domingo, 13 de fevereiro de 2011

Meditação ajuda as pessoas que sofrem com dores. Alívio da dor de modo natural.


Use a meditação para diminuir dores no corpo




Amigos do site Psicologia Racional,

A meditação existe há milhares de anos. Ela é praticada por bilhões de pessoas que afirmam viver melhor por causa desta prática.

O depoimento de bilhões de pessoas não é suficiente para a aceitação dos benefícios desta prática. É preciso pesquisa científica. Isto mostra o quanto nossa cultura está viciada nestes procedimentos.


Com bastante atraso, dezenas de pesquisas estão surgindo validando as afirmações dos "leigos". Mas, estas pesquisas não explicam a beleza destas práticas. Se quiser saber mais sugiro que leia e pratique os ensinamentos do Caminho Nobre.

Você pode começar por este texto: Cuidado com a divisão da mente. Método para expandir sua consciência.


Abaixo reproduzo um estudo muito interessante:

Realizar a técnica regularmente proporciona alívio a pessoas com problemas de saúde diversos

Segundo um estudo recém divulgado pela Universidade de Manchester, no Reino Unido, pessoas que praticam meditação com regularidade tendem a suportar melhor a dor, pois seus cérebros são capazes de antecipar a sensação desconfortável a que serão submetidos.

“A meditação está ficando mais popular no tratamento de dores crônicas, como aquela causada pela artrite”, disse Christopher Brown, que conduziu o trabalho, ao site da instituição.

Para muitos profissionais da área de saúde essa pesquisa – publicada pela revista especializada Pain – reforça exatamente aquilo que observam frequentemente em seus consultórios.

“Muitas vezes os pacientes entram em um ciclo vicioso, pois as dores crônicas levam à contração muscular que, por sua vez, piora a percepção dolorosa. Com a meditação esse ciclo é quebrado, pois eles aprendem a olhar aspectos mais positivos em vez de focar a atenção na dor e na doença”...

LEIA TAMBÉM: Mente Neutra é bem mais importante que a mente positiva

Pois é, mas a história nem sempre foi assim: até pouco tempo atrás a meditação era vista com muita desconfiança pela classe médica. As coisas só começaram a mudar nos últimos anos, quando ficou claro que a dor tem um componente afetivo e, por isso, tentar tratá-la apenas com analgésicos nem sempre dá certo.

“O preconceito contra a meditação está menor. Até porque, na prática, já se sabe que os doentes que meditam evoluem melhor”...

(Fonte do texto)


Clique Aqui
A ciência oficial está atrasada. Demora muitas décadas para descobrir e aceitar o que está na sua frente.

Este atraso é fruto do profundo preconceito das pessoas que fazem a ciência (e que produzem muita "ciência" manipuladora).

A dor está na mente. A mente pode aumentar ou diminuir esta dor. Portanto, a dor é uma associação entre o estímulo que gera a dor e a forma como a mente reage a este estímulo. Aprender a ter controle sobre a mente é a chave para diminuir a percepção da dor e superar este desafio.

LEIA TAMBÉM: Cinco motivos para você aprender a parar seus pensamentos

Outros estudos também chegaram à mesma conclusão: os benefícios da meditação para o alívio da dor são reais. A meditação muda a forma como o cérebro processa o estímulo da dor.

"... meditação reduziu a percepção de dor nas pessoas em 57%. Os voluntários também relataram que a dor foi 40% menos intensa.

Os cérebros dos voluntários confirmaram suas percepções de alteração da dor. A atividade caiu no tálamo, uma área profunda do cérebro que retransmite a informação sensorial do corpo para o córtex somatosensorial. O córtex somatosensorial, localizado acima da orelha, é especialista em áreas dedicadas a processamento de sinais a partir de partes específicas do corpo. Nos voluntários que praticaram a meditação, a área do córtex somatosensorial ligada a panturrilha estava “inativa”.

