quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A melhor forma de conquistar o autocontrole e ter uma vida melhor








Cada vez mais escuto a frase: "estamos numa época na qual os instintos estão aflorados, por isto as pessoas estão com menos autocontrole".


Este pensamento é parcialmente verdadeiro. É verdade que as pessoas estão se expressando mais e agindo com muito menos preocupação com a recriminação social.


A recriminação e punição social sempre foram eficientes barreiras para (através do medo) reprimir as pessoas.


Todavia, a evolução continua e a sociedade muda. Neste caso mudou para melhor.


A diminuição da recriminação social permite com que as pessoas busquem seus caminhos e desenvolvam múltiplas habilidades.


Mais livres, algumas pessoas chegam ao radicalismo. São estas pessoas que aparecem e são COMENTADAS.






Elas, porém, são uma pequena minoria. 

Estas pessoas surgem porque uma sociedade que facilita a busca da própria vocação necessita que as pessoas acostumem a EXPERIMENTAR e OUSAR.


E, mais do que isto, a menor punição social permite com que estes radicalismos sejam mais visíveis.

MAIS TEXTOS DE REGIS MESQUITA





Há 40 anos atrás uma família teve uma filha com síndrome de Down. A menina ficava dentro de casa, quase invisível, enquanto os irmãos brincavam na rua. Por que esta diferença? Porque a ordem era esconder, dissimular.


Há 40 anos os deficientes físicos tinham quase nenhuma oportunidade de emprego, quase nada de treinamento, quase nada de estímulos, quase nada de esportes, eram QUASE NADA. Hoje, estão conquistando espaço, o que significa estão se TORNANDO PÚBLICOS.






A OUSADIA e a EXPERIMENTAÇÃO permitem a criação do novo. O novo necessita de maior responsabilidade, pois é o desconhecido.


O lema poderia ser EU POSSO. Eu posso colocar centenas de "piercing" no meu corpo. Posso tatuá-lo inteiro, posso isto, posso aquilo. Posso conquistar um título, posso superar barreiras, posso namorar. Eu posso salvar as baleias, eu posso lutar pela agroecologia, eu posso...


A vida social torna-se mais rica. Meninos que gostam de tocar piano podem fazê-lo sem medo da discriminação social. Piano é para homens e mulheres que gostam de música, nada a ver com a sexualidade. (Quem tem mais de 40 anos sabe que piano era considerado um instrumento musical para "menininhas".)



Aqui está a grande questão: se eu posso desejar tocar piano, se posso começar a tocar piano, somente com o autocontrole posso REALMENTE tocar piano bem.


Somente com a disciplina e a dedicação posso REALMENTE usufruir da música e realizar a vocação pessoal.


O segredo do autocontrole está em ter foco, objetivo e intensidade. Quero tocar piano muito bem, vou estudar duas horas por dia, e por isto vou abrir mão de tal e tal coisa.


O desejo é sempre um ato consumista, até que ele é colocado em prática. Neste momento ele se transforma num ato criador ou destruidor.

Exemplos:
1) Quero comprar uma roupa,  uso esta roupa até ficar velha ou ser desprezada por outra roupa desejada - padrão destrutivo.
2) Quero tocar piano, compro o piano e estudo dedicadamente - desenvolvo habilidades, aprendo, realizo uma vocação que dura décadas - padrão criador.


O autocontrole não precisa ser uma castração ou uma negação (o famoso NÃO). Pode ser o efeito lógico e racional de uma vida criativa e intensa. Pois ao decidir seguir um caminho, outro será abandonado. Ao dar intensidade à uma escolha, outras serão abandonadas.


Autocontrole positivo funciona assim: FAZER bem feito, CONSTRUIR uma realidade, DESENVOLVER a vocação e habilidades.


O autocontrole é mais fácil de existir se treinar a mente para deixar de ser CONSUMIDORA e passar a ser CRIADORA.




A educação de crianças, adolescentes e adultos deve basear nesta premissa.

Portanto, para aumentar sua capacidade de ter autocontrole faça assim:

a) dê intensidade e qualidade ao que você faz. Se você se dedicar intensamente a tocar piano, você desenvolverá a capacidade de tocar com facilidade e muito prazer. As recompensas por ser fácil e prazeroso serão motivações constantes para continuar praticando e curtindo.

b) construa uma boa realidade para viver dentro dela. Boa parte do autocontrole que você terá dependerá da perspectiva de ser bem sucedido. Portanto, quem consegue construir uma boa realidade terá mais facilidade de aprimorá-la.



Você escuta pessoas dizendo: tenha esperança, não desista, seja otimista, etc. Todavia, na maior parte das vezes são tentativas de autoengano. Se a pessoa não for eficiente em fazer pequenas mudanças ou fazer as coisas bem feito, ela não conseguirá ter pensamentos verdadeiros e positivos.

O caminho é aproveitar bem o que existe à sua volta. Fazer melhor o que já se faz. Acostumar a ser eficiente, para que o ato de fazer torne-se fácil e tranquilo. Depois de atingir este objetivo, procura-se outros mais complexos.

c) autocontrole é perder onde é menos importante, para ganhar no que é realmente importante. Autocontrole tem tudo a ver com PRIVAÇÃO. Um ótimo pianistas tem que abrir mão de muitas coisas. Uma pessoa que está guardando dinheiro para fazer a faculdade terá deixar de gastar em "bobagens" do dia-a-dia. O foco exclui outras possibilidades. Diz o ditado: "tornar-se menor para poder crescer mais e ficar mais forte".

Clique Aqui
Dica final: quando você sentir que está perdendo o autocontrole, pare um pouco. Se for o caso, se isole alguns instantes. Pense: o que exatamente quero ganhar? O que é realmente importante para conquistar? Foque no seu objetivo maior. Após focar no seu objetivo maior, se não conseguir se controlar, peça ajuda para alguém que possa te ajudar a se controlar.

LEIA: A manhã sagrada: reorganize-se para criar um espaço sagrado de disciplina e satisfação.

Uma paciente, que comprava muito, adotou a tática de entrar no provador, fechar os olhos e ficar um tempo de olhos fechados. Neste momento ela pensava nas metas que queria atingir. Depois disto ela saía "correndo" da loja, sem se despedir do vendedor. Momentos depois ela parava de novo e cultivava a gratidão e o carinho por estar seguindo um caminho bom para realizar suas principais metas.

DICA: leia mais sobre a AUTOPRIVAÇÃO: aqui, aqui e aqui.

Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com


SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS









Autocontrole é possível desenvolver. Controle seus impulsos e sua mente.




Leia também:












DIREITOS AUTORAIS

Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.






Nenhum comentário:

Postar um comentário