terça-feira, 6 de setembro de 2011

Perder peso sem remédios é absolutamente necessário


Assuma riscos. Se você ganhar, será feliz. Se você perder, ficará mais esperto.



A vida tem alguns caminhos que nos surpreendem. Jamais imaginei que um dia escreveria aqui no blog Psicologia Racional sobre este tema: obesidade. A verdade é que hoje em dia, se não coloco limites, meu consultório fica lotado de pessoas querendo controlar a mente para emagrecer. É aquela velha história, um fala para o outro, que fala para outro.

Anos atrás recebi a primeira pessoa que me pediu para treiná-la, com a finalidade de perda de peso. Naturalmente, propus um trabalho mais amplo, que envolvesse a conquista de algumas outras qualidades. Foi uma grata experiência.

Atualmente, as pessoas que me procuram estão com um discurso diferente, o que me preocupa muito. Elas estão se sentindo mais impotentes e menos preparadas. Isto se reflete em discursos que procuram tirar da pessoa a responsabilidade pelo próprio destino. Discurso do tipo: obesidade é doença, sou compulsiva, etc.


É triste ver este discurso da impotência ganhar espaço na nossa sociedade. Este discurso esconde que existem diferentes tipos de indivíduos, alguns são obesos. Tratamos de indivíduos, isto significa que o conjunto de variáveis que compõem uma vida muda muito. Já tratei pessoas que tiveram traumas e que a obesidade era uma segurança para elas. Outras pessoas possuem problemas hormonais, outras possuem dificuldade com a saciedade, etc. Portanto, NÃO existe uma obesidade, existem diferentes tipos de obesidades, diferentes tipos de personalidades e de histórias de vida.


MAIS TEXTOS DA PSICOLOGIA RACIONAL






Esta forma impotente de viver a vida é consequência do excesso de desejos, falta de sentido e falta de treino para lidar com necessidades básicas. Esta impotência é usada para discursos ideológicos/econômicos altamente negativos.

Veja este texto abaixo retirado do site da revista Época:

Seria maravilhoso se todas as pessoas emagrecessem apenas com reeducação alimentar e atividade física. Essa é, sem dúvida, a opção mais saudável, barata e duradoura. Infelizmente, não funciona para todo mundo.

“No grupo de pacientes com grau de obesidade que varia de leve a mórbida, 70% não emagrecem sem remédio. Podem até emagrecer por um tempo, com exercícios ou dietas, mas vão recuperar o peso”, diz o endocrinologista Alfredo Halpern, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
”.


Perceba que primeiro vem a constatação (bom senso) de que várias pessoas precisam de mais recursos do que a reeducação alimentar e a atividade física. Lembre que cada indivíduo é diferente, com necessidades diferentes. É uma constatação do tipo: “seria maravilhoso se a escola resolvesse todos os problemas de educação no Brasil, mas ...”. Depois deste “mas” é que se escancara o discurso ideológico/econômico que visa criar legiões de fracassados.

Clique Aqui
Qual a solução? Remédio. 70% não emagrecem sem remédio, diz o doutor que tem grandes interesses econômicos em divulgar crenças que gerem a dependências de drogas químicas para resolver os problemas pessoais. O professor deve se basear em algumas das milhares de pesquisas contraditórias que surgem a cada ano.

Pior do que isto, o professor diz: “Podem até emagrecer por um tempo, com exercícios ou dietas, mas vão recuperar o peso”. Parece piada! É justamente o contrário que qualquer pessoa vê: o sujeito se entope de remédios, emagrece um pouco e depois volta a ficar gordo novamente. A verdade é que a eficiência dos remédios é muitíssimo baixa. O que todos veem é uma legião de pessoas indo de um médico a outro, de um remédio para outro, e continuarem sofrendo com o problema.

A verdade é que o gasto energético das pessoas caiu muito nos últimos 50 anos. Sem exercício, é ilusão um ex-gordinho se manter “em forma”.

Este é discurso da impotência: seria bom, mas não dá. Se der certo, com o tempo volta tudo ao que era antes.

Só volta se a pessoa voltar a ser o que era antes. Se mudar, ela será diferente. É aí que entra o treinamento mental.

Para uma minoria a obesidade reflete alguma doença. Nestes casos a patologia tem que ser corretamente diagnosticada e tratada.


Para a imensa maioria das pessoas a obesidade é a conseqüência lógica e natural de uma série de escolhas de vida que são feitas e aprofundadas ao longo da vida. Cabe à pessoa assumir a responsabilidade pela própria vida. Não acredite no discurso do coitadinho e do impotente.

Aproveite o desafio de emagrecer para desenvolver habilidades que irão te ajudar em várias áreas da vida. Desenvolver disciplina, tolerância à frustração, resiliência, autocontrole, Mente Neutra, valores mais elevados, e tantas outras qualidades que irão te beneficiar por toda a vida.

Lembre-se: o desafio de emagrecer é o desafio de se tornar uma pessoa melhor, mais preparada e mais capacitada.


OUTROS TEXTOS QUE PODEM TE INTERESSAR





O remédio dá muito pouco resultado. Na maior parte das vezes cria uma dependência psicológica, porque ajuda a criar crenças limitadoras e sentimentos negativos. É uma ilusão que não funciona e que deve ser usado em casos raros, esparsos e bem diagnosticados.

Na minha experiência profissional e na observação do que acontece ao meu redor, percebo que quem emagrece e se mantém em forma é quem se esforçou para mudar sua vida e a si mesmo.

( Não me canso de lembrar de quando estes doutores desestimulavam a amamentação dos recém nascidos. Surgiram dezenas de pesquisas mostrando como era bom para a criança tomar leite em pó, ao invés de ser amamentada no peito. As vezes o bom senso passa longe da cabeça de determinados cientistas.)




PS: uma sociedade comandada pelo negativismo é uma sociedade com muito stress e muitos conflitos.


PS2: pense no impacto deste discurso impregnado na mente de determinadas pessoas: "só com drogas sua vida pode mudar. Não adianta se esforçar..."


Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com




SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS





Eu agradeço muito se você recomendar esta postagem no Instagram, curtir no Facebook, retuitar ou mandar o link via email.











Um comentário:

  1. Eu sempre foco na questão de "mude a sua vida e perca peso", e não necessariamente ao contrário.
    As pessoas tendem a querer perder peso para ver alguma mudança na vida. Esquecem que o maior segredo esta na mudança do seu ambiente interior, e exterior. Drogas são somente drogas.

    ResponderExcluir