domingo, 19 de junho de 2011

Bispo de Guarulhos sobre o estupro: "É muito difícil uma violência sem o consentimento da mulher, é difícil". Enquanto houver maldade, uma de suas facetas será acusar e depreciar as mulheres.



Bispo de Guarulhos desmerece mulheres estupradas. A mulher não é culpada do estupro.






O Bispo de Guarulhos, Luis Gonzaga Bergonzini, ficou conhecido quando fez campanha para o José Serra contra a Dilma. Aquele papo de aborto, etc.


Ele continuou sua cruzada, agora contra as mulheres. As palavras dele: "Vamos admitir até que a mulher tenha sido violentada, que foi vítima... É muito difícil uma violência sem o consentimento da mulher, é difícil".


Parece que ele tem um probleminha com as mulheres. É a única forma de explicar como alguém com a idade dele não sabe das milhares de mulheres que, sob a mira de um revólver, são levadas e estupradas.


Ou das milhares que já morreram após serem violentadas. Ou das milhares que se suicidaram porque não aguentaram o trauma.

Ou das meninas que são violentadas em casa em por familiares. Meninas de 11, 12, 13, 14, 15, 16 anos, violentadas por quem deveria cuidar delas.




A crueldade é transformar a vítima traumatizada em partícipe do crime.


Ninguém, sob hipótese alguma, tem o direito de violentar outra pessoa. Não importa a desculpa, não importa a situação.


Toda mulher tem o direito de escolher com quem terá sexo e quando. Tem o direito de ser feliz e cuidar do próprio corpo e da própria alma.

Sem este direito estamos na barbárie.

Toda violência que se mantém na sociedade possui seus defensores. Já vi gente culpando os Judeus por não lutarem contra os campos de concentração. Não sabem eles dos milhares de judeus que perderam suas vidas lutando contra o nazismo dentro e fora da Alemanha? Já vi gente culpando os escravos pela escravidão (porque eles também eram escravocratas). É verdade, todos eles eram escravocratas. Mas, a responsabilidade pelo ato de ser senhor de escravo é de quem aceitou este papel.

Existem também os que acusam as mulheres no caso de estupro. Dizem eles: elas atraem e excitam os homens, se exibem, não tomam cuidado, etc. É sempre assim: desculpas e mais desculpas para diminuir a culpa de quem age contra as mulheres. (leia este texto: Estupro, violência contra mulheres e o controle dos instintos no Brasil )

Fico imaginando os católicos conscientes da violência contra as mulheres escutando o discurso deste líder religioso... Quanta decepção com estes bispos!

Pessoas como este bispo ESCULACHAM com a fé das pessoas.




Atualização: a humanidade ficou livre deste sujeito. Ele faleceu. As sementes do seu preconceito continuam vivas. Razão pela qual este texto continua atual.

Enquanto houver maldade, uma de suas facetas será acusar e depreciar as mulheres.

Um texto em homenagem à todas as mulheres que lutam por sua dignidade: Feminismo! Eu posso. Eu consigo. Eu sou capaz.


Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com









Leia também:





Siga-me no Twitter: https://twitter.com/mesquitaregis




Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.




5 comentários:

  1. Não podemos esquecer que esse "desgraçado" é um dos líderes da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  2. Não precisamos que nos violentem também dentro da nossa própria religião, Sr. Bispo!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Drauzio, toda religiões possuem seus membros complicadíssimos.
    Betíssima, são os próprios católicos que podem chegar até o bispo e orientá-lo. Se ainda houver humildade, ele irá escutar.
    Os comentários muito agressivos foram bloqueados. Vamos evitar palavrões e incentivo à violência.
    Regis Mesquita

    ResponderExcluir
  4. Absurdo, machista, se aumentar este pensamento, então as pessoas que foram assassinadas, foram culpadas? as que são roubadas, são culpadas? as crianças abusadas, são culpadas; estudar antropologia, sociologia, psicologia, ajudaria a abrir a mente, em que mundo ele vive?

    ResponderExcluir
  5. nenhuma crença justifica a opinião deste senhor , o certo é que no mundo em que vivemos as mulheres tem que ficar alertas ,pois as conquistas de direitos em todas as áreas estão em perigo quando talebãs de plantão que usam o nome de Deus em vão guiam seus rebanhos baseado no machismo onde todos os atos do homens se justificam pricipalmente de violência contra mulheres e crianças ou seja a parte mais indefesa da sociedade.

    ResponderExcluir