sábado, 21 de maio de 2011

Armas Silenciosas - estratégias para criar crianças e adolescentes medíocres e sem força




Regis Mesquita

Eu compartilho com vocês partes de um texto do Noam Chomsky.

O texto fala de 10 estratégias de manipulação. Reproduzo três destas estratégias. Sugiro que após ler este texto, vocês leiam o meu texto anterior: O futuro e a educação dos seus filhos

Observem como existe um esforço de imbecilização da sociedade. Após os trechos, eu comento.

"7 – Manter o público na ignorância e na mediocridade.

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância planejada entre as classes inferiores e as classes sociais superiores seja e permaneça impossível de ser alcançada para as classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

8 – Estimular o público a ser complacente com a mediocridade.

Promover a crença do público de que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

9 – Reforçar a auto-culpabilidade.

Fazer crer ao indivíduo que somente ele é culpado por sua própria desgraça devido à insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, em vez de se rebelar contra o sistema econômico, o indivíduo se menospreza e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição da ação do indivíduo. E sem ação não há revolução"!


Vamos colocar isto na prática. Meus filhos assistem muito pouca televisão: 20 minutos durante a semana. Duas horas, em média, no final de semana. Eu costumo acompanhar os programas que eles assistem. Um deles chama-se "iCarly". Neste programa, os garotos são absolutamente autônomos, até porque TODOS os adultos são idiotas. Professores idiotas, uma mãe é alcoolatra ou ladra (ainda não entendi direito), outra é maluca e "desregulada", os outros moram fora e deixam a filha com o irmão mais velho - um idiota. O porteiro do prédio é idiota, e por aí vai. No meio de tantos adultos idiotas, os personagens centrais são autônomos e desprezam os adultos inconvenientes. (Os outros programas vão nesta linha também).

No intervalo entram as propagandas. Numa delas um menino acorda, ao invés de tomar café da manhã, ele toma o suco Tang. Sozinho, ele escolhe o que tomar e sai correndo pela rua ao som da música de Rocky, o lutador. Este menino é o herói da limpeza do mundo - é o esquadrão verde Tang. Todos os outros garotos e garotas vão seguindo-o, afinal ele tomou Tang no seu café da manhã - só Tang.

Esta propaganda ultrapassou o limite de uma simples fantasia. É mentira pura! Enganação! Somente pessoas realmente idiotas não percebem que querem induzir um comportamento negativo. Pior do que isto, o conjunto propaganda e programa, influenciam as crianças e adolesentes no sentido de NÃO confiarem nos pais e nos adultos (professores, etc).

Se eles não confiam nos pais, irão confiar em quem?

É assim que se forma uma geração de seguidores, sem força e alienados.

Para que sejam consumidores cegos ("os seguidores") tem que haver a alienação e a mediocridade. E alienação e mediocridade começam quando se destrói o respeito, a amizade, a confiança. A estratégia é criar a desilusão: porque vou estudar se os professores são este monte de idiotas?  É importante criar a sensação de desproteção (a mesma que escuto de dezenas de adolescentes no meu consultório): se meus pais são idiotas, eu estou desprotegido.

Se estou desprotegido, tenho que seguir alguém. Advinha quem ou o que eles seguem: como imitadores/seguidores, seguem tudo o que vem até ele.

Neste contexto é até piada estes adolescentes escutarem de um adulto (na mente deles está gravado idiota, lembrem-se) falar sobre os perigos das drogas. Desperta até a vontade, pois se um idiota fala contra, é porque ele é um idiota.

A complacência com a mediocridade é a regra. Fazer mais ou menos é a regra. Aprender mais ou menos é a regra. Não ter determinação, se cansar assim que começa, desistir, tudo isto virou regra. Coitadinhos!

A parte final é a culpa. Somos os responsáveis por nós mesmos. Mas não podemos fazer tudo. Não somos só indivíduos, somos seres sociais. Temos que assumir nossa responsabilidade e exigir que os outros cumpram suas responsabilidades. Temos que pensar, refletir, temos que buscar soluções.

Uma boa parte das soluções para nossa vida depende de trabalho em grupo, parcerias e propostas para mudar a sociedade.

Uma das principais tarefas de todo o ser humano é superar a culpa e se aprimorar intelectualmente e afetivamente, para poder ofertar e distribuir o que é bom. O ser humano foi planejado para funcionar assim, ser feliz assim.

Se ele for medíocre, será infeliz, pois sem trocas, o corpo e mente não aguenta.

Sendo infeliz, ele vai buscar compensações. Todo tipo de imitação. A mídia vai dar a este conjunto de compensações o nome de qualidade de vida.

Deus foi muito sábio quando organizou a natureza! Ele nos organizou para desenvolvermos qualidade e compartilhá-las. Esta é fórmula de viver bem.

5 comentários:

  1. Parabéns quem escreveu este artigo.

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  2. Parabéns pelo artigo. Adorei, muito bom mesmo.

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  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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