segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A importância de frustrar seus filhos (não ao consumismo)




Aprenda a frustrar seus filhos para poder educá-los bem.






Você cria seu filho para quê? Para seguir o que os outros fazem? Você quer que seu filho siga a manada e perca sua capacidade de se diferenciar e ter sua própria opinião?


Se quer que ele não siga os outros, dê o exemplo!


Dia das crianças é cheio de incentivos para que a criança queira o que não precisa e despreze o que já tem.


O estímulo chega e toma conta da cabeça dos pais e das crianças. Boa parte das pessoas aceita esta situação de muito bom grado. Felizes, vão comprar um presente, mesmo que criança sequer brinque com seus outros brinquedos.

O maior perigo é acostumar pais e filhos a seguir o que é externo. Se todos ganham presente, a criança também quer. Se todos usam droga, o adolescente vai ter força para dizer não?


Acostumar a criança a seguir o que é incentivado pela máquina da propaganda é um risco. Quando este incentivo acontece em uma sociedade desequilibrada o risco é maior ainda.


Mostre para seu filho que ele terá muita alegria e felicidade mesmo que não ganhe nada de dia das crianças. Mostre que ele tem muita coisa. Mostre que o que ele tem é mais do que suficiente e que em alguns momentos temos que ser diferentes dos outros. 


Crie seus filhos com bons exemplos, para que eles possam seguir bons exemplos.


Treine seus filhos para seguir o que vem da Tv, rádio, moda, etc e ele aprenderá a seguir estes estímulos.


Não tenha medo de frustrar seus filhos. Você já oferece o bastante, mostre isto para eles e dê tempo para eles amadurecerem e entenderem a importância desta sua atitude.

Boas experiências são muito mais úteis para a educação dos seus filhos do que acostumá-lo a "seguir a manada".







Sugiro que você leia os textos que estão no marcador "geração seguidora" (clique no link e escolha um dos textos).









Compartilho com vocês o texto abaixo: 


"O Dia das Crianças se aproxima e começamos a perceber a profusão de apelos publicitários querendo transformar um produto qualquer no sonho de consumo da garotada. Nós, os pais, estamos na expectativa de sair às compras, cartão de crédito em punho e até dispostos a encarar mais um parcelamento para realizar o sonho dos nossos pequenos.

Contudo, mal conseguimos lembrar qual presente demos no ano passado. E quando lembramos, nem sabemos onde está. É certo que está em algum baú, em alguma caixa, gaveta ou sob as montanhas de novos brinquedos que nossos filhos ganharam desde o ano passado. Se não tiver sido algo significativo, ele já foi esquecido.

Se olharmos com cuidado vamos reparar que nossos filhos possuem brinquedos demais e brincam com dois ou três que são os favoritos. Estes são os significativos.

Clique Aqui
A verdade é que a quantidade de objetos pode ser proporcional à distância, à ausência e ao vazio. Como os nossos pertences de adulto, os brinquedos às vezes são usados para preencher vãos. A questão é que os objetos em si não suprem vazios, coisas não se tornam presença.

O Coletivo Infância Livre de Consumismo convida você a refletir conosco sobre o que realmente é capaz de fechar estes espaços. Queremos saber quais são as suas ideias para que, no Dia das Crianças, a gente consiga tirar o foco do consumismo. Use este espaço para compartilhar histórias de como sua família costuma comemorar o Dia das Crianças. Conte qual a importância sua e do presente neste contexto. Que atividades interessantes podemos fazer com nossos filhos?

Queremos saber se tantos objetos são mesmo necessários para fazer nossos filhos se sentirem homenageados nesse dia. O que nós, pais e mães, podemos proporcionar aos nossos filhos para que se sintam preenchidos pelo amor?

Saiba mais:


Um comentário:

  1. Quando compro alguma coisa, para meus filhos, como brinquedos ou roupas, nunca deixo q a loja embrulhe em papel colorido como se fosse presente, não incentivo eles com presente, natal, dia das crianças ou aniversário são dias comuns no que se referem a ganhar presentes para eles.

    ResponderExcluir