sexta-feira, 29 de abril de 2011

Aceitar quem se é, a melhor forma de combater o racismo. Se valorize e tenha mais motivação para viver.






Por Regis Mesquita


Amigos do site Psicologia Racional,

A imprensa é muito negativa, por isto ocupa seu tempo divulgando futilidades e negatividades. Cada uma das bombas que explodem no Oriente Médio merecem mais destaque do que a informação IMPORTANTÍSSIMA que darei a seguir.

" ...a porcentagem de habitantes que se classificam como pardos cresceu de 38,45% (65,3 milhões) para 43,13% (82,2 milhões). Já os pretos subiram de 6,21 % (10,5 milhões) para 7,61% (14,5 milhões) da população brasileira. O Brasil também tem mais moradores que se consideram amarelos (1,09% ou 2,1 milhões). No Censo 2000, apenas 0,45% (761,5 mil) se classificavam assim." (UOL)

No censo a pessoa se autodeclara, ou seja, ela pode ser negra e se declarar branca. Ou ser parda e se declarar de outra cor. Muitas pessoas possuem uma AUTOIMAGEM diferente da realidade. Uma parcela da população NÃO SE ACEITA, consequentemente se declara mais branca do que é de fato.

É o racismo dominando a mente das próprias vítimas do racismo. [Me lembrei de uma paciente que se sentia culpada do estupro de que foi vítima.]

O racismo torna o negro feio, seu cabelo ruim, seu cérebro burro, sua conduta preguiçosa, etc. Quando o racismo é introjetado, as pessoas desenvolvem uma autodepreciação que causa muitos problemas: perda da confiança em si, insegurança, desejo de NÃO ser ela mesma, desesperança, desistências dos objetivos, etc.




Quando a vítima do racismo/preconceito absorve a ideologia racista ela se penaliza (se boicota) e torna-se uma pessoa pior. É por isto que é tão importante a autoafirmação negra, a autoafirmação feminina, dos deficientes, etc. 


Quando a própria vítima rompe com o preconceito uma nova força invade sua alma. Ela fica livre para crescer, para progredir, para atingir todos os postos de trabalho de uma nação.

É exatamente um processo de rompimento com o preconceito e a negativização que o censo de 2010 está mostrando.

FANTÁSTICO! Isto é lindo! É um Brasil melhor. São crianças crescendo se aceitando mais e, por isto mesmo, podendo acreditar em si mesmo. Elas podem acreditar que sendo da forma como são podem atingir objetivos elevados, que podem ser belos, inteligentes, capazes...

A porcentagem de negros na população real não passou de 6,21 % (10,5 milhões) para 7,61% (14,5 milhões). O que aconteceu é que milhões de pessoas passaram a se aceitar como sendo negros e se declararam negros. Observe que de 6,2% para 7,6% significa um aumento de 22% dos que declararam negros, em 10 anos.

O número dos que se declararam pardos cresceu de 38,45% (65,3 milhões) no censo de 2000 para 43,13% (82,2 milhões) no censo de 2011, um aumento de mais de 10%.

O número dos que se declararam "amarelos" saltou de 0,45% (761,5 mil) para 1,09% (2,1 milhões). O número de orientais não dobrou no Brasil em 10 anos. O que mudou é que eles estão se aceitando da forma como são.



Clique Aqui


Este belo movimento é de AUTOAFIRMAÇÃO é muito importante. Vai ajudar milhões de pessoas a viverem melhor e atingirem objetivos mais altos.

Do outro lado ... Existem  exemplos como , da cantora Byoncé que está ficando branquinha, como o finado Michael Jackson. Ela está criando sofrimento para ela mesma. Infelizmente, os que não se aceitam continua sendo a maioria.

Ser o que se é, aproveitar do que se é, é a melhor forma de viver bem, atingir os objetivos pessoais e não criar autoboicote dentro da própria mente.


Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/mesquitaregis



Acompanhe o site Psicologia Racional no Facebook. 


Clique em "Curtir Página" 




Para você que está conhecendo o site PSICOLOGIA RACIONAL: este site se propõe a ter textos originais que discutam assuntos do cotidiano. São textos que podem servir para reflexão sobre a vida que cada um leva. Com isto espero contribuir um pouco com você.



Diga sim para a vida. Esta é a forma mais radical de vivê-la.






Atenção: receba todos os novos textos do site Psicologia Racional no seu email. Na coluna da direita tem um lugar para digitar seu email (será mandado um email de confirmação, clique no link deste email para efetivar a inscrição). Outra opção é você se tornar seguidor do site.

É simples! É rápido! É fácil!










Fortes são aqueles que, apesar de serem julgados por serem quem são, não mudam para agradar os outros.  Autoestima positiva

Quer ter acesso a centenas de imagens como esta acima para você escolher?
Clique aqui (Facebook) ou aqui (Pinterest)


Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...