sábado, 19 de novembro de 2011

Ao invés de ampliar seus desejos, amplie sua consciência




Tome cuidado com o vazio de uma vida muito ocupada. Psicologia Racional



Os pequenos prazeres cotidianos dependem de aproveitarmos o que já existe e está disponível.

O desejo é sempre o que não existe. É o que não somos e gostaríamos de ser. 

Desejo é o que pode existir no futuro, mas não no presente. É o cultivo da insatisfação com o presente.

O desejo desfoca a mente do presente e não permite que cada pessoa aproveite o que realmente é, o que faz e o local onde está. (Exemplo: sou gordo, sinto angústia, quero ser magro, sonho ser feliz assim.)

Ou seja, o desejo distancia a pessoa da realidade. A consequência lógica é a diminuição da satisfação e da alegria.

Distante mentalmente do presente e da realidade, a pessoa torna-se menos eficiente, menos envolvida e mais impulsiva.

Tudo isto gera desequilíbrio. A função do equilíbrio é permitir que sejam atingidos muito mais objetivos de vida. Por isto, o desejo torna a vida mais pobre.

Mais do que isto: o desejo cria tensão psíquica; portanto stress, irritação, tensão, alienação, etc.

O melhor desejo é o que está focado no presente. É caso do namorado que ama a namorada e que tem vontade de ficar com ela, curti-la, aproveitar dela. Neste caso, há a valorização do presente e o foco no presente. É menos simulação mental e mais ação.


O desejo quando focado e de baixa intensidade serve para renovar a vida, dando novas direções e propondo inovações. É o que acontece quando alguém diz: vou estudar porque quero ser engenheiro. O desejo pode gerar objetivos na vida. Mas, somente será realmente motivador se não negativizar a realidade – o que acontece com a imensa maioria dos desejos.

O pior acontece quando o ser humano se transforma numa máquina de desejar: ele se aliena e perde energia. Desperdiça o que já existe, desperdiça o que é real e presente. Ele torna-se reativo.

A solução?

Ao invés de ampliar seus desejos, amplie sua consciência.

Quanto mais imerso no real, no presente e no cultivo do que é nobre, mais ampla se torna a consciência.

A consequência lógica é mais energia, menos stress, mais conhecimento e sabedoria. Aumenta a aprendizagem, pois diminui a confusão mental, a dúvida e a alienação.

Satisfeito e energizado, o ser humano está pronto para enfrentar os desafios da vida.

É uma vida melhor.

CLIQUE AQUI
Exemplo: sou gordo, vou viver bem assim, não preciso de nada mais para ser feliz, vou aproveitar tudo de bom que já tenho e sou. Vou estabelecer uma meta para mim, para ser um pouco melhor: vou fazer exercício e ter um físico melhor condicionado.


Traduzindo: se aproveitar tudo que já sou e tenho, posso viver muito bem. Todavia, posso ter alguns objetivos para melhorar mais ainda.

O foco no presente e o aumento da consciência são formas de viver com a Mente Neutra, em equilíbrio, e assim atingir mais metas sem se negativizar.


Obs: os artigos referentes a transição de uma mente desejante (mente reativa) para uma mente consciente e equilibrada (Mente Neutra) estão no Blog Caminho Nobre.


Autor: Regis Mesquita 
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com




SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS



CONHEÇA E LEIA: CLIQUE AQUI






Amplie sua consciência. 

Se prepare com o livro "A Espiritualidade no dia a dia"








Leia também:










Desilusão é a visita da verdade.  Chico Xavier



Para você que está conhecendo o site PSICOLOGIA RACIONAL: este site se propõe a ter textos originais que discutam assuntos do cotidiano. São textos que podem servir para reflexão sobre a vida que cada um leva. Com isto espero contribuir um pouco com você.

Para manter contato sugiro que você coloque este site entre seus favoritos. Na coluna da direita tem um lugar para digitar seu email, para receber as novas postagens do site Psicologia Racional no seu email. Você também pode se tornar seguidor.







DIREITOS AUTORAIS 

Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções. 


3 comentários:

  1. Pode chegar-se a uma informação interessante daí.
    Se o que diferencia o homem (racional) dos outros animais e trocar uma banana hoje por quatro amanhã, somando com o texto acima, posso entender que nosso diferencial é nossa danação.
    Acho que diferente do no texto, o problema não é focar no futuro, mas a dose e as razões com que fazemos isso.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto me caiu como uma luva hoje. Estava me sentindo meio perdida com alguns sentimentos que sequer conseguia categorizar mas agora esta claro. Em resumo: Sempre busquei ser independente e com isso o sonho de me mudar para outro pais apareceu. Vontade de me afastar dos problemas familiares, buscar novos horizontes , um novo emprego e ate novos amigos. Em menos de um ano organizei tudo que pude e sozinha coloquei tijolo apos tijolo pra construir essa nova vida. Durante esse processo nao tive a plena consciencia de todas as qualidades que eu tive que desenvolver. Mas elas estavam la: Paciencia para aguardar o momento certo, perserveranca para guardar cada centavo, positividade para ignorar julgamentos da familia e amigos, determinacao e coragem para me jogar em uma grande aventura pessoal. Atualmente tenho basicamente tudo o que planejei. Estou saudavel morando em outro pais ha um ano. Vivo numa casa que sempre desejei com o homem mais maravilhoso que ja conheci que amo muito e que me enche de respeito, carinho e admiracao. Alem disso , tenho um trabalho otimo com pessoas que investem em mim - ignorando inclusive o fato de eu nao falar a lingua com perfeicao. Mas ca estava eu pesquisando "sensacao de vazio", "nao pertencimento", "depressao"... ficou tao claro que a minha vista esta escurecida, empobrecida. Olhos focados nas coisas que tive no PASSADO (amigos, familia, terra natal, pertencimento, zona de conforto) e a mente projetada no FUTURO com mais planos e novos desejos (filhos, casa maior, meus melhores amigos novamente perto de mim). Muito dificil se afastar desses pensamentos compulsivos e viver uma vida plena no PRESENTE. Tanta felicidade que eu estava desperdicando por uma busca incansavel pelo que ainda nao e real. A licao esta anotada e aprendida. Volto a ler esse texto quantas vezes for preciso para fugir dessa armadilha da mente. Eu estou feliz HOJE e vou me permitir ser. Muito Obrigada pelas palavras. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu desabafo. Complementa o texto de forma muito interessante.

      Atualmente, percebo-me nesta armadilha, talvez até tenha sido já capturado: Desejos e aspirações tolas, frutos de uma programação social implacável do mainstream.

      Quando "recobro a consciência" e vejo de onde vim e o que já consegui na vida, chego a envergonhar-me de me queixar da vida e de ainda "não ter conseguido tudo o que desejo". Percebo, com a ajuda de blogs como esse e do contato com pessoas sensatas, que isso é uma paranóia sem fim, que drena nossa energia e saúde. Não vale a pena este caminho. Só perceberemos isso ao final da vida, quando já não houver mais nada a fazer.

      Mais uma vez obrigado pelo desabafo. Agradeço também ao Régis por manter o blog e fornecer seu conhecimento para nós.

      Excluir