução e a sabedoria dependem da ação, da realização, da entrada no real para tentar construir algo para si e para o mundo.

A credibilidade de Jesus, Gandhi e Chico Xavier vem das suas atitudes, muito mais que das palavras.

Solução:

seja coerente, se algo é realmente importante você deve realizá-lo.

Seja verdadeiro, aguente sua verdade e procure crescer a partir do que é real.

Seja simples, para ser ativo e agir no mundo - dessa forma irá aprender, amadurecer e desenvolver sabedoria.

Pense nisto!


(1): algumas pessoas de tanto ouvir a frase "só o amor constrói" acabam repetindo sem refletirem sobre o tema.

PS: a regra é esta: a pessoa faz uma escolha, mas não quer pagar o preço para efetivá-la. O resultado é a fuga para a fantasia.

PS: se você quer aprofundar no assunto, entre no blog Caminho Nobre e pesquise por Fator Mínimo e Intensificação.


Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/mesquitaregis





Dicas, pensamentos, mensagens e novidades do site Psicologia Racional













Não perca contato com este site. Salve-o agora nos seus favoritos.











Desculpa destrói oportunidades e gera derrotas.





Atenção:  

receba todos os novos textos do site Psicologia Racional no seu email. Na coluna da direita tem um lugar para digitar seu email (será mandado um email de confirmação, clique no link deste email para efetivar a inscrição). Outra opção é você se tornar seguidor do site.


É simples! É rápido! É fácil!





 Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.






Compartilhe com seus amigos este texto. Obrigado!

Um comentário:

  1. Dr. Regis...sempre acompanho seus posts, são muito bons e instrutivos, se puder de uma olhada nesse link do Prof Laercio, é um físico que fala sobre espiritualidade, creio que se encaixa em muita coisa que você trabalha....Grande Abraço

    http://www.youtube.com/user/Laerciofonseca1

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...