domingo, 6 de agosto de 2017

Os delírios de quem vive de simular a realidade e não fazer nada. O perigo do autoengano na vida das pessoas.



Vida real ou simulada?






Um instituto ligado a um grande banco do Brasil fez uma pesquisa sobre hábitos de leitura. O resultado já era esperado. 96% consideram muito importante as crianças lerem. Porém, só 37% leem para crianças (entre os que tem filhos pequenos). Poucos têm o comportamento (ler) que consideram muito importante.

Traduzindo: a vida ineficiente e insatisfeita começa assim. Ao invés de fazer algo que é muito importante, a pessoa foca a sua vida em algo menos importante. A consequência: algo pior acontece na mente das pessoas, como explicarei a seguir.

A mente humana desenvolveu uma incrível habilidade de simular a realidade dentro dela. Ela consegue planejar atividades com dias de antecedência, por exemplo. Atletas olímpicos simulam mentalmente os movimentos que devem fazer, para ganharem mais habilidade.

Tudo o que é usado para o bem, também pode ser usado para o "mau". Um mau uso é não colocar em prática aquilo que pensa e sente. Por exemplo: concordar que é importante ler para as crianças, mas NÃO fazer isto. Para ficar na não ação, a pessoa precisa criar alguma MENTIRA mental (geralmente desculpas) para justificar a falta de compromisso com aquilo que acredita ser o melhor.

Observe: a pessoa decide o que é o melhor, não faz e inventa desculpa. O nome disto é autoboicote, o que cria uma vida desvitalizada.


LEIA TAMBÉM:





 Recebi a propaganda de um livro cujo nome é "Só o amor constrói". Algumas pessoas acharão este título lindo. Na realidade, é algo terrivelmente negativo. É um grande exemplo da fantasia substituindo a realidade.

A disciplina constrói, o conhecimento constrói, a alegria e a boa vontade também constroem, etc. Imagina seu pai indo fazer uma cirurgia cardíaca com um médico cheio de amor para dar e pouco preparo para a cirurgia.

Portanto, o título do livro só é "lindo" se ficar descolado da realidade. Na verdade, estas frases são muito usadas por pessoas que pouco realizam e usam o amor (que é importantíssimo) como desculpa.

A construção do bem, do eficiente e do belo depende de muitas qualidades e habilidades que se reforçam mutuamente. O amor potencializa todas estas qualidades e habilidades. Mas não é único e nem pode servir de desculpa para comportamentos pouco eficientes, preguiça, acomodação negativa, etc.


Desculpa destrói oportunidades e gera derrotas.


Quanto mais as pessoas ficam presas nas suas fantasias e na simulação mental, mais elas se distanciam da ação que permite a superação de barreiras e obstáculos. A base da evolução é a ação.

O que acontece dentro do cérebro de uma pessoa que veste uma roupa de grife falsificada? A mente dela sabe que é mentira, ao mesmo tempo ela precisa dar vazão à sua necessidade de vaidade e de busca de autoestima positiva. É lógico que o resultado não é bom. É muito difícil reforçar a autoestima com uma mentira/enganação. O resultado é cansaço mental, ansiedade, angústia, vazio existencial, etc. Ao mesmo tempo aparece o prazer derivado da vaidade - a vida falsa tem pelo menos a recompensa de sustentar a vaidade.



A simplicidade é muito importante por um motivo todo especial: facilita a ação. A simulação mental é quase sempre complicada e desgastante.

E o pior: é quase sempre contaminada pela mentira - autoengano e autoboicote.

A vida que poderia ser de realizações positivas e nobres, passa a ser de simulações mentais e pouca ação verdadeira e significativa.

Somente quem delira muito e faz pouco pode achar verdadeira a frase "só o amor constrói" (1). A vida deve ser baseada na ação. Por isto, tudo que é nobre constrói. Quando qualidades se juntam torna-se mais fácil construir (por exemplo: amor mais disciplina, mais boa vontade, mais conhecimento técnico torna mais fácil resolver um problema. Amor mais preguiça, mais despreparo, torna mais difícil resolver este mesmo problema). O nome desta junção de qualidades é completude (veja mais aqui e aqui). Lembre-se:  simulação mental sem ação é pura hipocrisia.


CLIQUE AQUI  E  ESCOLHA O TEXTO

Quando a alma "é pequena" a mente humana pode se satisfazer com simulações. Todavia, o sentido da evolução é a expansão da consciência e da vida. É o oposto da simulação. A evolução e a sabedoria dependem da ação, da realização, da entrada no real para tentar construir algo para si e para o mundo.

A credibilidade de Jesus, Gandhi e Chico Xavier vem das suas atitudes, muito mais que das palavras.

Solução:

seja COERENTE, se algo é realmente importante você deve realizá-lo.

Seja VERDADEIRO, aguente sua verdade e procure crescer a partir do que é real.

Seja simples, para ser ativo e agir no mundo - dessa forma irá aprender, amadurecer e desenvolver sabedoria.

Pense nisto!






(1): algumas pessoas de tanto ouvir a frase "só o amor constrói" acabam repetindo sem refletirem sobre o tema.

PS: a regra é esta: a pessoa faz uma escolha, mas não quer pagar o preço para efetivá-la. O resultado é a fuga para a fantasia.

PS: se você quer aprofundar no assunto, entre no blog Caminho Nobre e pesquise por Fator Mínimo e Intensificação.


Autor: Regis Mesquita
Consulta, Terapia e Orientação









SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS


























DIREITOS AUTORAIS

 

Os textos do Site PSICOLOGIA RACIONAL, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS e PROTEGIDOS.

 

Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.






2 comentários:

  1. Dr. Regis...sempre acompanho seus posts, são muito bons e instrutivos, se puder de uma olhada nesse link do Prof Laercio, é um físico que fala sobre espiritualidade, creio que se encaixa em muita coisa que você trabalha....Grande Abraço

    http://www.youtube.com/user/Laerciofonseca1

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, eu realmente tinha necessidade de ler algo desse tipo. Pois na tentativa de fugir da realidade triste em que vivo eu inventava uma fulga somente mental e não agia. Agora isso vai mudar.

    ResponderExcluir