sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O perdão é bem mais viril que o castigo (Gandhi)










“Creio que a não-violência é infinitamente superior à violência, 
e que o perdão é bem mais viril que o castigo…” (Gandhi)




Existem frases que podem marcar nossas existências e que ganham um peso maior porque quem as disse FEZ O QUE PREGOU.

Gandhi, Mandela e Kropotkin são alguns destes homens fantásticos que merecem nossa eterna gratidão.

Todos eles foram homens de ação, como foi Jesus e Paulo de Tarso. Souberam enfrentar as adversidades tornando-se sempre melhor.

Este foi o segredo deles. A cada bordoada da vida, tornaram-se melhores. Eles fizeram uma escolha lógica, mas que poucas pessoas fazem: escolheram cultivar o que é nobre. Amor, carinho, dedicação, raciocínio, liberdade, etc.

Mantendo-se na trilha eles se fortaleceram, e as agressões que vinham de fora pararam de doer na alma e no corpo.

Tem que ser macho, muito macho (viril), para escolher este caminho. Pois, ele é a escolha da forma como vai perder e da forma como vai ganhar. Ele é a escolha do desenvolvimento pessoal para superar o que é negativo.

Explico: o sujeito pode ser honesto, mas se for preguiçoso ou não administrar bem seu negócio, irá a falência. Indo à falência, será tentado a escolher errado.

Quem escolhe este caminho sabe que terá que desenvolver múltiplas habilidades para poder se manter no bom caminho. Enquanto está desenvolvendo irá sofrer e será tentado a sair do bom caminho. Por isto a pessoa deve ter força, coragem, fé, dedicação, raça -- ser "viril".

O resultado costuma ser muito bom, quando são pessoas de ação buscando desenvolver o que é nobre. Pois MAIS DO QUE FALAR, DEVE-SE FAZER.

É o caminho da ação. FAÇA!

Portanto, o perdão é muito viril. O homem ou mulher tem que ser forte para abrir mão da vingança, da punição e do alívio da raiva. Perdoar é desenvolver sua força interior.






Esta é uma filosofia de ação: perdoar não é ficar parado. Lembre: sem ação nunca! Perdoar é a oportunidade de agir racionalmente e se concentrar no que é mais nobre no ser humano.

Isto vale demais para pais e mães, cujos filhos costumeiramente os levam aos limites de suas forças mentais. Minutos antes, deve-se identificar o que está acontecendo. E decidir: neste momento a luta é minha contra mim mesmo, depois resolvo com meu filho. Deve se fortalecer, e readquirir equilíbrio.

Equilibrado e sintonizado no que é nobre, é a hora de agir.

Nossos filhos nos ensinam, nos mostram onde somos fracos. O mundo faz o mesmo. Se queremos melhorar sempre, esta é a oportunidade.




O perdão é o caminho dos fortes. Deve-se ser capaz de perdoar e agir - persistir.

O amor quando emanado por espíritos evoluídos não é mole, ao contrário possui uma força e um impacto muito grande. O amor é a antítese da dó. O amor, nestas condições é firme e realista. É como o exemplo de Deus, que todos os dias escuta bilhões de seres sofrendo, e que nem por um segundo deixa de ser feliz e de colaborar. 

Clique Aqui
Os humanos devem se preparar para ofertar, para oferecer, auxiliar, mas também para receber, para manter o equilíbrio e a satisfação em absolutamente todas as situações. Estas dádivas são virtudes, prêmios, para quem não se desviou e permaneceu fiel no caminho correto.


Sobre a foto: "Ahimsa é um termo em sânscrito que significa “não violência”, é a rejeição constante da violência e o respeito absoluto de toda forma de vida". (Fonte: http://vibedoamor.wordpress.com/ )




No blog Caminho Nobre você encontrará dezenas de textos com técnicas e explicações para te ajudar a educar e fortalecer sua mente. O estudo dos textos do Blog irá te ajudar muito.



Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/mesquitaregis




Dicas, pensamentos, orientações e novidades do site Psicologia Racional








Faça o bem e torne-se mais forte e mais capaz







Leia também:








Fique atento: receba no seu email os novos textos do site Psicologia Racional.

Na coluna da direita existe um lugar para você digitar seu email. Depois você receberá um email de confirmação: clique no link e pronto. Todas as novas postagens serão mandadas para você.

É simples, fácil e útil.





Aproveite! São mais de 350 textos para você ler, refletir e compartilhar.





4 comentários:

  1. Ótimos textos... parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Grande dr. Regis .. Parabens.....

    ResponderExcluir
  3. Dr. Regis esse texto equivale a uma consulta....Parabens.


    Alex

    ResponderExcluir
  4. ADOREI LER SEUS TEXTOS,PARABENS!

    CLAUDIA TEREZINHA

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...