terça-feira, 1 de novembro de 2011

A humildade e o conhecimento progressivo da vida









"Minhas idéias levaram as pessoas a reexaminar a física de Newton. Naturalmente alguém um dia irá reexaminar minhas próprias idéias. Se isto não acontecer haverá uma falha grosseira em algum lugar."

Albert Einstein





Adorei esta frase do A. Einstein. Ela expressa a progressividade do conhecimento social, cultural e, principalmente, individual.

Em nossas vidas temos que continuamente nos transformar para adaptarmos às necessidades externas e internas. As fases da vida são os exemplos mais óbvios das mudanças obrigatórias. Um adolescente, com seus hormônios abundantes, terá que mudar. Uma pessoa que passa a precisar de óculos para ler terá que mudar.

Deus organizou a vida para nos obrigar a mudar. O ser humano tende para a imobilização, portanto, a natureza colocou milhares de maneiras de tirá-lo da imobilidade.

Por exemplo: não controlamos todas as variáveis da vida. Cuidamos com carinho dos nossos filhos, mas quem garante que não virá um motorista bêbado e irá machucá-lo? Agimos ponderando quais são as hipóteses mais prováveis de acontecer. Mas a verdade é que não controlamos o destino.

Não controlamos a economia, o mundo, a natureza... não controlamos quase nada. Apenas podemos influir e tentar gerar um bom caminho.

A progressividade de tudo é uma forma de nos lembrar da humildade e da existência do plano espiritual. Tudo é impermanente. Tudo muda, lentamente ou não.

A disponibilidade interna para se transformar e ter novas experiências está se tornando o ponto central da vida humana. Sempre foi importante, mas hoje é muito mais importante. A necessidade das pessoas seguirem suas próprias vocações obriga a criação de um mundo multifacetado, porque as vocações são muito diferentes.

Um exemplo: o número de profissões está expandindo, assim como a quantidade de pessoas em determinadas áreas. Pessoas trabalhando com ciência (pesquisa e desenvolvimento) é várias vezes maior do que a 30 anos. O número de empregos em áreas culturais também progride. Estes são apenas dois exemplos de um mundo que se prepara para tornar mais fácil (ou menos complexo) seguir a própria vocação.




A circulação de diferentes tipos de conhecimentos permitem que mais pessoas se identifiquem com algo. Neste sentido, o mundo vê uma explosão de novas filosofias, terapias, lutas marciais, esportes, tecnologias, etc. Tudo isto serve para tirar as pessoas da zona de conforto de terem a mesma religião, o mesmo estilo de vida, os mesmos valores, etc. Somos diferentes e o mundo atual facilita esta diferenciação. As necessidades evolutivas das pessoas são diferentes. O esforço evolutivo é diferente. Tudo é diferente, e muda sempre.

A humildade e a aceitação são duas armas fundamentais para se transformar e seguir um bom caminho. Pois o risco da liberdade é que a pessoa pode escolher algo que irá aumentar seus condicionamentos, traumas, bloqueios, pensamentos negativos, etc. É um risco. O risco de seguir segundo sua própria cabeça.

Algumas pessoas delegam sua cabeça para outros. Estes são os seguidores. Mas, até eles tem que mudar, porém outros determinam o que irão desejar e como irão agir.

Como sempre, alguns seguem mais rápido e fazem melhores que outros.

Concluindo: se o conhecimento é sempre progressivo, temos que ter abertura para nos adaptar aos ganhos progressivos, aceitando-os e buscando-os.


Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/mesquitaregis




GOSTOU DO SITE PSICOLOGIA RACIONAL?

AJUDE A DIVULGÁ-LO





No blog Caminho Nobre você encontrará dezenas de textos com técnicas e explicações para te ajudar a educar sua mente. O estudo dos textos do Blog irá te ajudar muito.




Facebook:  http://www.facebook.com/mesquitaregis






Perdão é a libertação de quem perdoa. Livre-se dos sentimentos negativos. Livro sobre a espiritualidade no dia a dia

Se prepare com o livro "A Espiritualidade no dia a dia"






Leia também:


A evolução dos espíritos encarnados no Planeta Terra e o afloramento dos instintos

Mudando seus padrões de pensamentos, abandonando o julgamento

Poluição sonora e diminuição da inteligência e da atenção em crianças 

A força do dinheiro inibindo pesquisas científicas com produtos e técnicas naturais 

Viver bem sem parte do cérebro 

No nível evolutivo da Terra é imprescindível saber se defender 

Permita que Deus o encontre. Esteja presente!






Compartilhe este texto com seus amigos e familiares.

Ajude a espalhar informação sadia e construtiva.











Clique em "Curtir Página" para curtir nossa página







Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...