terça-feira, 19 de outubro de 2021

O que é intuição? Um guia prático para compreender as intuições.

 


A maior força transformadora da vida: aproveitar e valorizar tudo de bom que existe dentro de você.  Livro: A Espiritualidade no Dia a Dia




A intuição é um RECURSO NATURAL da mente de todos os seres humanos. São informações, emoções, vibrações e sensações formadas FORA da consciência e projetadas para DENTRO dela.

 

As intuições são formadas automaticamente (sem o controle da consciência), pois tem a sua origem no inconsciente. São centenas intuições formadas ao longo de cada dia.

 

Importante: poucas vezes as pessoas percebem as intuições. A razão para esta ignorância é a FALTA DE SENSIBILIDADE e de preparo para perceber e valorizar as intuições.

 

Todo ser humano, para viver melhor, precisa aproveitar parte das suas intuições. Elas são essenciais para facilitar o aprendizado, a solução de problemas, aumentar a percepção da realidade, indicar novas direções e novos interesses, entre outras qualidades.

 

A quase totalidade das intuições são SUTIS e DURAM POUCO TEMPO. Ou seja, você precisa estar preparado para percebê-las. Um dos recursos é aquietar a mente. A mente conturbada terá muita dificuldade de perceber informações sutis.

 

Existem muitas outras atitudes e técnicas que você pode usar para melhor perceber as suas intuições (use o livro A Espiritualidade no Dia a Dia como um guia para esse desenvolvimento).

 

COMO FUNCIONA A INTUIÇÃO?

 

Resumidamente:

durante as 24 horas do dia, o seu inconsciente produz centenas de intuições.

Essas intuições (geralmente) são sutis e ficam à disposição da consciência por pouquíssimo tempo.

Se elas não são aproveitadas pela consciência, elas (geralmente) são “desligadas”.

Por isso, para aproveitar as intuições você precisa primeiro percebê-las.

É necessário TREINAR para aumentar a sua capacidade de percepção (desenvolver a sensibilidade) das intuições.

 

Atenção:

Tem gente que idolatra as intuições, tem gente que as despreza. Os dois estão errados.

As intuições fazem parte da vida diária. Devem ser ANALISADAS e usadas com equilíbrio e bom senso.

 

Um exemplo prático de intuição:

 

Uma médica operava o câncer de uma paciente. Após realizar todo o procedimento padrão, ela se preparava para “fechar a paciente”.

Neste momento, uma ideia apareceu na sua mente (a intuição). Essa ideia trouxe a informação de que ela deveria procurar mais câncer em uma outra área do corpo.

A médica PERCEBEU a intuição (sob a forma de ideia) e a analisou.

Decidiu seguir sua intuição; olhou nesta nova área e lá encontrou mais uma parte do câncer.

 

Observe que a intuição trouxe novas informações (as vezes verdadeiras, as vezes falsas). Estas novas informações foram avaliadas e serviram para orientar a ação da médica.

As intuições podem te ajudar a produzir novas ideias, novas soluções, novas escolhas. Ou seja, elas são fundamentais para a sua evolução, aprendizagem e melhor qualidade de vida.

 

As intuições e sensações estão muito presentes em sua vida.

Elas são muito importantes; por isso, são dezenas todos os dias.

Se você não as percebe, você perde parte de sua SABEDORIA INTERIOR.

Quem desperdiça algo tão bom terá uma vida mais complexa e difícil.”

Regis Mesquita

 

 

OUTROS TEXTOS DE REGIS MESQUITA SOBRE INTUIÇÃO

 

- Siga os sinais da vida e evite a vida atrofiada

- Cinco motivos para você aprender a parar seus pensamentos

- O que é ser humilde? Saiba como a humildade vai te ajudar a ter uma vida melhor

 

 

COMO SE TORNAR UMA PESSOA INTUITIVA?

 

O primeiro passo para aproveitar positivamente as intuições está em PERCEBÊ-LAS.

Se você não perceber, dificilmente conseguirá aproveitá-las.

Seu objetivo deve ser AUMENTAR A SUA SENSIBILIDADE.

A sensibilidade é o principal instrumento para perceber as intuições.

 

O melhor lugar para você TREINAR a sua sensibilidade é na FILOSOFIA CAMINHO NOBRE.

São dezenas de textos, vídeos, cursos e livros que vão te facilitar no seu trajeto rumo à uma vida com mais sensibilidade.

 

- Comece treinando aquietar a mente (leia mais aqui).

