sábado, 18 de fevereiro de 2012

Saiba as causas e como evitar a puberdade precoce. 27% das meninas de oito anos já ingressaram na puberdade.



Meninas de 8 anos que já entraram na puberdade. Puberdade nas crianças. Puberdade precoce.





Estudo publicado no Journal of the Pediatrics relata que 27% das meninas de OITO anos apresentam sinais que demonstram que já entraram na puberdade.

Foram acompanhadas 1.200 meninas entre 6 e 8 anos, todas americanas. Elas foram avaliadas através do desenvolvimento dos seios.

O que causa esta situação?



As mudanças de vida e o consumo de produtos químicos através da alimentação e do uso de produtos de higiene e beleza (maquiagem, loções, etc).

A obesidade, por exemplo, o aumento do peso e da gordura corporal eleva os níveis de estrógenos no sangue e, consequentemente, provoca o aumento dos seios.

(Obs: antes que alguma pessoa diga que obesidade é doença, lembre que na imensa maioria das vezes NÃO É. Não deixe o marketing da doença e das drogas dominarem sua mente.)

Também influencia o aumento do sedentarismo, o consumo de açúcar presente nos alimentos (até no pão francês, veja aqui).

Alguns produtos químicos são especialmente importantes nesta epidemia de puberdade precoce. O mais famoso é o bisfenol A, que é usado no plástico para fazer copos e mamadeiras "lindos" que as mães adoram comprar. O bisfenol A atua como um desregulador endócrino.

(Atenção: cuidado com a opinião de cientistas. Eles já consideraram o Bisfenol A inofensivo. Ou seja, eles publicam muitas "pesquisas" mal feitas e mal elaboradas. Baseada nelas foram liberados produtos, com resultados catastróficos para a saúde das pessoas.)

Dica para evitar a exposição ao Bisfenol A: "evitar alimentos e bebidas em lata e utensílios de cozinha plásticos que contenham a substância e que podem ser reconhecidos pelos números 3 ou 7 no símbolo de reciclagem do plástico".  Leia mais aqui.

Procure também evitar os "ftalatos", outro desregulador endócrino presente em loções, shampoos e outros produtos de beleza.

Por fim, o aumento constante da exposição humana aos produtos químicos está causando stress no organismo humano. No livro Inteligência Ecológica, de Daniel Goleman, existem vários capítulos que tratam do tema. É preocupante!


MAIS TEXTOS DE PSICOLOGIA RACIONAL












Outro fator não avaliado pela pesquisa é a estimulação precoce de condutas adultas/adolescentes. Quando crianças discutem a transa que aconteceu no Big Brother é porque elas estão internalizando modelos de conduta e valores. Sabemos que estes modelos moldam o cérebro, que por sua vez molda o organismo.

A sexualização das crianças tem sido estimulada pela redes de televisão, como forma de manter sua audiência. Explico: existe um "vácuo" de programas adequados para crianças de 8 a 11 anos. Nesta idade não querem mais ficar assistindo, por longos períodos, os programas infantis (desenhos ou programas para pré-escolar). São "grandes" para os programas infantis clássicos e são "pequenas" para os programas adolescentes tradicionais. A saída é criar identificação dos "pequenos" de 8 a 11 anos com os programas dos "grandes", 12 anos para cima. O segredo é começar a apresentar para eles os temas dos adolescentes. Ou seja, coloca-se crianças tendo vida de adolescentes. Crianças que já tem níveis de autonomia e escolhas de adolescentes, que se pintam como adolescentes, etc.

LEIA: Como lidar com uma filha insegura?

Os programas de tv dizem (preste atenção nos personagens): "existem crianças como você que se comportam como adolescentes, você pode fazer o mesmo".

O passo seguinte é vender produtos adolescentes para estas crianças, divulgar costumes sexualizados para elas. Pronto: você tem uma criança se esforçando para ser adolescente. Lembre que estímulo sexual da mente significa estímulo sexual do corpo.

Clique Aqui
A razão da criança de 8 a 11 anos se distanciar de modelos televisivos é porque nesta fase o importante é o fazer (ser ativo). Tudo o que for fazer/produzir é naturalmente estimulado nestas crianças. Ao fazer a criança se afasta de televisão; diminui o interesse em ficar passiva vendo outros agirem. Criança desta idade que se prende na frente da tv é porque está pouca estimulação para agir, brincar e produzir.

Meninas nesta faixa etária estão preparadas para aprender, por exemplo, costurar roupinha de boneca. Além de brincar e comprar, fazer. O fazer as tira da passividade; querem ser ativas. É uma fase muito especial e muito importante. Mas, que não dá lucro para a mídia tradicional. Daí o incentivo para: "vamos passar por esta fase da vida rapidinho, vocês já são mulherzinhas". (Sugiro que você clique na coluna da esquerda em "geração seguidora" e leia os textos que serão apresentados).



Resumindo:

A puberdade precoce está relacionada a mais estímulos e a estilos de vida.

- Sedentarismo e obesidade

- novos estímulos químicos ingeridos através da alimentação ou inseridos no corpo através de produtos de higiene e beleza.

- hormônios em alimentos

- melhor alimentação (razão importante em países africanos, asiáticos ou latinos. Mas, que não tem preponderância em países do primeiro mundo. Ou seja, no primeiro mundo a desnutrição foi praticamente erradicada há algumas gerações e mesmo assim o número de meninas púberes precoce tem aumentado).

- estimulação precoce da sexualidade






História: ao longo dos séculos a idade média da menarca (primeira menstruação caiu de 17 anos para 12 anos). A razão mais indicada desta mudança é a melhora da alimentação.

Todavia, a melhora da alimentação não é o centro da puberdade precoce. Um dos dados que mostram este fator é a puberdade precoce em meninas ser até 10 vezes maior do que em meninos. Esta diferença mostra que os produtos químicos que mimetizam os hormônios estão entre os grandes causadores desta mudança.

Mimetizar = copiar. Ou seja, produtos químicos podem ativar ou substituir os hormônios naturalmente produzidos no corpo. O Bisfenol A, um destes produtos químicos que interferem nos hormônios, é capaz de ativar os receptores de produção do estrogênio, desencadeando o crescimento de mamas e o início da puberdade em meninas.


O mundo muda, a vida muda, as experiências mudam. Pense sempre em que lado da história você está.


Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com




SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS
















Leia também:

Anticâncer: como o sistema imunológico reage aos sentimentos e pensamentos

O primeiro passo para mudar a realidade é mudar você mesmo

Natureza destruída: ela vai afetar sua vida muito mais do que você imagina

Você não vê, mas eles estão envenenando sua família

Crianças vítimas de punição corporal abusiva têm maior probabilidade de adotar a violência quando adultos

Homossexualidade: respeitar a diferença não significa concordar - cultura da paz

Dezenas de textos sobre adolescentes

Vídeo: propaganda dirigida para crianças, dominando a mente delas e gerando um estilo de vida

Armas Silenciosas - estratégias para criar crianças e adolescentes medíocres e sem força







CONHEÇA E LEIA, CLIQUE AQUI






DIREITOS AUTORAIS


Os textos do site PSICOLOGIA RACIONAL, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS E PROTEGIDOS.


Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS).





Nenhum comentário:

Postar um comentário