sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O perdão é bem mais viril que o castigo (Gandhi)










“Creio que a não-violência é infinitamente superior à violência, 
e que o perdão é bem mais viril que o castigo…” (Gandhi)




Existem frases que podem marcar nossas existências e que ganham um peso maior porque quem as disse FEZ O QUE PREGOU.


Gandhi, Mandela e Kropotkin são alguns destes homens fantásticos que merecem nossa eterna gratidão.


Todos eles foram homens de ação, como foi Jesus e Paulo de Tarso. Souberam enfrentar as adversidades tornando-se sempre melhor.


Este foi o segredo deles. A cada bordoada da vida, tornaram-se melhores. Eles fizeram uma escolha lógica, mas que poucas pessoas fazem: escolheram cultivar o que é nobre. Amor, carinho, dedicação, raciocínio, liberdade, etc.



Mantendo-se na trilha eles se fortaleceram, e as agressões que vinham de fora pararam de doer na alma e no corpo.


Tem que ser macho, muito macho (viril), para escolher este caminho. Pois, ele é a escolha da forma como vai perder e da forma como vai ganhar. Ele é a escolha do desenvolvimento pessoal para superar o que é negativo.


Explico: o sujeito pode ser honesto, mas se for preguiçoso ou não administrar bem seu negócio, irá a falência. Indo à falência, será tentado a escolher errado.



Quem escolhe este caminho sabe que terá que desenvolver MÚLTIPLAS HABILIDADES para poder se manter no bom caminho. Enquanto está desenvolvendo irá sofrer e será tentado a sair do bom caminho. Por isto a pessoa deve ter força, coragem, fé, dedicação, raça -- ser "viril".

O resultado costuma ser muito bom, quando são pessoas de ação buscando desenvolver o que é nobre. Pois MAIS DO QUE FALAR, DEVE-SE FAZER.


É o caminho da ação. FAÇA!


Portanto, o perdão é muito viril. O homem ou mulher tem que ser forte para abrir mão da vingança, da punição e do alívio da raiva. Perdoar é desenvolver sua força interior.






Esta é uma filosofia de ação: perdoar não é ficar parado. Lembre: sem ação nunca! Perdoar é a oportunidade de agir racionalmente e se concentrar no que é mais nobre no ser humano.


Isto vale demais para pais e mães, cujos filhos costumeiramente os levam aos limites de suas forças mentais. Minutos antes, deve-se identificar o que está acontecendo. E decidir: neste momento a luta é minha contra mim mesmo, depois resolvo com meu filho. Deve se fortalecer, e readquirir equilíbrio.



Equilibrado e sintonizado no que é nobre, é a hora de agir.

Nossos filhos nos ensinam, nos mostram onde somos fracos. O mundo faz o mesmo. Se queremos melhorar sempre, esta é a oportunidade.






O perdão é o caminho dos fortes. Deve-se ser capaz de perdoar e agir - persistir.


O amor quando emanado por espíritos evoluídos não é mole, ao contrário possui uma força e um impacto muito grande. O amor é a antítese da dó. O amor, nestas condições é firme e realista. É como o exemplo de Deus, que todos os dias escuta bilhões de seres sofrendo, e que nem por um segundo deixa de ser feliz e de colaborar. 


Clique Aqui
Os humanos devem se preparar para ofertar, para oferecer, auxiliar, mas também para receber, para manter o equilíbrio e a satisfação em absolutamente todas as situações. Estas dádivas são virtudes, prêmios, para quem não se desviou e permaneceu fiel no caminho correto.


Sobre a foto: "Ahimsa é um termo em sânscrito que significa “não violência”, é a rejeição constante da violência e o respeito absoluto a toda forma de vida".




No site Caminho Nobre você encontrará dezenas de textos com técnicas e explicações para te ajudar a educar e fortalecer sua mente. O estudo dos textos do Blog irá te ajudar muito.

Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com


SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS
















FAÇA O DOWNLOAD GORA, CLIQUE AQUI




DIREITOS AUTORAIS

 

Os textos do Blog PSICOLOGIA RACIONAL, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS e PROTEGIDOS.

 

Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.







4 comentários: