quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O afloramento dos instintos na vida moderna, desequilíbrio emocional, liberdade e desenvolvimento de vocações e interesses




Não se sinta culpado por fazer o que é melhor para você.



Amigos do site Psicologia Racional,

Algum tempo atrás recebi esta mensagem. Reproduzo abaixo partes e depois comento:

"Se você prestar bem atenção ... essas emoções instintivas estão mais afloradas. Todo o lixo que estava por debaixo do tapete está sendo jogado para fora e estamos nos surpreendendo pelas nossas atitudes”.

“No nosso caso, já tendo o conhecimento, pegamos no pesado e batalhamos para frear essas atitudes, destruindo em nós mesmos tudo o que leve a acumular o lixo do mal; os que ainda não têm ou que não se interessaram em ter, como vulgarmente se diz: "deixa rolar, deixa a vida me levar".

“... Ninguém é melhor, nem pior, estamos envolvidos nessa atmosfera de ondas de pensamentos, palavras e obras voltados para mal, sendo necessário muita vigilância e muito trabalho para se manter livres dessas influências”.

LEIA TAMBÉM: A paixão se transformando em amor

“Muitos espíritas se afastam do meio em que vivem, se refugiando, vivendo entre livros e rezas - alguns autores espíritas até aconselham a isso, mas não vai ser assim que se conseguirá mudar a atmosfera contaminada. É entre e no meio do povo, convivendo com todos, na cova do mal, exemplificando dia após dia, é que se prova estar lutando contra as influências do mal e contra o mal que existe na bagagem espiritual de cada ser". (M H)



Comentário de Regis Mesquita: 

Lembro de quando era criança, as meninas recebiam ensinamentos sobre a forma correta de uma mulher sentar. Diziam que se uma mulher não sentasse corretamente seria mal julgada e mal falada. As mulheres, obedientes, copiavam a forma correta de sentar e se julgavam segundo este critério. Ou seja, POR MEDO das consequências estas mulheres matavam sua espontaneidade, suas vocações, suas liberdades. Com medo, elas aprendiam a serem dissimuladas, críticas e reprimidas. Elas eram treinadas a julgarem os outros segundo elementos que nada tem a ver com a alma e com a evolução espiritual.



Clique Aqui
Sito este pequeno exemplo para que não imaginemos que a situação da humanidade piorou. Ao contrário, melhorou. Pois, não são apenas os instintos que afloram, são vocações que afloram, é a liberdade que aflora, é a espontaneidade e as oportunidades de solidariedade e de autenticidade.

A prova desta melhora pode ser encontrada por toda parte. Desde as associações de defesa dos animais até em um pai que acorda todos os dias mais cedo para trocar os filhos, fazer comida para eles – antes de ir trabalhar. Seu pai jamais trocou uma fralda, ele troca todos os dias. Ele aceita feliz fazer um papel que seu pai considerava ser de “mulherzinha”.

A transformação da força de COAÇÃO social representa uma imensa OPORTUNIDADE para todos os espíritos encarnados no planeta Terra. Como é oportunidade, nem todo mundo aproveita. Alguns até se perdem em meio à oportunidade. Outros possuem um medo terrível de serem livres e buscam modelos externos de comportamento. Querem de toda forma continuar a copiar algo ou alguém – infelizmente estes ainda são a maioria.


Estamos em um período de transição. Evolutivamente é um período em que os conteúdos do inconsciente conseguem atingir a consciência com mais facilidade. Acredito eu que este é apenas O COMEÇO, ou seja, cada vez mais os conteúdos do inconsciente aflorarão mais facilmente na consciência.







No inconsciente reside muito “lixo”, mas reside também muita luz. No inconsciente estão em estado latente muita potencialidade. Grande parte destas potencialidades só podem se desenvolver em ambiente de muita diversidade. Recentemente, em uma palestra, conheci um engenheiro apaixonado por canto lírico. Ele nasceu e se criou em uma cidadezinha pequena. Antigamente ele nem saberia o que é canto lírico e, se soubesse, talvez tivesse vergonha de permitir que a sementinha da sua vocação crescesse. Graças à sua paixão pelo canto lírico, ele se viu curado de uma depressão. Não apenas curou sua depressão, também mudou seus valores e investimentos de tempo e dinheiro.




