sexta-feira, 18 de março de 2011

O poder do toque e do contato físico para ter mais saúde e qualidade de vida. Pesquisa mostra que até os ratos precisam de carinho para se desenvolverem.



Pai e filho, o contato físico ativa a vida do filho.



"Na Universidade de Duke, o professor Saul Schonberg, M.D., Ph.D., e sua equipe realizaram "uma série de experimentos com filhotes de rato isolados ao nascer.

As pesquisas descobriram que, sem contato físico, cada célula no organismo do animal literalmente se recusa a se desenvolver.

Em todas as células dos filhotes de rato, a parte do genoma que produz as enzimas necessárias para o crescimento não mais se expressa; com efeito, todo o corpo entra em um estado semelhante à hibernação.



Porém, se uma escova úmida é suavemente passada nas costas do filhote de rato - como se sua mãe o estivesse lambendo, em resposta ao choro -,a produção de enzimas imediatamente recomeça e, portanto, também o seu crescimento.

O contato emocional é inegavelmente necessário para o crescimento"...

Texto acima foi extraído do livro Curar, Sá Editora.


Comentário 


O contato físico/carinho é muito importante para o crescimento do ser humano. Tanto físico, como emocional. Bebês prematuros possuem mais chances de sobrevida se forem tocados pelos parentes e assim estimulados a desenvolver e viver.

Mesmo como adultos, o toque continua estimulando o desenvolvimento e a vida.

O carinho é um poderoso estímulo que o corpo humano necessita.

Nesta época de muito stress e pouca paciência, o toque físico é um dos melhores recursos para equilibrar a vida e prevenir doenças.

Estes toques carinhosos e repetitivos estimulam o sentimento de completude. Este é um sentimento é pouco divulgado e muito desprezado, mas é fundamental importância para a saúde psíquica das pessoas e o relaxamento tanto mental como corporal.  As principais fontes deste sentimento de completude é o amor e o carinho.

O sentimento de completude está presente na mãe quando ela cuida com carinho da roupa do filho. Esta presente no filho quando ele cuida com carinho da mãe. Esta presente nos casais que renovam sua paixão ao se tocarem e se olharem com amor e atenção.








Tocar, acariciar, cuidar, se envolver sem crítica e sem medo. Todas estas posturas produzem resultados profundos na vida das pessoas.

Você pode ter atitudes de carinho por si e se tocar para desenvolver sentimentos profundos, como o de completude. Clicando aqui abrirá um texto com algumas algumas ideias.

A atitude de carinho deve começar pela atenção:

"As pessoas reclamam tanto da falta de tempo... e no pouco tempo livre que possuem escolhem o que não é realmente importante, assim tornam suas vidas menores do que poderiam ser.

Nós não precisamos de muito para sermos felizes.

Precisamos apenas dar atenção ao que é realmente importante.

Precisamos ter dedicação para tornar cada vez melhor tudo de bom que existe em nossa vida.

Tudo isto são escolhas.

São as escolhas que te farão seguir para uma vida cada vez melhor ou para a estagnação ou para o sofrimento." (texto completo aqui)

O carinho por si começa com a atenção ao que é realmente importante. No momento de fazer carinho em si a atenção deve estar direcionada para o corpo, principalmente a sensibilidade.

Se o carinho for no outro a atenção deve estar no outro e na sua sensibilidade. Carinho é sensibilidade.

Clique Aqui
O que se busca é o contato físico. Mãos se tocando, mãos deslizando pelo corpo. Nos amantes haverá sexualização. Nos demais a sexualidade é substituída por algo tão gostoso quanto: a entrega, o desligamento, a confiança e a satisfação.

Pais e filhos, amigos, irmãos podem e devem se tocar.

A cultura desestimula, mas a vida deve pulsar forte nas pessoas. O toque ajuda muito.

É um costume que pode-se cultivar. É uma forma de um cuidar do outro. É uma forma de recuperar as energias e se preparar para os desafios do dia-a-dia.

Ratos e humanos podem viver melhor com o toque corporal. Está planejado em nossa genética que os estímulos carinhosos físicos sejam uma sinalização para fortalecer o poder vital dentro de cada ser humano.

Está na hora de superar preconceitos bobos e deixar de abrir mão de um recurso poderosíssimo para a promoção de uma vida energizada e satisfatória.

E o melhor é a simplicidade. Pode ser praticado sempre, em qualquer lugar e de graça.


Autor: Regis Mesquita

https://twitter.com/mesquitaregis


PS: a foto deste texto foi escolhida para incentivar os pais a terem proximidade física dos filhos desde o início da vida.




Acompanhe o site Psicologia Racional no Facebook



Clique em "Curtir Página"  





Leia também:



Anticâncer: como o sistema imunológico reage aos sentimentos e pensamentos

O poder do placebo, o poder de cura da mente

Mulheres casadas, sem sexo e muito felizes

Família: cinco dicas para viver em paz





Atenção: 

receba todos os novos textos do site Psicologia Racional no seu email. Na coluna da direita tem um lugar para digitar seu email (será mandado um email de confirmação, clique no link deste email para efetivar a inscrição). Outra opção é você se tornar seguidor do site.

É simples! É rápido! É fácil!


Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...