terça-feira, 1 de novembro de 2011

A humildade e o conhecimento progressivo da vida




Quem traz a paz para seu interior está livre de ser dominado pela opinião alheia. Regis Mesquita





"Minhas ideias levaram as pessoas a reexaminar a física de Newton. Naturalmente alguém um dia irá reexaminar minhas próprias ideias. Se isto não acontecer haverá uma falha grosseira em algum lugar."

Albert Einstein





A frase de Albert Einstein expressa a progressividade do conhecimento social, cultural e, principalmente, individual. Além disso, expressa que o progresso é coletivo; um colabora com o outro no desenvolvimento das teorias e das sabedorias.

Em nossas vidas temos que continuamente nos transformar para adaptarmos às necessidades externas e internas. As fases da vida são os exemplos mais óbvios das mudanças obrigatórias. Um adolescente, com seus hormônios abundantes, terá que mudar. Uma pessoa que passa a precisar de óculos para ler terá que mudar.

A vida foi organizada para nos obrigar a mudar. O ser humano tende para a imobilização, portanto, a natureza colocou milhares de maneiras de tirá-lo da imobilidade.

Por exemplo: não controlamos todas as variáveis da vida. Cuidamos com carinho dos nossos filhos, mas quem garante que não surgirá um motorista bêbado que irá machucá-lo? Esta hipótese é improvável, mas não impossível. Ela expressa uma verdade: não controlamos plenamente o nosso destino.

LEIA TAMBÉM: Meu tempo é precioso e eu quero me oferecer o que há de melhor 

Não controlamos a economia, o mundo, a natureza... não controlamos quase nada. Apenas podemos influir e tentar construir um bom caminho.

A progressividade de tudo é uma forma de nos lembrar da humildade. Tudo é impermanente. Tudo muda, lentamente ou não.


A disponibilidade interna para se transformar e ter novas experiências está se tornando o ponto central da vida humana. Sempre foi importante, mas hoje é muito mais importante. A necessidade das pessoas seguirem suas próprias vocações obriga a criação de um mundo multifacetado, porque as vocações são muito diferentes.







Um exemplo: o número de profissões está expandindo, assim como a quantidade de pessoas em determinadas áreas. Pessoas trabalhando com ciência (pesquisa e desenvolvimento) é várias vezes maior do que a 30 anos. O número de empregos em áreas culturais também progride. Estes são apenas dois exemplos de um mundo que se prepara para tornar mais fácil (ou menos complexo) seguir a própria vocação.


MAIS TEXTOS DE REGIS MESQUITA





A circulação de diferentes tipos de conhecimentos permitem que mais pessoas se identifiquem com algo. Neste sentido, o mundo vê uma explosão de novas filosofias, terapias, lutas marciais, esportes, tecnologias, etc. Tudo isto serve para tirar as pessoas da zona de conforto de terem a mesma religião, o mesmo estilo de vida, os mesmos valores, etc. Somos diferentes e o mundo atual facilita esta diferenciação. As necessidades evolutivas das pessoas são diferentes. O esforço evolutivo é diferente. Tudo é diferente, e muda sempre.

A humildade e a aceitação são duas armas fundamentais para se transformar e seguir um bom caminho. Sem humildade e aceitação fica muito mais difícil avaliar a realidade e fazer escolhas positivas. Explico: um orgulhoso pode facilmente buscar o status (aquilo que todos valorizam) ao invés de buscar sua vocação. Correrá o risco de ter (por exemplo) uma profissão que não gosta.

LEIA TAMBÉM: Se é este o meu caminho, é por ele que vou andar

O risco da liberdade é a pessoa pode escolher algo que aumente seus condicionamentos, traumas, bloqueios, pensamentos negativos, etc. É um risco. O risco de seguir segundo sua própria cabeça.

CLIQUE AQUI
Algumas pessoas delegam sua cabeça para outros. Estes são os seguidores. Mas, até eles terão que mudar, porém outros determinarão o que irão desejar e como irão agir.

Como sempre, alguns seguem mais rápido e fazem melhores escolhas que outros.

Concluindo: se o conhecimento é sempre progressivo, temos que ter abertura para nos adaptar aos ganhos progressivos, aceitando-os e buscando-os.



Lembre-se:

"A pessoa sábia terá que enfrentar grandes e pequenos desafios em sua vida. Os enfrentará com melhores recursos, pois terá as facilidades decorrentes das qualidades e habilidades que desenvolveu. O ser humano imaturo terá muito mais dificuldades porque não saberá evitar os problemas e ainda usará sua imaturidade para dificultar a solução dos problemas. Todos terão que enfrentar desafios, que fique claro. Quem se perder em ilusões terá maiores dificuldades." 

(trecho do livro "A Espiritualidade no Dia a Dia" - clique aqui para conhecê-lo)


Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com


SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL DAS REDES SOCIAIS





CONHEÇA E LEIA, CLIQUE AQUI







Perdão é a libertação de quem perdoa. Livre-se dos sentimentos negativos. Livro sobre a espiritualidade no dia a dia

Se prepare com o livro "A Espiritualidade no dia a dia"






Leia também:

A evolução dos espíritos encarnados no Planeta Terra e o afloramento dos instintos

Mudando seus padrões de pensamentos, abandonando o julgamento

A inveja e o desejo de ser especial. Não permita que a inveja te paralise e te desgaste. Mentalização para romper com a inveja.

A vida simples e eficiente: viva com menos stress e menos tensão. Aprecie a vida com mais sabedoria

Seja bem-vindo! A regra especial do Caminho Nobre

Mutualismo e humildade: 100 trilhões de bactérias vivendo no nosso corpo

Eu sou diferente! Histórias e decisões de quem pratica o Caminho Nobre














Para refletir:


Não fuja da sua vida. Faça pactos da verdade com pessoas que possam contribuir com sua vida

O ser humano é imaturo.

Tem medo da verdade.

Para evitar problemas, as pessoas tornam-se dissimuladas.

Elas escondem de você o que percebem de errado na sua personalidade.

Por amor, algumas pessoas irão te cobrar menos ou te informar menos sobre as qualidades que você precisa aprimorar.

Outras, por serem indiferentes a você, não terão interesse em te informar a verdade.

A verdade é poderosa. Pessoas imaturas tem muito medo deste poder.

Amor e confiança é a principal arma para que a verdade possa aparecer de forma clara e ser absorvida sem briga ou desânimo.

É muito importante que haja pactos de verdade entre você e pessoas que você considera que possam te ajudar a reconhecer suas limitações e erros.

Ficar ISOLADO é um erro. Porque você jamais será capaz de perceber sozinho todos seus erros.

LEIA TAMBÉM: Simplicidade e humildade geram o bom senso

O pacto da verdade envolve amor e respeito. Mas, envolve principalmente o desejo de se ver e ver o outro MELHOR cada dia.

Ao escutar a opinião que vem do outro, você deve refletir sobre ela. Sem aceitar imediatamente e sem rejeitar imediatamente.

Fazer uma reflexão saudável que te permita se perceber e perceber detalhes da sua vida de modo diferente.

A decisão deve ser sempre sua. A responsabilidade sempre sua. A informação que vem do outro é somente uma forma de enriquecer sua percepção.

Lembre-se: este enriquecimento é muito importante para tomada de decisões saudáveis e eficientes.

Autor: Regis Mesquita

Reflexão baseada nos ensinamentos do livro “A Espiritualidade no Dia a Dia”: https://www.amazon.com.br/dp/B01LXTRN1C














ASSISTA O VÍDEO












Um comentário: