quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Paz na família. Paz no casamento. Paz no namoro. Paz na amizade. Aprenda a viver em paz.









Se você deseja viver em paz preste atenção nesta estória (retirada do livro A Espiritualidade no Dia a Dia)

Um mestre caminhava ao lado do seu discípulo. Apareceu um mendigo, que dizia ter fome, e pediu a laranja que o mestre carregava na mão. O mestre deu a fruta para o mendigo e continuou andando. Alguns segundos depois, ele escutou um barulho. Olhou para trás e descobriu que o mendigo espatifara a laranja no chão.

O mestre continuou andando com paz no coração. Seu discípulo ficou indignado, com raiva do mendigo. O discípulo perguntou para o mestre se ele não faria nada. 



O mestre disse: “Vou fazer várias coisas. Vou continuar andando rumo ao meu objetivo e vou continuar andando em paz e com amor no coração. Acho que já é o bastante”. 

O discípulo se calou e seguiu o mestre, mas sua mente estava atormentada e raivosa.

O mestre manteve-se em paz e satisfeito. O discípulo perdeu sua paz e se desgastou com a irritação. Vários quilômetros depois o mestre ainda saboreava a satisfação de ter a paz no coração e a mente calma. O discípulo continuava a remoer pensamentos de raiva, mágoa e rancor. Na sua opinião quem estava vivendo melhor: o mestre ou o discípulo?

Trecho do livro “A Espiritualidade no Dia a Dia"


O que você pode aprender com esta estória? 

O Mestre usou a MENTE NEUTRA para não permitir que a situação com o mendigo o tirasse da paz interior. O discípulo, por sua vez, usou a mente reativa. Observe como os resultados são muito diferentes (vídeo sobre a Mente Neutra).







O trecho abaixo foi retirado do capítulo 18 do livro A Espiritualidade no Dia a Dia


 - Sexto passo: impregne-se de bons exemplos

Observe que o ser humano NÃO deve defender seu orgulho, sua vaidade, sua indignação. Ele deve defender sua paz interior.

O primeiro grande ensinamento para ter paz é: as situações quase sempre SÃO MENORES do que aparentam ser.

Boa parte dos problemas surgem porque as pessoas se costumaram a aumentá-los. A imaturidade transforma as pessoas em reclamonas, briguentas e com muita necessidade de autoafirmação.

Quando esta pessoa desenvolve sabedoria, ela aprende a deixar para traz os conflitos. Ela segue em frente se concentrando no que é mais importante. Exemplo: uma mãe foi maltratada no supermercado. Ela ficou muito brava e manteve a raiva durante muitas horas. Durante todo este tempo preencheu a sua vida com esta história e abandonou o amor, o carinho, a ternura, a paciência, etc. Ou seja, ela viveu pior e tornou pior a vida das pessoas que estavam à sua volta.

Ela nem percebeu que o amor da filha foi desperdiçado porque sua mente estava ocupada com a raiva e irritação. O que ela privilegiou dentro de sua mente? A raiva, por isto a sua irritabilidade cresceu. O que ela desprezou? O amor, por isto sua paz foi embora. 


No final do dia ela disse: " a vida hoje em dia é muito estressante. Estou muito cansada". Ela nem percebeu que quem escolhe o amor mantém a paz e se cansa menos (o amor é um grande energizador). Quem escolhe a raiva, a vaidade, o orgulho cansa mais porque a mente tensa e confusa desgasta fortemente o corpo. O cansaço e o stress também são resultados de uma vida sem sabedoria.


Dica: baixe o aplicativo DIA A DIA ESPIRITUAL. Receba mensagens espirituais e estude a área de OPÇÃO PELO AMOR. Treine-se nesta escolha que vai alimentar sua vida de paz e força interior. [ CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APLICATIVO ] .






