terça-feira, 12 de abril de 2011

Nossa mente: a origem de muitos erros incríveis. Viva sem desilusão e com menos conflitos.


A mente humana comete erros muito grandes: brigas, desgraças, e outras.



Amigos do site Psicologia Racional,

As vezes você encontra alguém e pensa: "não é possível que ele não perceba o que está fazendo".

A pessoa persiste no erro, durante anos. Não aprende e reproduz sempre o mesmo padrão. Chamamos estas pessoas de insensatos, "cegos", doidos, ou outro adjetivo negativo qualquer.


Na realidade, a mente é um grande filtro, que filtra determinados aspectos da realidade para produzir opiniões, estabelecer objetivos e determinar comportamentos. Ou seja, a mente tenta construir uma síntese da situação.

Portanto, toda vez que você avaliar a realidade, saiba que esta é a "realidade" reescrita pela sua mente.




Aceitar que nossa "realidade" é limitada é fundamental, se quisermos aprender com a Realidade. Quem é humilde leva uma vantagem brutal na tarefa de aprender e amadurecer. Ou seja, quem é humildade aumenta a probabilidade de viver melhor e deixar de repetir erros.

Para entender a realidade buscamos no passado, na memória, uma referência que possa ajudar a entender o presente. Para explicar esta afirmação lhes apresento este texto da revista Galileu:
"Conforme os padrões são apreendidos, não precisamos analisar situações corriqueiras em detalhes. Basta encaixá-las nas generalizações já criadas no cérebro. Um exemplo disso é que deciframos sem muita dificuldade o que está escrito em frases como “NOSS4 C4B3Ç4 CONSBGU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35”. Você não lê letra por letra, mas procura os padrões de palavras armazenados em sua cabeça e, rapidamente, entende o que deveria estar escrito, e não o que realmente está. Essa forma de lidar com a informação faz com que, mesmo com poucos dados, consigamos deduzir muitas coisas. “Logo que vemos um objeto, tentamos encaixar seus dados preliminares nos protótipos já formados”, explica João de Fernandes Teixeira, Ph.D em ciência cognitiva na Tuffts University, nos Estados Unidos. O processo quase sempre funciona. Quase".


O texto mostra o que chamamos de projeção, projetamos conteúdos de nossa mente para substituir a realidade; foi o que você fez ao ler a frase em maiúscula acima.

A realidade verdadeira pode se tornar mero acessório para uma mente que projeta maciçamente. Esta mente é uma mente irriquieta, que não para, cansa as pessoas, dispersa e dificulta grande parte da satisfação e da realização pessoal.


Além do que esta mente bloqueia algo muito importante: a intuição e a emersão de conteúdos baseados na sensibilidade. Normalmente estes tipos de informações aparecem de forma sutil e ficam escondidas quando encontram uma mente funcionando a mil por hora. É como uma pessoa que sussurra enquanto a banda passa.

O mesmo modelo que melhora a percepção da realidade externa serve para melhorar a percepção da realidade interna: mente calma, que observa sem julgar, aberta ao novo, humilde, disposta a "escutar", e que se mantém neutra.

VÍDEO: Mente Neutra, a mente superior

CLIQUE AQUI
O resultado da mente serena é muito mais do que paz e relaxamento. O resultado é a sabedoria que permite analisar com mais qualidade a realidade.

Saiba que você está sujeito à muitos erros ao analisar a realidade. Conflitos, desavenças, perdas, desilusões são resultados comuns quando a mente está agitada e parcial.


Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com


SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS











Ao invés de acusar ou reclamar, surpreenda positivamente.













Um comentário:

  1. Regis muito boa suas reflexões! Parabéns! Faz todo sentido o que você coloca: quanto mais nos envoltos nas generalizações e nos padrões aprendidos, menos sensíveis seremos à realidade em si. Um forte abraço! ;)

    ResponderExcluir