quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Trate seus familiares como trata as visitas. Dicas para as pessoas viverem mais felizes.









Use a gentileza, mas, de modo especial, dentro da sua própria casa. Experimente atender aos familiares como você trata as visitas. (André Luiz)




Quando li esta frase me lembrei da minha mãe - saudades. No dia do "evangelho no lar" ela trazia sempre uma mensagem do André Luis (um dos espíritos que ditaram livros para o Chico Xavier).


Um dia ela trouxe a frase acima. Quando um dos participantes - crianças - questionou a frase, ela soltou uma frase assim: "nós nos acostumamos tanto com as pessoas de casa, que nos esquecemos de que ninguém precisa ficar sentindo o bafo de alguém. Com certeza, se vier alguma visita, a pessoa corre e escova o dente".


Pronto! Eu, aos 9 anos, entendi direitinho a mensagem.


Quando uma visita dorme na sua casa, você prepara um café da manhã melhor. Pode ser por exibicionismo ("veja como estou bem de vida"), como pode ser por carinho/amor (quero te oferecer algo bom - por você sou capaz de me esforçar).


O exibicionismo é a máscara social: pesa, cansa, desgasta. O amor é a espontaneidade: leve, sutil, energiza. (porque será que as pessoas escolhem mais a máscara?)






Você dá atenção às visitas, tem paciência, oferece o que é bom. Quando a visita chega na sua casa, você larga a tv e vai conversar com ela. Ela é a PRIORIDADE.


E quando é um familiar? Será que ele é sua prioridade? Deveria ser, pois ele é MAIS IMPORTANTE.

Os melhores exemplos são os cachorros. Cada vez que você chega em casa, eles demonstram felicidade em lhe ver. Abanam o o rabo, pulam de alegria. Sorte deles! Assim mantém a satisfação em alta, porque escolhem o que é o melhor da vida.


Nós podemos oferecer o que é bom. Sorte nossa! Nós podemos oferecer o que é bom, com amor. Muita sorte nossa!


É muito importante que o dia-a-dia não diminua a capacidade dos familiares interagirem. A vida boa é feita de trocas, troca precisa de atenção no outro, atenção no ambiente.


No dia-a-dia, a prioridade deve ser quem você ama (ou, se você não tiver este benefício: prioridade é quem decidiu viver junto).


E toda vez que for explodir ou achar que vai "ficar louco", abrace. Abrace bem forte. Até que a paz reine em seu coração. Espere um pouco mais, mais um pouquinho. Então, só então, decida que atitude irá tomar.


Clique Aqui
E toda vez que o rancor te afastar das pessoas, se aproxime, sente perto. Mesmo que seja em silêncio. Até que o rancor não seja capaz de te afastar. Então, só então, decida que atitude tomar.


Se vem uma visita na sua casa e faz algo que você não gosta, você não responde imediatamente e nem no mesmo tom. O mesmo deve acontecer quando é um familiar.


Uma das maiores dificuldades das famílias são as respostas imediatas, no calor da emoção negativa. Preste atenção nisto e faça um pacto familiar ou pessoal de não responder imediatamente e negativamente. No começo é difícil. Depois, só depois, entendemos o quanto é benéfico esta atitude.


Lembre: se sua família não quiser mudar, mude você. Escolha o que é nobre, e tenha muito mais alegria na vida. Tenha mais satisfação, tenha mais energia, abra sua mente para níveis mais elevados de consciência. Tudo isto apenas escolhendo o que é nobre. Algo assim como: quando sua esposa chegar em casa vá encontrar com ela, abrace-a, beije-a, se enrosque nela. Afinal, ela é a pessoa que você escolheu e nada mais sadio do que curti-la.


Ou, pelo menos, escove os dentes...


Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/mesquitaregis










Dicas, pensamentos, orientações e novidades do site Psicologia Racional 














Siga-me no twitter: https://twitter.com/mesquitaregis








Agradeço às pessoas que acompanham o site Psicologia Racional, seja recebendo as mensagens via email, sendo seguidoras ou visitando-o de vez em quando. De “boca em boca” os números estão aumentando. Sua participação na divulgação do site é fundamental. Obrigado!




A credibilidade de Jesus, Gandhi e Chico Xavier vem das suas atitudes, muito mais que das suas palavras.




Centenas de imagens com lindos pensamentos para você compartilhar com seus amigos.

Clique aqui e descubra mensagens positivas para mudar sua vida.



Clique Aqui






Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.

5 comentários:

  1. Obrigado. Procurava um "como fazer" complexo e achei aqui da forma mais simples. Vou praticar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Já havia pensado e falado isto e agora encontrei quem pensa como eu!

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem e dicas preciosas, tenho que demonstrar meus sentimento, parece que sinto vergonha de me expor. Obrigada pelos lindos conselhos. Se eu não mudar nada vai fluir.
    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, bem explicado e com uma deliciosa dose de humor.

    "Algo assim como: quando sua esposa chegar em casa vá encontrar com ela, abrace-a, beije-a, se enrosque nela. Afinal, ela é a pessoa que você escolheu e nada mais sadio do que curti-la.

    Ou, pelo menos, escove os dentes..."

    rsrs muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Estou a ponto de separar do meu marido, ele trata muito bem as pessoas de fora, e é grosso e estúpido comigo. Se eu pedir pra pregar um quadro na parede ele fala que tudo tem seu tempo, mas se um vizinho bater na porta e pedir algo ele atende prontamente.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...