LEIA TAMBÉM: A era da ansiedade

Enquanto isso, áreas associadas com a modulação da dor se tornaram mais ativas. Essas áreas incluíam o córtex orbitofrontal e o córtex cingulado anterior profundo, na região frontal do cérebro. O putâmen, uma estrutura enterrada no centro do cérebro, e a ínsula também mostraram mais atividade. Ambas as estruturas têm muitas funções, incluindo o controle de movimentos de sensibilização e auto-percepção." (Fonte)









A única função da informação acima é te deixar mais confiante ao praticar a meditação. Lembre-se também que existem outras práticas tão boas quanto a meditação; como a yoga, tai chi, mentalizações, entre outras. Pratique aquela que te for mais agradável e tiver "mais a ver com você".

A meditação propicia um relaxamento intenso, que também ajuda na melhora de vários problemas, como o stress. Se este relaxamento intenso vier acompanhado de descobertas pessoais, a melhora se torna muito mais intensa.

Outro exemplo: pessoas que enfrentaram traições e que meditam com seriedade e paciência tendem a superar mais facilmente este trauma. Tendem a amadurecer mais e mais rápido. Terão maior ganho de bem estar e de sabedoria.

LEIA TAMBÉM: Autossabotagem: a arte de aumentar o próprio sofrimento

Sinta-se incentivado a praticar todas as técnicas de meditação, yoga, etc. Porém, lembre-se que o ideal é que os benefícios destas práticas sejam levadas para o seu cotidiano. Por exemplo: que a paz que você atingir ao meditar seja um incentivo para que você carregue esta paz durante seu dia a dia (mudando sua conduta).

Lembre que a meditação eficiente é aquela que NÃO é encarada como remédio. A meditação realmente eficiente é aquela que é vivida como uma escolha de vida, de valores e de progresso espiritual.

Quem praticar a meditação como "remédio" para algo, provavelmente terá uma grande decepção. A meditação é uma prática na qual (aos poucos) a pessoa vai conquistando bons benefícios. Estes benefícios serão realmente significativos se a pessoa experimentar PROFUNDAMENTE esta vivência. Quem ficar na superficialidade terá poucos benefícios.

LEIA TAMBÉM: Siga os sinais da vida e evite a vida atrofiada


As mentalizações e a oração.

Quando alguém reza o terço, se permitindo desligar do racional, terá os mesmos efeitos da meditação.

Outra ótima prática são as mentalizações. (clique aqui para saber mais).






Técnica para ter paz na mente:

Acostume a parar seus pensamentos. A mente funciona compulsivamente quando está em um estado semi-consciente (a condição normal das pessoas): um pensamento desencadeia outro pensamento que desencadeia um terceiro pensamento, e assim por diante. Tudo sem controle, compulsivamente. Um passo muito importante é parar a sequência de pensamentos. No início ficará um vazio ruim, depois você descobrirá que este vazio descansa a mente, diminui ansiedade e angústia, melhora o humor, etc.

Uma das grandes vantagens de parar o pensamento é ter mais tempo para observar a realidade e aprender.

Regis Mesquita

- Indico este texto do Caminho Nobre: clique aqui


No livro (altamente recomendado que você leia e estude) "A Espiritualidade no Dia a Dia" existe um capítulo inteiro dedicado ao "Vazio". 


Capítulo 14 - Aprenda a valorizar os momentos de vazio da própria mente. (Clique aqui)






Autor: Regis Mesquita

Contato: regismesquita@hotmail.com













Leia também:

Meditação muda estrutura do cérebro. A prática da meditação provoca o aumento da massa cinzenta do cérebro, melhorando a saúde.

Ciência mentirosa e manipuladora - cuidado com as notícias sobre pesquisas científicas

Vários outros textos sobre meditação

Exemplo de como nossas experiências de vida moldam nossos órgãos e nossa genética (epigenética)

A manhã sagrada: reorganize-se para criar um espaço sagrado de disciplina e satisfação

A quietude da mente gera paz e serenidade

Livro: A Espiritualidade no Dia a Dia



















Lista com todas as mentalizações do Blog Caminho Nobre: clique aqui















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