A VERDADE SOBRE O STRESS E A FALTA DE PAZ INTERIOR

Vida estressante é a vida de quem DESPREZA o que é nobre e PRIORIZA o que é ruim, imaturo, conflituoso. Este é o preço que se paga por quem deixa sua mente ser DOMINADA por suas imaturidades.

A pessoa sábia toma decisões muito mais sensatas. O conflito é que tem que ficar em segundo plano na mente. Toda a sua força interior tem que estar direcionada para o que é nobre; viver o amor, o carinho, etc. 



São Francisco de Assis dizia que em um mundo de pessoas "pecadoras" o conflito é constante. Por isto, uma das principais tarefas de todo ser humano é a RECONCILIAÇÃO. Mesmo que seja apenas na mente, é importante se reconciliar com quem criou desavenças e conflitos. Para o santo o objetivo é manter a paz interior e assim viver a espiritualidade mais intensamente.



SUA TAREFA

Observe o ódio, rancor ou mágoa que existe dentro de você. Sim, você tem tudo isto em seu interior.

Agora descubra qual é a origem destas raivas. De quem, quando surgiu, porque e as desculpas que você dá para você mesmo para priorizar estes sentimentos e experiências negativas.

Traga esta pessoa em sua mente e RECONCILIE com ela. Não importa se você está certo ou não. Reconciliar é tirar a força do problema. Torná-lo MENOR e deixá-lo ir embora.

LEIA OS TEXTO, 
CLIQUE AQUI
Você quer se libertar deste sofrimento
dentro de você. Você quer ocupar este espaço com outras memórias. A libertação só acontece quando você UNE NO MESMO MOMENTO o que é nobre e a raiva. Nesta hora, uma nova perspectiva e uma nova experiência se forma dentro de você. 

"Converse" com a pessoa. Reze por ela. Se conseguir, procure emanar tudo de melhor que há em você para ajudá-la. Seu objetivo é fazer uma limpeza na sua mente. A mente mais evoluída, a Mente Neutra, possui o hábito de esvaziar-se destes resíduos que apenas geram tensão e confusão.

Repita todos os dias este momento de reconciliação. Com o tempo de prática você descobrirá que guarda no seu interior uma quantidade enorme de lixos mentais. Aos poucos, você vai se livrando deles.


Resumindo: o reconciliar começa com a lembrança do que gera raiva, ódio, rancor, etc. Neste momento você traz sua consciência de paz, de seguir em frente, oferece o melhor que puder. Dentro da sua mente, a situação negativa começa a perder força.




Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com











Tenha a Mente Neutra para sair desta vida de ansiedade, confusão e desânimo. Caminhe Leve.






Abaixo você encontra outras dicas para manter sua mente sempre em paz


DICA 1:

A força interior aumenta quando se tem a mente serena

Quem mantém a mente descansada é quem tem mais força para lutar quando é chegado o momento.

Mantenha sua mente serena, calma e em paz. Crie o que é bom dentro de você, esta é a forma correta de ter carinho e cuidado por si próprio.

Tenha certeza que são os fortes e sábios que conseguem manter a mente em paz, mesmo quando eventos negativos acontecem.

Lute com sabedoria. Lute com eficiência.

Comece se arrependendo de todos os pensamentos agressivos que você cultiva dentro de você. Se arrependa sempre, mesmo quando você achar que está com a razão.

Porque o que está em jogo não é sua razão. Está em jogo sua capacidade de ser forte, seguir adiante e estar pronto para gerar o que é bom e nobre em sua vida.

O que permanece e dura para sempre é o cuidado que você tem com você, gerando situações boas, nobres e equilibradas.

Autor: Regis Mesquita

Leia mais:
A importância de se arrepender da agressividade nos pensamentos

Leia também:
Meu tempo é precioso e eu quero me oferecer o que há de melhor
Mentalização 4, do Blog Caminho Nobre




Depois de tanto esforço, resta uma pergunta: o quanto você é capaz de aproveitar junto da sua família?  Psicologia Racional






DICA 2:
Como sei se estou me tornando mais sábio?