 


Albert Einstein: a mente intuitiva é um dom sagrado e a mente racional é um servo fiel


 

EINSTEIN E AS INTUIÇÕES

 

O cientista que mais valorizou as intuições foi Albert Einstein.

 

É dele a frase:

“A mente intuitiva é um dom sagrado e a mente racional é um servo fiel. Nós criamos uma sociedade que honra o servo e esquece o dom”.

 

Outra frase dele:

"Acredito em intuições e inspirações. Às vezes sinto que estou certo. Não sei se estou."

 

É importante notar que Einstein aproveitou as intuições porque se interessava por elas e as valorizava. Desta forma, foi mais fácil USÁ-LAS POSITIVAMENTE.

Se ele não as notasse, elas ainda estariam presentes. Elas estariam ativas, mas com muito menos força.

Se ele não as notasse, elas influenciariam suas ideias, percepções e sentimentos. Mas, influenciariam muito menos.

 

Grande parte da obra científica do físico foi revelada amparada nas intuições. Portanto, as intuições são um ótimo recurso para produzirmos mais, agirmos com mais eficiência e bom senso.

 

Todas as intuições devem ser analisadas com cuidado e sensatez. Geralmente elas trazem apenas PARTE da solução ou parte de novas informações. Elas são um elemento a mais a AUXILIAR a ação da consciência. Poucas vezes elas são “completas” trazendo um conjunto completo de informações, sensações, etc.

 

Por serem CONSTANTES, elas são um poderoso recurso capaz de expandir a sua consciência (como aconteceu com a médica do exemplo anterior).

 

A médica estava caminhando para finalizar a cirurgia. Segundo os melhores protocolos médicos, ela já havia feito todos os procedimentos necessários. A intuição surgiu e AMPLIOU a sua consciência.

 

A médica usou os melhores protocolos médicos MAIS a sua intuição. Esta ampliação da consciência foi a responsável por ela ter uma NOVA postura. A cirurgia foi além dos protocolos, a vida da paciente foi salva.





AS INTUIÇÕES COMO INSTRUMENTO DE BEM VIVER. UM EXEMPLO PRÁTICO DE INTUIÇÃO

 

Neste vídeo sobre técnica de respiração e de relaxamento (clique aqui), no minuto 12:10 e no minuto 18:05, você escutará uma ótima e rápida explicação sobre a intuição.

 

A parte que mais nos interessa é a história de uma mulher que reclamava que só namorava “caras errados” (minuto 19:55). A consciência da mulher a levava a prestar atenção e se interessar por determinadas pessoas.

Ao mesmo tempo, a intuição SINALIZAVA outro caminho.

 

VÍDEO do Canal Caminho Nobre: O desabrochar da melodia interior

(técnica de respiração e relaxamento – esta técnica te ajudará a treinar a sensibilidade para perceber as sensações do corpo)

 

DICA DE TEXTO: este texto é SUPERIMPORTANTE para você compreender as intuições –

Siga os sinais da vida e evite a vida atrofiada

 

Observe que a principal função das intuições são sinalizar (dar um toque, chamar atenção, dar uma dica, redirecionar a atenção, despertar uma lembrança, ativar um sentimento, etc).


No caso da mulher desse exemplo: do inconsciente surgia um bem-estar para com algumas pessoas. A forma como a intuição apareceu foi através de uma leve sensação de bem-estar ao conversar e interagir com algumas pessoas.

 

Explico melhor:


Essa mulher foi a um churrasco; lá encontrou um homem. Conversou com ele, mas ele não despertou o interesse da sua consciência. Seu interesse estava direcionado para outros tipos de homens.


Ou seja, ela nem percebeu o bem-estar que sentia ao conversar com este homem. Ela se sentia bem, sentia confortável, sentia “algo bom”. Ela não percebeu, não valorizou o sinal – ELA DESPERDIÇOU a intuição.


Normalmente, a intuição vem de modo sutil. É necessário perceber, valorizar e avaliar.


A festa já estava indo para o final... A mulher (que estava estudando a Filosofia Caminho Nobre) resolveu aquietar a mente, diminuir a excitação e prestar atenção nas suas sensações... Ela mudou sua postura e passou a PRESTAR MAIS ATENÇÃO NOS SINAIS QUE VINHAM DO SEU INTERIOR.


Ela reencontrou o homem e voltou a conversar com ele. Mas, desta vez ela notou: ela se sentia em paz ao conversar com ele. Ela percebeu a sua INTUIÇÃO. Ela passou a considerar este homem como alguém que valia a pena buscar um pouco mais de intimidade.