Neste engenheiro cresceu uma sementinha saudável, porque foi isto que ele cultivou ao longo da sua história de vida. Portanto, o que expressamos é um misto do que somos e daquilo que copiamos socialmente. A pior parte não é a expressão das nossas partes imaturas. O pior é a cópia de modelos externos, que matam nossa verdade interior. A cópia mata a luz e mantém as imaturidades.



Concluindo: para a evolução espiritual e a superação das imaturidades (que minha colega chama de o mal) é extremamente importante que as forças interiores positivas representadas por vocações e intuições sejam desenvolvidas. Estas novas experiências e oportunidades permitem paz, autorrealização e, o principal, elevam o nível vibracional das pessoas.


Você não deve se assustar com a diversidade. Ela é muito melhor do que a repressão, porque a repressão mata milhões de sementinhas de vocação e de espontaneidade que estão dentro das pessoas, prontas para germinarem. Não gaste seu tempo julgando o próximo. Foque em gerar novas qualidades, habilidades e sabedorias na sua vida. 


Como diz o livro "A Espiritualidade no Dia a Dia": "a partir de hoje tudo de bom que há em mim será fortemente aproveitado". Esta frase deve dirigir sua vida: aproveitar tudo de bom que há dentro de você e na sua vida.

LEIA TAMBÉM: A importância do desapego para sua libertação emocional e evolução espiritual 




Lembre-se: se você aproveitar o que existe de melhor em você terá como consequência ser diferente das outras pessoas. Você será único, será alguém que poderá contribuir com sua vocação para tornar o mundo melhor. Siga firme! Enfrente a preguiça, a desmotivação e a falta de reconhecimento para conquistar qualidades, habilidades e sabedorias. Se tua vocação e teu tesão é tocar piano, por exemplo, siga em frente. Toque várias horas de piano por dia, estude, se desenvolva. Siga em frente. Seu conjunto de escolhas te fará único; alguns não gostarão, mas muitos te aceitarão da forma como é. As pessoas que te aceitarão é que devem ser seus companheiros de vida.



Dica: no blog Caminho Nobre você encontrará dezenas de textos com técnicas e explicações para te ajudar a educar sua mente. O estudo dos textos do Blog irá te ajudar muito.


Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com



CONHEÇA E LEIA, CLIQUE AQUI



O afloramento dos instintos na vida moderna, desequilíbrio emocional, liberdade e desenvolvimento de vocações e interesses
SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS 



Leia também:

Mudar a vida é renascer para a vida. Pare de adiar, pare de procrastinar. Rompa com seu pior para reforçar o que existe de melhor em você

Mudanças sociais que parecem ser negativas, mas são muito positivas. Menos pensamentos negativos na hora de analisar as transformações da sociedade

É o perdão e a gratidão que animam minha alma 

Ao invés de me preocupar, irei ofertar

Dezenas de textos sobre espiritualidade 

Não julgue: uma regra para educar o espírito 

Mutualismo e humildade: 100 trilhões de bactérias vivendo no nosso corpo  



Tudo de bom que você pode fazer por você está no agora, aqui no presente.




Compartilhe este texto com seus amigos e familiares.

Ajude a espalhar informação sadia e construtiva.








Um comentário:

  1. Olá, Regis! Gostei bastante do texto acima e peço, por favor, que me envie o que tiver de debate a cerca de assuntos que ainda são dogmáticos, padrões de comportamento, mistificações...É que escrevo sempre em meu blog sobre temas similares e, como bom estudante, procuro sempre aprender com os que estão a minha frente. Obrigado e parabéns. Iran1966.blogspo.com

    ResponderExcluir