quarta-feira, 16 de março de 2011

Quer viver mais tempo? Pessoas equilibradas, responsáveis e pouco egoístas vivem mais e envelhecem com mais qualidade.




Pessoas responsáveis vivem mais e melhor






Psicólogos da Universidade da Califórnia seguiram a vida de 1500 pessoas desde 1921.

Durante 90 anos pesquisaram e chegaram a seguinte conclusão:

o fator mais importante para aumentar a longevidade das pessoas não é a alimentação, não é ser positivo, não é fazer esporte, não é a ausência de preocupações.

O fator mais relevante é SENSO DE RESPONSABILIDADE.


Leslie Martin, uma das psicólogas do projeto explica: "a característica predominante na infância dos que viveram mais tempo com saúde foi o senso de responsabilidade. "Eram crianças mais sérias e mantiveram essa característica de forma consistente durante a vida. Nossa hipótese é de que elas evitavam comportamentos de risco e cuidavam mais de seu bem-estar e o do próximo".

Ela continua: "Os registros mostram que foram pessoas criativas, intelectualmente ativas e que construíram carreiras e redes de relacionamento muito interessantes."



O perfil é interessante: pessoas equilibradas, responsáveis e pouco egoístas (já que cuidavam do próximo), que buscaram uma carreira (ou seja procuraram melhorar e fazer bem feito) e que se mantiveram intelectualmente ativas e criativas (aceitavam um nível de inovação e risco).

Clique Aqui
Uma pessoa responsável desenvolve a disciplina, a capacidade de organização, a perseverança e a capacidade de tolerar a frustração (condição para seguir a diante). Para seguir adiante a pessoa deve ter objetivos e metas na vida - e tem que lutar para conseguir.

A pessoa responsável busca seus objetivos, encara os desafios. A pessoa responsável é exigente consigo mesmo. E gasta tempo e esforço para cuidar do próximo (se não for assim, terá um egoísmo sem controle, uma forma fácil de sair da "trilha" da responsabilidade).

Está aí uma forma de aumentar sua eficiência na vida. O que eu não sabia é que isto também aumenta os anos de vida.

(fonte da informação e de onde foram tirados trechos da reportagem: Folha de São Paulo - 15/03/2011)


PS: coloquei no final desta página um vídeo sobre a importância dos sentimentos negativos na vida das pessoas. Vale a pena assisti-lo.


Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com


SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS

Um comentário:

  1. De qualquer forma, ser responsável aumenta a qualidade de vida para si mesmo e para a coletividade. O mundo fica melhor.

    ResponderExcluir