A intuição ajudou a ampliar a sua consciência. Esta ampliação a fez ter outras escolhas baseadas nos seus sinais interiores.

 

INTUIÇÃO SÃO SINAIS. Sinais que devem ser avaliados.

 

Cuidado: a intuição não garante que este homem era o “amor da sua vida”. Não crie ilusões, pois elas vão te atrapalhar na conquista da sensibilidade.

Aprenda: intuições ampliam a consciência e geram mais oportunidades de viver bem.



Nono passo da evolução: desenvolva sua sensibilidade para perceber e emitir conscientemente a energia vibracional. Livro A Espiritualidade no Dia a Dia

RECOMENDAMOS O ESTUDO DESTE LIVRO.

Comece a ler hoje: clique aqui.

 


A TEORIA DO ARRASTÃO ESPIRITUAL

 

Se você acredita em espiritualidade, recomendo fortemente que estude a Teoria do Arrastão Espiritual.

Esta teoria preconiza o seguinte:

1 – somos espíritos;

2 – o espírito está vivo e ativo;

3 – o espírito sempre influencia o corpo e a mente;

4 – existe uma conexão entre a consciência e o espírito;

5 – parte das intuições tem sua origem na ação do espírito.

 

Mesmo se você for ateu, esta teoria explica de forma bastante interessante o funcionamento do inconsciente e a produção de conhecimento por parte dele (o que vai gerar as intuições).

 

SAIBA MAIS LENDO ESTE TEXTO:

O método de Jesus para a transformação pessoal e a elevação espiritual


ASSISTA ESTE VÍDEO:

O Método de Jesus e a teoria do arrastão espiritual


 

DE ONDE VEM A INTUIÇÃO?

 

A intuição é formada através de muitas variáveis. Estas variáveis são processadas pelo inconsciente. Após serem processadas elas são COMUNICADAS para o corpo, para a consciência e para as outras áreas da mente.


Explico:

Variável: pode ser qualquer ESTÍMULO (sons, imagens, sentimentos, memórias, temperatura, desejos, etc.).

No exemplo da médica (posso afirmar porque avaliamos juntos a situação relatada) a variável mais importante foram as VIBRAÇÕES.

Esta médica desenvolveu a sensibilidade (ao longo dos anos) e tem uma boa capacidade de sentir as vibrações que são emanadas pelo corpo dos pacientes.

É fácil de entender: um órgão do corpo que está sadio emana vibrações diferentes de um órgão doente. Ela captou inconscientemente estas vibrações alteradas.

 

As vibrações captadas foram processadas no inconsciente e ENTRARAM NA CONSCIÊNCIA COMO INTUIÇÃO.

 

As intuições são o fruto destas MENTES AUXILIARES que contribuem para nossa vida (nem sempre de forma positiva).

 

INFELIZMENTE as pessoas dão pouco valor para o principal mecanismo de comunicação do ser humano: as vibrações.

 

Para perceber as vibrações deve-se treinar e desenvolver a sensibilidade.

O problema é que nossa cultura privilegia comportamentos e atitudes que dificultam o pleno uso da sensibilidade.

Vivemos numa sociedade narcisista, consumista, baseada na excitabilidade e nos desejos. As pessoas vivem tensas, com stress alto. A mente fica conturbada com EXCESSO de pensamentos e informações.

Tudo isso atrapalha o desenvolvimento da sensibilidade.

 

Sem sensibilidade é difícil perceber e valorizar as intuições e também as VIBRAÇÕES.

Sua meta deve ser desenvolver sua sensibilidade. Ela será ótima para lidar com as vibrações, intuições e para atingir a MENTE NEUTRA.

 

A pessoa que fortaleceu e desenvolveu os potenciais da mente NÃO tem uma mente positiva. Ela tem uma Mente Neutra.

A Mente Neutra é a forma mais nobre de funcionamento da mente.

 

Para conhecer mais sobre a Mente Neutra:


A felicidade do homem de Mente Neutra e o infeliz de mente reativa


Mente Neutra é bem mais importante que a mente positiva


VÍDEO: Mente Neutra, a mente superior


VÍDEO: Por que a Mente Neutra é uma mente forte?

 


DESENVOLVA A SUA SENSIBILIDADE! Você precisa perceber os sinais que vem “do fundo da alma”. Seu espírito está sempre te orientando! FILOSOFIA CAMINHO NOBRE


 


INTUIÇÃO FEMININA: MULHER TEM MAIS INTUIÇÕES?