O que é a sabedoria? Como sei se estou mais sábio?

A reposta básica é: você está sábio quando está aumentando o tempo e a intensidade do que é nobre em sua vida.

Por exemplo: você está dirigindo o carro e alguém fica buzinando atrás de você. Qual a sua reação? Você sempre fica irritado e com raiva? Esta resposta não é NADA nobre e nem sábia.

Você toma uma decisão: vou aprender e desenvolver a paz interior (e começar a praticar a Mente Neutra). Passado um tempo a mesma situação se repete: um sujeito fica buzinando atrás de você. Sua reação desta vez é diferente: você continua em paz, com a mente serena e vibrando o que é nobre.


Parabéns! Você está mais sábio.

Observe que a mesma situação gera em você reações bem diferentes. Antes havia irritação, raiva e pensamentos negativos. Agora há paz, serenidade e pensamentos nobres.

Quando todas as suas respostas e ações estiverem baseadas em sentimentos, pensamentos e sensações nobres você será um espírito muito sábio e elevado.

Decida hoje: qual a qualidade que vou desenvolver? Vou permitir que algo bom cresça em meu interior. Vou me melhorar para viver em paz.

Com estas mudanças sua consciência vai se expandir e novas vivências vão surgir.

Autor: Regis Mesquita

Sugestão de Leitura:
O espírito evoluído deve manter sempre suas vibrações elevadas. Entenda a importância da Mente Neutra.














SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/apsicologiaracional/

Instagram: https://www.instagram.com/regismesquita1/

Twitter: https://twitter.com/mesquitaregis

Canal do YouTube recomendado: https://www.youtube.com/user/CaminhoNobre













DICA 3:
Não permita que o orgulho paralise a sua vida

O seu foco deve ser desenvolver a sabedoria, a paz interior e a Mente Neutra. O objetivo sempre será amar e deixar o amor lhe indicar opções saudáveis.

Lembre-se destas duas verdades:

1) toda dificuldade na sua vida é bem menor do que você imagina. Sua imaturidade aumenta o sofrimento e amplia os problemas.

2) você tenta resolver os problemas com as mesmas imaturidades que você usa para ampliá-los. Por isto os resultados não são bons.

Neste sentido é muito importante você se abrir para as LEIS DA VIDA.

Por exemplo: Jesus NÃO é masoquista quando propõe oferecer a outra face para quem o “esbofetear”.

Ele quer apenas DIMINUIR o problema.

Ele não quer que você permita que a raiva e o orgulho paralisem sua vida. Ele nos ensina que o mais importante é seguir em frente, com paz e equilíbrio.

Um tapa no rosto pode ser pequeno, se a pessoa aceitar que o mais importante é seguir em paz e se manter focado no que é importante para o espírito.

Neste sentido, Jesus abriu mão do orgulho (ao dar a outra face). Mas não abriu mão de continuar ensinando, amparando e seguindo o caminho que ELE ESCOLHEU para si.

Ficar prisioneiro do orgulho gera sofrimento. Manter-se no que é nobre produz superação, descobertas e sabedoria. Parece que você vai perder. Mas, na verdade, você está ganhando.

Quanto mais rápido você entender esta realidade, mais rápido você amadurecerá e terá sabedoria. E menos dolorido será o que os outros fizerem de negativo contra você.

Concluindo: quem tem sabedoria supera com maior facilidade os desafios da vida. Quem tem paz interior tem mais força para conquistar o que é realmente importante. Quem tem humildade sabe manter o foco no que é essencial. É uma vida com mais realizações.

Autor : Regis Mesquita

Reflexão baseada nos ensinamentos do livro “A Espiritualidade no Dia a Dia
Comece a ler hoje: CLIQUE AQUI




















Um comentário:

  1. Acabei de ler o seu livro A Espiritualidade no Dia a Dia. ADOREI!!!! Amei. Amo tudo que você escreve.

    CLAUDIA TEREZINHA

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...