terça-feira, 4 de outubro de 2011

Denúncia: as pernas cheias de celulite da cantora Britney Spears revelam a manipulação maldosa da verdade



Britney Spears e suas pernas lotadas de celulite






Amigos do site Psicologia Racional,

Por que as regras de verdade e ética não se aplicam à propaganda e à mídia em geral?

Ao tentar influenciar a mente das pessoas estes sujeitos, que só pensam em dinheiro e poder, não se sentem constrangidos por divulgar mentiras e enganações. 


Tudo pelo dinheiro, mesmo que seja à custas de divulgar padrões neuróticos que trazem sofrimentos e ajudam a desenvolver doenças.

O texto abaixo, é um alerta para este fato.

 
"Escolas britânicas usarão fotos da cantora Britney Spears de biquíni, comparando o antes (com celulite sem retoques), e o depois (retocadas com o photoshop).


O objetivo é educativo visando aumentar a autoestima de alunos de 10 e 11 anos de idade, porque eles estão crescendo obcecados por padrões de beleza impossíveis, sob influência da mídia.


A inciativa tem o apoio da Secretária de Igualdade Britânica.

Imagine se fosse a ministra Iriny Lopes (PT/ES), da Secretaria de Políticas para as Mulheres, fazendo isso no Brasil?


Deu na BBC Brasil:

As imagens, divulgadas pela própria cantora, mostram como sua celulite foi retocada com programas de computador e suas pernas e quadris, afinados.

O objetivo do programa educacional, que tem apoio do governo e foi criado pela organização sem fins lucrativos Media Smart, é mostrar como as fotografias em revistas e anúncios são alteradas digitalmente e criam "um grau de perfeição que é inalcançável na sociedade".

"Os jovens estão recebendo padrões impossíveis a partir das imagens com as quais eles se deparam diariamente na mídia e na publicidade e há indícios de que isso tem um impacto negativo em sua autoestima", disse a secretária de Igualdade britânica, Lynne Featherstone.

"Eu quero que as crianças percebam desde cedo que seu valor é tão maior que apenas sua aparência física." 


 



Lingerie e diversidade

O material de ensino consiste em uma apresentação de PowerPoint mostrando fotografias publicadas em revistas famosas e em outdoors, além de instruções para os professores explicando "a influência da mídia e da publicidade na maneira como os jovens veem seu corpo".

Parte da apresentação mostra fotos de modelos e tenta estimular os alunos a pensar nos objetivos das marcas e publicações ao escolher aquelas imagens.

LEIA TAMBÉM: Uma vida simples para ter tempo para amar

O material também traz campanhas que ficaram famosas por desafiar a norma, como as da grife Benetton e dos produtos Dove, mostrando diversidade cultural e "mulheres comuns".

A aula também mostra uma fotografia da atriz Keira Knightley com o busto aumentado digitalmente e imagens de anúncios de maquiagem e perfume, em que os modelos têm uma pele absolutamente perfeita.

LEIA TAMBÉM: A esposa que não soube intensificar sua alegria

Para terminar, a Media Smart sugere que os professores discutam com os alunos a "importância das características pessoais e valores humanos em relação à beleza física".

A organização também apresenta estatísticas que indicam que modelos e atrizes que aparecem na mídia têm cerca de 50% menos gordura que mulheres saudáveis e que seis em cada 10 adolescentes acham que seriam mais felizes se fossem mais magras".






Autor: Zé Augusto




Cuidado Mentiras!











O que te aprisiona são suas próprias crenças

Gostou das imagens acima?
Pode compartilhá-las com seus amigos.

Quer ter acesso a centenas de outras imagens para você escolher?
Clique aqui (Facebook) ou aqui (Pinterest)



Um comentário:

  1. mt boa essa materia, foi ela q me deu a ideia de fazer uma apresentação sobre isso pra minha classe. eu levei um tablet com o app do photoshop e escolhi um voluntario pra uma transformaçao, minha amiga tiro uma foto de uma colega nossa e foi fazendo as 'melhoras' no photoshop enqnto eu ia apresentando o resto do trabalho no power point, e depois nos mostramos o antes e o depois da voluntaria. foi o melhor, ja q o resto da turma ficou no classico 'Cntrl V' e 'Cntrl C'

    ResponderExcluir