 

Intuições são processos naturais da mente. Homens e mulheres possuem o inconsciente; ele nunca para de processar informações, sentimentos, sensações, etc.

Tradicionalmente as mulheres desenvolveram mais a sensibilidade. Por terem mais sensibilidade, elas percebem mais as intuições.

O problema é que elas USAM POUCO as suas intuições.

 

Um dos fatores que ajudam as mulheres a terem mais sensibilidade é elas cuidarem afetivamente dos parentes (filhos, pais, irmãos). Tradicionalmente as tarefas que envolvem o cuidar são funções femininas.

 

Cuidar envolve sentir e perceber o outro. Envolve prestar atenção no outro e valorizar mais os sentimentos. Envolve valorizar as necessidades das outras pessoas, etc. Ou seja, cuidar faz as pessoas romperem com o padrão egoísta e isto ajuda a aumentar a sensibilidade.

 

Apesar de perceberem mais as intuições, elas percebem pouco. E, o principal, poucas vezes colocam suas intuições em prática.

 


Mente Neutra ou mente reativa, está na hora de você saber qual delas domina a sua mente

 

AS INTUIÇÕES EXISTEM? ELAS ESTÃO PROVADAS CIENTIFICAMENTE?

 

Sim, as intuições existem e são amplamente aceitas pela ciência.

Muitas pessoas estão tão desconectadas do seu interior que nunca ou quase nunca percebem as intuições que produzem DIARIAMENTE.

 

Imagina uma pessoa que anda se arrastando pelo chão porque duvida da existência de suas pernas.

Esta pessoa viverá pior por não aproveitar um recurso valioso (as pernas).

O mesmo acontece com as pessoas que não desenvolveram a sensibilidade e, por isso, não conseguem perceber as intuições. Elas perdem boas oportunidades de viver melhor.

As intuições são recursos básicos da vida humana.

 

META DE VIDA:

Transforme a capacidade de perceber as intuições em uma das metas mais importantes da sua vida.

 

Três motivos que DIFICULTAM você perceber as intuições:

a) a imensa maioria das intuições são sutis (ou seja, elas são formadas com pouca força energética);

b) você tem pouca capacidade de auto-observação;

c) normalmente elas se formam e desaparecem rapidamente.

 

Ou seja, é necessário SE TREINAR PARA PERCEBÊ-LAS.

Somente quem presta atenção é capaz de usá-las conscientemente.

 

Resumindo:

As intuições fazem parte da sua vida diária. Homens e mulheres produzem centenas delas todos os dias.

Elas atuam sobre seu corpo e mente. Elas estão muito presentes e são muito úteis.

Os cientistas, cada vez mais, estão compreendendo a sua formação e importância.

Portanto, já faz muitos anos que as intuições deixaram de ser valorizadas apenas por místicos.

 

As intuições são recursos fantásticos para te ajudar na vida. Quem as usa positivamente tem maiores oportunidades e aprendizados.

Portanto, “abra os olhos da alma”, expanda sua consciência e seja abençoado por muita sabedoria, informações, sensações, vibrações e muito mais.

 

DICA:

Use todos os recursos da Filosofia Caminho Nobre para se tornar plenamente preparado para usar este ótimo recurso.

 

Autor: Regis Mesquita

Contato, Cursos e Orientação: regismesquita@hotmail.com

 


SIGA O SITE PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS


 


CURSO: Descobrindo como a mente realmente funciona

VÍDEO 1 DO CURSO: Descobrindo como a mente realmente funciona


LEIA TAMBÉM:


Tem certeza de que é você quem controla sua mente?


Usando o Jejum como amplificador da vivência espiritual e da serenidade da mente


Desocupe sua mente e tenha paz    Mentalização 27, do Site Caminho Nobre


VÍDEO: A diferença entre o desenvolvimento pessoal e espiritual


Ao invés de ampliar seus desejos, amplie sua consciência

 

VÍDEO: Menos ansiedade! Acabe com o vício nos desejos e nas fantasias


Introdução ao uso da respiração para aquietar a mente, relaxar o corpo e diminuir o stress



10 motivos para você se acostumar a ler livros usando os leitores de ebook. Eu uso o kindle e adoro.


 

TEXTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

 

Os textos do site PSICOLOGIA RACIONAL, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão registrados e protegidos.

 

Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS).

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...